quarta-feira, 7 de março de 2018

FUTEBOL, JUSTIÇA E ETC. GRANDE CHIQUEIRO!


Não há como a cafeína para nos trazer ao mundo dos vivos logo pela manhã. Para isso já chegamos tarde mas depois do almoço (os que almoçam) nada também melhor que a cafeína para enfrentar mais umas quantas horas de trabalho (os que têm emprego). Por isso trazermos por esta hora almoçadeira a cafeína do Expresso Curto, hoje pela “batuta” de Cristina Peres, que, como sabem, é mais uma das trabalhadoras da informação ali pelo burgo do tio Balsemão do Bilderberg e afins. Adiante.

A jornalista Cristina abre com as Coreias que se encontraram. E isso é bom, dos encontros podem nascer muitas coisas, desde bebés, namoros, até amizades, entendimentos, paz, abraços e festinhas. A seguir lá vem o Trump para partir a loiça toda. Aquele mostrengo. Um doido careca e obnóxio.

Depois da peça mais exaustiva (para este Curto) vem a Arábia Saudita e o tal Reino Unido. Eleições na Serra Leoa, África, e etc. Portugal está na peça. Pois. Governo do Costa, Tancos e engarrafamento em Lisboa. Que está quase sempre engarrafada e que por isso nem devia ser notícia. Mas, sim, pois.

Em Portugal ainda a abordagem aos patrões quase analfabetos e/ou com qualificações miseráveis. Uns calhaus com dois olhos que por serem tão bestas não vêem para além de um palmo frente ao nariz. Daí teimarem nas políticas de esclavagismo e exploração descabelada. O que querem é uma piscinazita lá na casota que compraram. E carritos para toda a família, o mais carotes possível que é para dar sainete e parecerem-se mais que aquilo que são. Calma, porque há dos bons e esses não são para aqui chamados. Pior é que as misturas são mesmo para enganar. Além disso há os patrões a abarrotar de qualificações nos canudos mas que  os compraram, e da vida nada sabem por via dos berços de ouro em que foram criados. E esses são vezes de mais do estilo do Trump, só que muito raramente se mostram ou põem a boca no trombone para os ouvirmos. Ouve-os quem com eles almoça, por exemplo, e ficam a saber os sacanas que tais tipinhos são. Adiante.

Pensando bem é melhor ficar por aqui: o Benfica está a mostrar até que ponto a máfia do futebol avança. Até a Justiça anda enredada com ofertas de bilhetes e outras coisas que estão por saber. Talvez bilhetes do banco, notas ou cheques, o que vai dar no mesmo. E isto não é de agora mas de há muito. É ao que cheira. Há os Papas, os Lampiões, os Lagartos e por aí adiante, que não são exemplo para ninguém. Pior, há pequenos que os querem imitar. A procissão vai no adro e dali nem pode sair, porque a podridão deve ser tanta que era uma bronca muito mal cheirosa se tudo, mas tudo, se vier a saber dos do futebol, dos da tal dita Justiça… Enfim, uns grandes chiqueiros, é o que são. Os de que sabemos um pouco, quase nada, e dos que não sabemos... mas desconfiamos.

Boa tarde, bom resto de dia. Curta o Curto. Hoje há muito de lá de fora (internacional) e é bom saber, aprender, mais sobre isso. Boas festas… aos animais quadrúpedes que passem por si. Cuidado com os de duas patas e todos aperaltados. Ah, pois!

MM | PG

Bom dia este é o seu Expresso Curto

Carpete vermelha ou grande truque? As duas Coreias têm encontro marcado

Cristina Peres | Expresso

As duas Coreias estão otimistas em antecipação à cimeira que reunirá os líderes dos dois países em final de abril pela primeira vez desde 2007. Assuntos como o arsenal nuclear norte-coreano continuam a ser espinhos difíceis de resolver. A Coreia do Norte anunciou que aceita reduzir o seu poderio nuclear se vir a sua segurança garantida, ou seja, se chegar a acordo com os Estados Unidos e Trump mantém-se cauteloso relativamente à oferta da Coreia do Norte.

A Cimeira das duas Coreias no próximo mês vai esclarecer se os Jogos Olímpicos de Inverno em Seul que reuniram os dois países sob uma mesma bandeira não foram uma manobra de diversão.

