sábado, 28 de outubro de 2017

INDEPENDÊNCIA | Puigdemont recusa afastamento do governo da Catalunha



O presidente do governo catalão destituído por Madrid, Carles Puigdemont, não aceita o afastamento e pediu este sábado aos catalães para fazerem uma "oposição democrática".

"Numa sociedade democrática são os parlamentos que escolhem os seus presidentes", disse Carles Puigdemont numa declaração oficial gravada previamente e transmitida em direto pelas televisões espanholas.

Puigdemont sublinha que a sua vontade é "continuar a trabalhar" e pede a todos os catalães "paciência, perseverança e perspetiva".

Na curta intervenção de cerca de três minutos, Puigdemont explicou que, para "defender as conquistas conseguidas até hoje", é preciso manter uma "oposição democrática" à aplicação das medidas aprovadas em Madrid.

"Continuamos a trabalhar para conseguirmos um país [Catalunha] livre" do domínio espanhol, afirmou o líder separatista catalão, assegurando que rejeita a utilização da "força".

Carles Puigdemont fez a declaração oficial ao lado das bandeiras da Catalunha e da União Europeia, assumindo-se como líder de um país independente que pertence ao clube europeu.

O parlamento regional da Catalunha aprovou na sexta-feira a meio da tarde a independência da região de Espanha, numa votação sem a presença da oposição, que abandonou a Assembleia Regional e deixou bandeiras espanholas nos lugares que ocupavam.

Ao mesmo tempo, em Madrid, o Senado espanhol deu autorização ao Governo espanhol para aplicar o artigo 155º. da Constituição para restituir a legalidade na região autónoma.

O executivo de Mariano Rajoy, do Partido Popular (direita), apoiado pelo maior partido da oposição, os socialistas do PSOE, anunciou ao fim do dia a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

A partir de agora, cada ministério governamental de Madrid irá dirigir os correspondentes serviços regionais, tendo o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, delegado na sua vice-presidente, Soraya Sáenz de Santamaria, as funções e competências do presidente do governo da Catalunha cessante, Carles Puigdemont.

O Governo regional agora demitido por Madrid, apoiado desde 2015 por uma maioria parlamentar de partidos separatistas, organizou e realizou um referendo, considerado ilegal pelo Estado espanhol, em 01 de outubro último.

Nesse dia, numa votação com uma taxa de participação de 43% dos eleitores, votaram "sim" à independência 90% e os "constitucionalistas" (defensores da união com Espanha) boicotaram a consulta, ficando em casa.

Jornal de Notícias | Foto: Jordi Bedmar/EPA

1 comentário:

Unknown disse...

A MINHA HOMENAGEM!!!
A todos os Catalães!!! que reivindicam, o que sempre esteve presente no verdadeiro espírito de um CATALÃO!!! a sua autodeterminação, perante os opressores e repressores imperialistas de Madrid, que é bom não esquecer, que na constituição, imposta por eles, para além do tão famoso, opressor, artigo 155.º também reconhecem a Catalunha como Nação!!!...

O estado Português deveria ter VERGONHA!!! da forma HUMILHANTE!!! Como se verga à Espanha, principalmente, da forma submissa, como os representantes máximos dos órgãos do estado, prestam os devidos cumprimentos, no beija a mão à rainha e o “apalpar do cu” ao rei castelhano, por direitos de nascimentos!!!...

Primeiro, esquecem-se, que representam uma REPÚBLICA DE UM ESTADO INDEPENDENTE E LAICO, Aliás, a Nação mais antiga da EUROPA!!! e, em nenhum protocolo, os representantes de uma República, tem que fazer “vénias” a reis e a líderes religiosos, só sendo “obrigados” caso eles sejam chefes de estado, ao cumprimento habitual da boa educação, que é um simples apertar de mão…

Mas, e, principalmente, não terem a dignidade de mostrar uma certa indignação, pelo imperialismo castelhano em Olivença, que é para todos os, verdadeiros, PORTUGUESES!!! uma enorme HUMILHAÇÃO!!! Território esse, reconhecidamente!!! por todas as organizações internacionais, como sendo PORTUGUÊS!!! do ar até ao chão.

A todos os Espanhóis, que assim se sentem, de verdade, só lhes resta esperar pelo resultado das eleições na CATALUNHA e caso ganhe o “bloco independentista” só lhes resta respeitar o direito, legítimo, da autodeterminação de um povo, que se sente NAÇÃO!!! De gema até ao coração.

Eles “Espanhóis” sabem, desde sempre, que o verdadeiro espírito de um CATALÃO!!! nunca foi castelhano e muito menos, se identificam como espanhóis, agora pergunto, aos imperialistas castelhanos!!! vão fazer o quê??? Iniciar um conflito regional, que depressa se transformará numa guerra civil, em pleno sec. 21 nos quadros atuais da UE, NATO, ONU por amor da Nossa senhora de Almudena, tenham mas é JUÍZO!!!...

Ah! ESPANHÓIS!!! não se esqueçam, das lições, que a historia nos dá, de “PAÍSES IMPERIALISTAS” antigos, e, alguns deles, bastante atuais, que originaram guerras e conflitos internos, para manterem a integridade do seu território, contra a vontade dos seus povos, acabaram, TODOS!!! por se dissolverem ou “caírem de podre” (Império Romano, Império Austro-húngaro, império Otomano, URSS, Jugoslávia).

Mais lidas da semana