quinta-feira, 13 de junho de 2019

Guiné Equatorial aumenta produção petrolífera em maio depois de quebra em abril - OPEP


Malabo, 13 jun 2019 (Lusa) - A produção petrolífera diária na Guiné Equatorial cresceu 2.000 barris para 114.000 barris por dia em maio, depois de uma quebra em abril, segundo dados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

Segundo o mais recente relatório mensal da OPEP, publicado hoje e baseado em fontes secundárias da organização, o ligeiro crescimento da produção petrolífera equato-guineense em maio surge depois de ter registado uma quebra de 8.000 barris por dia em abril.

Em abril, a produção diária da Guiné Equatorial cifrou-se nos 112.000 barris, valor revisto em alta face aos 110.000 barris diários anunciados no relatório anterior.

O aumento da produção em abril surge depois daquela que foi a primeira redução na produção desde o início do ano. Nos primeiros três meses do ano, a produção petrolífera equato-guineense apresentou sempre um crescimento face ao mês anterior.


A Guiné Equatorial foi o país com menor produção petrolífera em maio entre os 14 que integram a OPEP, imediatamente atrás de países como Gabão (211.000 barris por dia), República do Congo (320.000 barris por dia) e Equador (529.000 barris por dia).

O relatório da OPEP conta também com dados de "comunicações diretas" pela Guiné Equatorial, que apontam para uma redução vestigial da produção petrolífera, que diminuiu menos de mil barris por dia em maio, para 113.000 barris diários.

Nos últimos 20 anos, a exploração dos recursos petrolíferos foi o principal pilar para o crescimento desta economia.

Para evitar uma dependência elevada da exploração do petróleo, o Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) comprometeu-se, em setembro, a apoiar a diversificação económica no país, através de um programa que incidirá, entre outros, sobre a transformação agrícola.

De acordo com dados do BAD, a queda do preço do petróleo afetou os investimentos públicos, que em 2017 representaram 17,2% do Produto Interno Bruto (PIB) da Guiné Equatorial, diminuindo face aos 24,6% registados em 2013.

Diário de Notícias | Lusa

Sem comentários:

Mais lidas da semana