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, voltou a sublinhar a importância do diálogo com o vizinho do Norte e insistiu que a sua delegação já iniciou o que é necessário para começar a construir a paz. Um ex-chefe da agência de informação sul-coreana, Rah Jong-yil, referiu ser já uma surpresa a presença de Kim no encontro de segunda-feira à noite durante a visita de Moon à capital norte-coreana. Porém, Rah acrescentou que esta vontade de Kim é também sinal do efeito das sanções internacionais no seu país.

Para o encontro de final de abril Pyongyang prometeu suspender os testes nucleares e de mísseis balísticos, como reporta o diário francês “Le Monde”. Vai acontecer na vila de Panmunjom, no meio da zona desmilitarizada, que separa as duas Coreias. A cimeira será precedida de uma conversa telefónica entre os dois líderes através de uma linha de emergência a ligar entre as duas capitais.

Seul terá agora de convencer Washington a aceitar a oferta de diálogo feita por Pyongyang. Trump usou ooooobviamente a sua conta de Twitter para declarar que os EUA “responderão” à altura caso a intenção da Coreia do Norte seja verdadeira ou falsa.

Muito a propósito, e em contradição com o tweet de Trump que falava das “possíveis progressos que estão a ser feitos para conversações com a Coreia do Norte”, o departamento de Estado norte-americano anunciou que aquele país assassinou o meio-irmão do líder norte-coreano, Kim Jogn-nam, na Malásia no ano passado, com armas químicas. Razão de sobra para não abrirem mão das exigências em relação a Pyongyang.

OUTRAS NOTÍCIAS

Outro tapete vermelho está a ser estendido, desta vez no Reino Unido e ao que ainda não é chefe de Estado da Arábia Saudita, mas que está por pouco, o príncipe Muhammad bin Salman. Este video da BBC explica porque é que a visita de MBS, como é conhecido, é importante para o Reino Unido. Almoço com a rainha Isabel II, encontro com a primeira-ministra Theresa May… relações pós-Brexit anunciam-se.

A Serra Leoa vai hoje a votos. As eleições presidenciais, legislativas e regionais esperam contribuir para a consolidação da democracia neste país da África Ocidental que foi devastado pelo mais recente surto de ébola. Há 14 candidatos, 12 homens e duas mulheres e há dois favoritos. Samura Kamara, do partido no governo e o seu principal opositor, Julius Maabara Bio. A AfricaNews segue o processo em direto.

Por cá, houve chuva com congelação, deu por isso? Se sim, o IMPA está à procura de imagens deste fenómeno pouco usual em Portugal.

O estado do emprego em Portugal não está brilhante. Frederico Cantante, investigador do Observatório das Desigualdades, “as qualificações dos portugueses são tão baixas, sobretudo ao nível dos patrões”, que parece que somos de um mundo diferente. Leia aqui a entrevista no Expresso Diário.

Manchetes: Governo falha a entrega de dossier sobre Tancos no Parlamento, escreve o Público. O ministro da Defesa prometeu entregar até final de fevereiro um “dossier documental” com as medidas tomadas após o roubo de material militar… mas “encontra-se em preparação”. 

Estado vai assumir limpeza de terrenos dos mais pobres, escreve o jornal i: as autarquias que recorram à linha de crédito para limpar terrenos não têm de devolver verbas ao Estado caso pertençam a famílias ou idoso com dificuldades financeiras. 

Precários não integrados ameaçam levar Estado a tribunal, escreve o DN. Foram 32 mil trabalhadores a entregar requerimento para análise da sua situação na administração pública. 

Benfica suspeito de comprar funcionários da Justiça, escreve o JN. Camisolas e bilhetes terão servido de moeda de pagamento.

O engarrafamento ontem em Lisboa foi bíblico depois de um acidente ter obrigado a encerrar a CRIL. Um dos automóveis envolvidos estava para ser parado pela polícia, que o aguardava por posse de droga em Monsanto. O Público conta tudo.

Fontes das Nações Unidas dizem que o uso, por Moscovo, de armas semelhantes às usadas pelo regime sírio pode ser uma tentativa de mascarar o envolvimento da Rússia em ataques aéreos. Entretanto, em Ghouta, o fornecimento de bens vitais carregados em 46 camiões teve de ser suspenso por causa dos combates na zona. Estima-se que haja 400 mil pessoas presas no enclave.

Espionagem. E vão dois. Depois do caso de Alexander Litvinenko que não tinham surgido “exposições a substâncias não identificadas”, mas eis que o espião Sergei Skripal, 66, e a sua filha Yulia, 33, foram encontrados inconscientes num banco em Salisbury, no sul de Inglaterra, o estado de ambos mantém-se grave e… o mistério está a ser investigado pela brigada de contraterrorismo e as autoridades britânicas avisam Moscovo. Um video para explicar tudo.

