domingo, 11 de junho de 2017

EUA | Trump cancela visita a Londres devido a eventuais protestos



O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou hoje à primeira-ministra britânica, Theresa May, que não vai aceitar um convite de Estado para visitar o país enquanto os protestos nas ruas forem previsíveis, revelou hoje o Guardian.

De acordo com o jornal britânico, que cita uma fonte presente na sala quando Theresa May recebeu o telefonema de Trump, esta é uma das razões para haver pouca discussão pública sobre a visita do Presidente dos Estados Unidos, que aceitou "de imediato" o convite feito pela primeira-ministra britânica quando esta visitou Washington, em janeiro.

Na altura, durante uma conferência de imprensa, May disse que convidou Trump a visitar o país em nome da Rainha, e o convite foi "aceite de imediato", acrescentou a chefe do Governo britânico.

Os meios de comunicação noticiaram então que o encontro devia realizar-se em junho ou julho, mas de acordo com o jornal britânico The Guardian, Trump telefonou a May dizendo que não quer ir enquanto não houver um apoio do público à sua presença.

Ainda segundo o jornal, a primeira-ministra britânica ter-se-á mostrado surpreendida.

A possibilidade de Trump ir a Londres levantou polémica no Reino Unido, provocando a reação, entre outros, do presidente da Câmara dos Comuns, John Bercow, que expressou a sua "forte oposição" a um discurso do líder norte-americano no Palácio de Westminster.

Lusa | Notícias ao Minuto | Foto: Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana