terça-feira, 9 de janeiro de 2018

BRASIL| Lambe-Lambe: o fotógrafo da praça

Carlos Roberto Saraiva da Costa Leite* | Porto Alegre | Brasil
  
Entre as profissões que, ao longo do tempo, foram desaparecendo frente às novas tecnologias, a exemplo do amolador de faca, do consertador de panelas e do realejo, escolhi homenagear, por meio deste texto, a arte dos antigos fotógrafos lambe- lambes.

Inicialmente, esta atividade era associada a imigrantes que eram chamados genericamente de “gregos”, embora houvesse lambe-lambes turcos, armênios ou espanhóis. Em se tratando de um país, como o Brasil, marcado pela diversidade cultural, o ofício de lambe-lambe foi sendo transmitido para aqueles que demostrassem interesse em aprender. A atividade cresceu e passou a fazer parte do cotidiano das praças, ruas e jardins das principais cidades brasileiras. Estes fotógrafos ambulantes começaram a surgir nas primeiras décadas do século 20, exercendo a sua atividade ao ar livre. Procurados para registrarem momentos especiais, ou para tirar retratos para documentos do tipo 3x4, os lambe-lambes se transformaram em figuras tradicionais do cenário urbano.

A ferramenta de trabalho destes antigos fotógrafos era uma caixa de madeira sobre tripé, cujo equipamento tinha a função de bater as chapas e revelá-las ali mesmo. Além de ser utilizada para o registro fotográfico, esta servia também como mostruário, sendo as suas laterais cobertas de fotos. Montada e remontada, com a intuição e a experiência destes profissionais ambulantes, a máquina do lambe-lambe se tratava de um produto caseiro e artesanal, construída com sobras recicladas a partir de um primeiro modelo chamado “Bernardi”. Este parâmetro prevaleceu, ao longo do tempo, no qual cada fotógrafo, de acordo com a sua experiência, imprimiu–lhe uma variação técnica, seja quanto à regulagem da entrada da luz ou em relação às prensas onde obtinha suas cópias, O fundamental no processo é que a dupla função de câmera e laboratório fosse sempre mantida.

 O lambe–lambe e a sua técnica

Após ser batida, a fotografia do lambe-lambe era revelada e copiada dentro do mesmo caixote que sustentava a lente. Na realidade, podemos afirmar que, em seu interior, havia um micro laboratório. Ao entrar na “casaca’ (o pano preto), o fotógrafo obtinha o seu negativo no escuro. Esta rotina era a mesma de um laboratório comum da época, porém numa espaço ínfimo, onde a paciência do fotógrafo  permitia viabilizar, graças à sua destreza, o produto tão esperado pelo seu cliente : a  fotografia.

Após banhar o filme em sua química, ou seja, nos respectivos líquidos –  o revelador e o fixador- o lambe-lambe, num segundo momento, lavava o negativo, secando o mesmo ao vento. Importante que se registre: o início deste milagre se realizava dentro do caixote, procedendo à transferência da imagem para o papel.

O fotógrafo lambe-lambe se adaptava ao reduzido espaço e seguia registrando os rostos. A cópia de seus negativos – sempre com o mesmo formato - era realizada por um sistema idêntico ao dos filmes. A diferença básica residia num micro laboratório, cujo “ampliador” se tratava de um buraco. Tendo a sua abertura em cima do caixote, este poderia ser coberto por um vidro fosco ou papel vermelho, dando a luz da impressão – que era natural - quanto a luz do quarto escuro para o tratamento das fotos. Ao controlar a luz solar que passava por esse buraco, o lambe-lambe demonstrava a sua técnica e sua precisão durante o processo, pois o tempo de exposição era sujeito às múltiplas variações do clima, Este profissional se tornava, por exigência de seu ofício, um autodidata na área da meteorologia. Em teoria, bastava um segundo para a exposição de uma cópia, porém, em meio a árvores e pombos presentes numa praça, esta precisão acabava sofrendo variações. A chuva era a sua adversária principal e o Sol era a garantia do exercício do “seu pão de cada dia”. Em síntese, era preciso ficar de olho nas nuvens para ser um bom retratista.

Origem do nome

Existem algumas versões acerca do termo lambe-lambe, que merecem ser mencionadas.  A mais antiga afirma que o fotógrafo ao tirar a chapa do fixador - naquela época ainda não era usado o filme – a gelatina ficava com algumas partes elevadas, sendo necessário molhar com a saliva para que esta se assentasse. Outra versão - sem dúvida bastante curiosa – tem a sua origem no fato que a pessoa ao buscar o seu serviço, muitas vezes, não tinha um pente para um último “retoque” antes de tirar a sua foto, restando-lhe, assim, molhar os dedos, com a saliva, e passá-los nos cabelos. Uma terceira origem se refere a uma época em que não se usava bicabornato de potássio, então o fotógrafo lambia ou passava a foto no suor do seu braço, visando a dar brilho. Já a ferrotipia é considerada a origem mais viável. Trata-se de um processo que envolvia uma camada de asfalto sobre uma chapa de ferro em torno de 1mm, na qual era aplicada a emulsão. Após a revelação com sulfato de ferro, o fotógrafo lambia a chapa, resultando que a imagem se destacava do fundo preto asfáltico devido à ação do cloreto de sódio presente na saliva.

Tradição x modernidade

Ao desenvolver a sua atividade em espaços públicos, os lambe-lambes foram testemunhas oculares das transformações tecnológicas e do crescimento das cidades que foram tornando o papel do lambe-lambe obsoleto, permanecendo apenas o saudosismo de uma época presente no imaginário das pessoas que compartilharam essas vivências no espaço público da urbe. Profissão legada geralmente por herança e de tradição familiar, era basicamente regida pela intuição e por amor, sendo esta a forma genuína como os lambe-lambes se relacionavam com suas toscas e pesadonas máquinas nas praças, jardins e parques.
  
A partir de 1955, a profissão inicia um processo de decadência frente a vários fatores, como o surgimento de novas tecnologias no campo da fotografia, onde rapidez e qualidade da imagem se tornaram premissas fundamentais para os profissionais da área.

Junto com o aumento populacional e as dificuldades econômicas, praças e jardins públicos passaram a ser frequentados por uma população desocupada e considerada de má índole, gerando a desconfiança e o medo em seus frequentadores que foram se afastando desses locais públicos até então pontos de encontro e de sociabilidades da classe trabalhadora e da própria elite.

A indústria fotográfica ao despejar no mercado as mais variadas máquinas e equipamentos, de fácil manuseio e automáticos, contribuiu de forma incisiva para o desaparecimento destes profissionais, permanecendo apenas a lembrança e o registro histórico graças às pesquisas de incansáveis profissionais ligados à área das Ciências Humanas. O mundo se encontra em pleno domínio da fotografia digital, mas ainda é possível encontrar alguns lambe-lambes - hoje verdadeiras raridades  - como é o caso do fotógrafo lambe-lambe, Daniel Doval, que trabalha em uma praça de Olinda, Pernambuco, e de Varceli Freitas Filho , atualmente com  73 anos, que, por muito  tempo, exerceu este ofício num antigo e tradicional ponto de lazer de Porto Alegre. Trata-se do Chalé da Praça XV, localizado no centro de Porto Alegre, a capital dos gaúchos.

Reconhecimento

Escrito por Ana Maria Machado e publicado em 1974, o livro “Bem do teu tamanho” registra um diálogo da personagem principal, Helena, travado com um fotógrafo Lambe-lambe. No ano de 1984, o Museu de Comunicação Hipólito José da Costa, então sob a direção, à época, do diretor e roteirista cinematográfico Jorge Alberto Furtado, realizou uma exposição em homenagem aos fotógrafos ambulantes, tendo como título “ A arte do fotógrafo lambe-lambe”.

No ano de 2012, a Prefeitura Municipal de Belo Horizonte junto ao IEPHA, concluiu o processo de registro do ofício do fotógrafo lambe-lambe como bem cultural imaterial. Elaborado entre 2008 e 2011, teve três etapas: levantamento preliminar, identificação e documentação. Este reconhecimento foi acompanhado da exposição fotográfica "Fotógrafo lambe-lambe: retratos do ofício em Belo Horizonte", realizada na Casa do Baile.

Em 04 de setembro de 2009, no Rio Grande do Sul, como registrou o jornal Correio do Povo, no dia subsequente, o prefeito em exercício de Porto Alegre, Sebastião Melo, sancionou a lei que concedeu aposentadoria de dois salários mínimos a Varceli Freitas Filho. Ele é último fotógrafo lambe-lambe da Capital, tendo herdado de seu pai a técnica desta tradição. O benefício vitalício é destinado a cidadãos que prestaram relevantes serviços ao município.  O lambe-lambe Varceli ao fotografar sempre diz para os clientes “olha o passarinho”, remetendo ao famoso verso de seu poeta preferido, o alegretense Mario Quintana (1906-1994):”Todos esses que aí estão. Atravancando o meu caminho, Eles passarão… Eu passarinho! (Caderno H. 2 ª edição. São Paulo: Globo, 2006. p.107).

Em 2014, a Zit Editora, visando estimular a criatividade das crianças, trouxe a publico a coleção “Contadores de Histórias”, Dos três livros que compõem a coleção , um trata da figura do lambe-lambe, cujo título é “O lambe-lambe Malaquias” da autoria de Lenice Gomes com ilustrações de Anielizabeth.  

Os lambe-lambes - fotógrafos à la minute - fazem parte do nosso imaginário social, permanecendo viva a sua atividade nas lembranças de quem os conheceu, nas narrativas dos “mais velhos” e nos espaços de preservação de memória, como arquivos e museus.

Vídeo sobre o último fotógrafo lambe-lambe em Porto Alegre / SBT / RS:                          https://www.youtube.com/watch?v=2UdNBEq0cyg  
                                    
*Pesquisador e coordenador do setor de imprensa do Museu de comunicação HJC

 Bibliografia
ÁGUEDA, Abílio Afonso da. O fotógrafo Lambe-Lambe: guardião da memória e cronista visual de uma comunidade. Rio de Janeiro. 2008. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tese de Doutorado.
XAVIER, Cássia. Recuperando a Fotografia Lambe-lambe. Universidade Senac - São Paulo, 2008. Tese de conclusão de curso.
Folheto da Exposição “A arte do fotógrafo lambe-lambe” / Secretaria de Educação e Cultura / Museu da Comunicação Hipólito José da Costa [s/d]

Sem comentários:

Mais lidas da semana