Uma estreia. Ontem na Bélgica foi condenado o primeiro homem por usar discurso sexista contra uma mulher polícia. A condenação e a multa de €3000 aconteceram ao abrigo de uma nova lei que criminaliza o sexismo no espaço público e que foi posta em vigor na sequência de um documentário ter dado a verdadeira dimensão do abuso sofrido por mulheres nas ruas de Bruxelas.

França vai atualizar a idade do consentimento legal para as relações sexuais nos 15 anos. Assim, um adulto que tenha relações com uma pessoa dessa idade ou menor será considerado violação. Por enquanto, os procuradores têm de provar que o sexo com os menores de 15 anos foi forçado para poderem fazer a acusação de violação. Esta alteração à lei é feita na sequência da polémica provocada por dois casos recentes de homens acusados de terem tido relações com raparigas de 11 anos. Em Portugal a idade fixada é de 14 anos com restrições até aos 16. As opiniões dividem-se, leia aqui em que sentido. 

Para já, os líderes políticos polacos foram impedidos de entrar nos Estados Unidos, mas teme-se que mais para a frente a cooperação militar entre os dois países venha a estar em perigo. O politico.eu explica que os americanos estão à espera que os polacos revertam a “polémica” nova lei do Holocausto

Vários episódios de fogo posto e de violência entre muçulmanos e cingaleses obrigou à declaração do estado de emergência no Sri Lanka pela primeira vez desde o final da guerra civil. Começa por um período de dez dias, se tiver de ser prolongado, terá de ter aprovação parlamentar. Trata-se de autorizar militares a atuar em áreas civis e este país que viveu anos de guerra civil procurou criar mecanismos que mantivessem a paz. Para o efeito, tem um Ministro da Coexistência. O atual, Mano Ganesan, acredita que este é o caminho para evitar que se espalhe a violência e o discurso de ódio.

Nada disto é completamente alheio a uma tendência do dia, que se manifesta de várias formas em todo o mundo: nacionalismo. Leia aqui uma reportagem especial da Reuters intitulada "By rewriting history, Hindu nationalists aim do assert their dominance over India", ou de como reescrever a história, o chamado revisionismo de outras latitudes, lava a memória e abre caminho a regimes totalitários.

Jeff Bezzos é o homem mais rico do mundo com uma fortuna avaliada em 112 mil milhões de dólares, escreve a revista Forbes.

FRASES

“A precariedade tem impactos muito significativos na forma como as pessoas projetem as suas vidas”, Frederico Cantante, Observatório das Desigualdades

“No futuro não vamos ao médico. O médico é que vem até nós”, Bertalan Meskó, “médico do futuro” ao jornal i

“Ficámos desapontados ver a direção que a comissão [de conciliação da ONU] adotou na sua análise. Em vez de trabalhar de forma igual e equilibrada nos dois conceitos de desenvolvimento, os esforços da comissão focaram-se mais em construir o conceito do DLNG [gasoduto de Darwin] em detrimento do TLNG”, Xanana Gusmão, ex-Presidente de Timor Leste a propósito das negociações do tratado de fronteira entre Timor Leste a Austrália

“Se o novo governo tiver pendor populista, pela primeira vez, os britânicos podem ter um aliado dentro dos 27”, Paulo Rangel, eurodeputado do PSD a propósito das eleições em Itália.

O QUE ANDO A LER

Escrever persistentemente sobre a sucessão de acontecimentos na Alemanha ao longo dos últimos seis meses levou-me a muitas leituras (também) sobre a social-democracia. Na Alemanha e não só. Encontrei textos mais esclarecedores do que outros e raramente como neste do Politico.eu vi um ponto de vista tão surpreendente. A coisa boa do pensamento organizado é que nem é preciso concordar com uma argumentação competente para reconhecer que ela nos abre horizontes para organizações de ideias que não nos tinham antes passado pela cabeça. "Who killed European social democracy?" adverte para a possível desestabilização da política europeia que assiste ao desaparecimento dos partidos que tradicionalmente representavam os direitos dos trabalhadores. Mobilização das pessoas em baixa e fraca participação estão a favorecer a versão do partido único a mandar em tudo. Tendência a evitar no topo da agenda.

Aqui termina este curto. Passe uma ótima quarta-feira na companhia das notícias em www.expresso.pt. Às 18h já sabe que há Expresso Diário. Adeus.

Sem comentários:

Mais lidas da semana