terça-feira, 29 de maio de 2018

UM ENLACE A QUE ÁFRICA DEVERIA MELHOR CORRESPONDER!


Martinho Júnior | Luanda

Ainda há pouco e a propósito do massacre de Cassinga, tive a oportunidade de abordar o genocídio herero e namaqua que ocorreu no então Sudoeste Africano entre 1904 e 1907, protagonizado pelo colonialismo prussiano.

Esse acontecimento, pode-se considerar que, além de ter sido um dos primeiros genocídios no seculo XX, foi percursor da barbárie fascista e nazi que culminou nos enredos da IIª Guerra Mundial e nos processos de prolongamento d do domínio feito de colonialismo e de “apartheid” que persistem, sangrenta e repressivamente, sobre o Sahara e sobre a Palestina!

Acerca do genocídio herero e namaquea, o estado alemão contemporâneo já reconheceu as responsabilidades históricas da Alemanha mas, apesar das negociações que se vão prolongando sem vislumbre de final, o estado alemão contemporâneo continua a esquivar-se em assumir qualquer tipo de reparação ou compensação para com as comunidades-alvo afectadas, cujos sobreviventes residem sobretudo na Namíbia e no Bostwana, sem sequer ter na devida conta que em 1908 essas comunidades ficaram à beira da extinção!

Essa esquiva é tanto mais evidente, quanto a Alemanha, por via de Marrocos e sem levar em conta que Marrocos é potência colonizadora no Sahara, está a propor um “Plano Marshall” para África!

O capitalismo e em particular as linhas com que se cozem as iniciativas imperialistas do âmbito da hegemonia unipolar, particularmente as dos vassalos europeus, correspondem muito mais aos estímulos da superestrutura ideológica e prática, no âmbito da Organização do Tratado do Atlântico Norte, estímulos que nada têm a ver com a “democracia”, do que na adopção de qualquer iniciativa de reparação, ou compensação para com as comunidades afrodescendentes vítimas da barbárie da escravatura, da descolonização e do “apartheid”!

Essa barbárie contemporânea espevitada pela NATO, está a estimular a entrada da Colômbia nessa Organização, num enlace com o Comando Sul do Pentágono, ao invés de corresponder às iniciativas bolivarianas e caribenhas em prol dos povos afrodescendentes da vasta região das Caraíbas e da América!

África deveria estar muito mais atenta e participante em Congressos, ou Fóruns, desta natureza, a que se propõe a Venezuela Socialista e Bolivariana!

Até que ponto a inteligência africanas, as suas universidades, institutos superiores e instituições sócio-cultrais e sócio-políticas, estão despertos?

África não terá capacidade algum de renascimento se não abordar sua própria história e cultura, na parte que lhe compete à escala global!

Martinho Júnior - Luanda, 27 de Maio de 2018.

Ilustração da Convocatória do Vº Congresso Internacional "Las Reparaciones. Una deuda histórica del Norte con el Sur".

A consultar de Martinho Júnior:
Um aniversário que deveria ser comemorado por toda a humanidade – http://paginaglobal.blogspot.pt/2018/05/um-aniversario-que-deveria-ser.html 
Cassinga, ou um abismo entre civilização e barbárie – http://paginaglobal.blogspot.pt/2018/05/cassinga-ou-um-abismo-entre-civilizacao.html 

Convocatoria al V Congreso Internacional 2018 "Las Reparaciones. Una deuda histórica del Norte con el Sur"

V CONGRESO INTERNACIONAL DE SABERES AFRICANOS AMERICANOS Y CARIBEÑOS - Tema Central:t; Las Reparaciones, una deuda histórica del Norte con el Sur"" style="border: 2px solid #ffffff; display: block; width:100%;margin:0;" />V CONGRESO INTERNACIONAL DE SABERES AFRICANOS AMERICANOS Y CARIBEÑOS - Tema Central: "Las Reparaciones, una deuda histórica del Norte con el Sur"

El Instituto de Investigaciones Estratégicas sobre África y su Diáspora – Centro de Saberes Africanos, Americanos y Caribeños -  Invita a la Comunidad nacional e internacional, investigadores, estudiosos, estudiosas, y conocedores de los distintos niveles de educiación univeristaria y alternativa al V CONGRESO INTERNACIONAL DE SABERES AFRICANOS AMERICANOS Y CARIBEÑOS, con el tema Central "Las Reparaciones, una deuda histórica del Norte con el Sur".

Las reparaciones son una exigencia justa de los pueblos afrodescendientes y aborígenes, como método que  responda a los genocidios en la América Abya Yala y África, a la oprobiosa trata esclavista del periodo colonial. El V Congreso se enmarca en la celebración  "Decenio Internacional Afrodescendiente 2015-2024" resuelto por la Organización de Naciones Unidas (ONU) y decretado por varios gobiernos, entre ellos el de Venezuela. 

El equipo del Centro de Saberes Africanos, Americanos y Caribeños con su Presidente Fundador,  Profesor Reinaldo José Bolívar, reitera esta invitación a investigadores, conocedores, estudiantes y a los pueblos del Sur a participar con sus ponencias o presencia protagónica en tan importante cita de saberes, los días  7 y 8 de junio de 2018 en Caracas - Venezuela.

La programación y la metodología para la participación como ponentes en  V Congreso Internacional, se encuentran desde ya disponibles en nuestro sitio web del Centro de Saberes Africanos, Americanos y Caribeños y se puede previsualizar o descargar en los siguentes enlaces:



Instituto de Investigaciones Estratégicas sobre África y su Diáspora
Centro de Saberes Africanos, Americanos y Caribeños
Junta Directiva


Sem comentários:

Mais lidas da semana