O programa de privatizações
lançado em Angola vai ser um teste ao executivo de João Lourenço e à confiança
mútua entre investidores e Governo, defende o advogado Bruno Xavier de Pina,
desde 2010 sócio da empresa de advogados PLMJ responsável por Angola.
Com uma extensa lista de 195
empresas públicas angolanas de vários sectores a privatizar até 2022, Bruno
Xavier de Pina realçou que a concretização bem-sucedida deste programa inédito,
apresentado na terça-feira, terá “um grande impacto na economia”, mas a última
palavra será dos investidores. Por isso, o sucesso do programa vai ser também
um teste para o Governo e à confiança recíproca entre o executivo e os
investidores.
“É um grande teste. Pode correr
muito bem e ser 100% cumprido com a entrada de privados em todas estas
empresas, mas sabemos que é muito difícil acontecer”, disse o sócio coordenador
da Angola Desk da PLMJ, salientando que “o ónus está no Governo angolano” e na
sua capacidade de atrair investimento para Angola.
“É uma questão de interesse dos
investidores e, para isso acontecer, o ambiente de negócios de Angola tem de
consolidar-se e os investidores têm de confiar no país”, afirmou, aludindo a
“uma série de questões que vão ser testadas” e se reflectirão na concretização
do programa como a estabilidade da moeda, mobilidade, repatriamento dos
capitais ou a melhoria do sistema de saúde.
Para Bruno Xavier de Pina, este é
um programa “essencial” para a sustentabilidade da economia angolana que é
difícil conceber “sem investimento privado musculado e transversal”.
Por isso, era importante “dar um
sinal ao mundo que o Estado angolano está disposto a reposicionar-se na
economia, onde estava muito presente em vários sectores”, cabendo ao sector
privado responder ao desafio. Para o Governo é também determinante confiar nos
investidores.
“Tem de haver confiança nas
entidades interessadas, desde logo técnica e operacional. Tem de haver
confiança que o investidor interessado vai conseguir assumir a posição na
empresa e, sobretudo, vai manter a sua viabilidade e crescimento ou a sua
recuperação conforme o caso”, um trabalho prévio que vai ser acautelado nos
regulamentos e nos procedimentos de `due dilligence` (diligência prévia).
Na apresentação do programa, o
ministro das Finanças, Archer Mangueira, adiantou que está definido um período
de “due diligence” de potenciais investidores em cada processo de privatização,
sendo igualmente obrigatório “observar a Lei de Combate ao Branqueamento de
Capitais e ao Financiamento do Terrorismo”.
“É normal e está em linha com as
melhores práticas internacionais haver essa preocupação a todos os níveis, como
em qualquer processo de privatização, em qualquer país”, comentou o advogado da
PLMJ.
Considerou ainda que “faz todo o
sentido, por uma questão de transparência”, que o Estado tenha “todo o
interesse (…) e seja altamente recomendável que se tenha confiança em quem vai
assumir essas posições nas empresas [angolanas]”.
Reconhecendo que o processo é
“muito desafiante para a Angola”, devido às dificuldades económicas e
orçamentais dos últimos anos e “o excessivo foco na indústria petrolífera”,
Bruno Xavier de Pina sublinhou, no entanto, que “o programa tem um grande
potencial de atracção”, até para os investidores portugueses.
Apontou sectores como a
hotelaria, o turismo ou a agricultura, mas também a indústria: “Temos
determinada empresas de nicho com `know how` inclusivamente em Angola, que
podem consolidar a sua presença. (…) Acho que há claramente um espaço para o
empresariado português”.
As 195 empresas foram agrupadas
em quatro grandes grupos tendo em conta o perfil dos investidores alvos
(empresas de referência nacional, participadas e activos da petrolífera estatal
Sonangol, unidades industriais da Zona Económica Especial e outras empresas e
activos) e as privatizações poderão ser feitas através de concurso público,
bolsa de valores, leilão em bolsa e concurso limitado por prévia qualificação.
A calendarização prevê um
processo faseado, que se estende até 2022, o que se justifica até pelas
diferentes modalidades de abertura ao sector privado.
“Há determinadas empresas que só
podem ser privatizadas daqui a um ou dois anos porque a modalidade escolhida é
a oferta em bolsa e terão de ser preparadas do ponto de vista jurídico e
financeiro para que isso possa acontecer”, exemplificou o sócio-coordenador da
PLMJ, acrescentando que “não é certo que daqui a três anos todas estas empresas
estejam total ou parcialmente” privatizadas.
O que é certo é que o sucesso do
programa se traduzirá num “ambiente de negócios completamente novo”, da qual
resultaria uma injecção de capital privado e “know how” com um “impacto muito
positivo” sobre Angola.
Quanto à perspectiva de encaixe
financeiro, é demasiado cedo para fazer qualquer estimativa.
“É um totoloto. São 195 empresas
de todos os tipos, desde empresas viáveis a outras com dificuldades. É tudo
muito variável e não seria rigoroso estimar ou avançar um preço de mercado para
este programa”, disse Bruno Xavier de Pina, lembrando que há ainda muitos
factores que podem influir no preço.
Recursos Minerais e Petróleos,
Telecomunicações e Tecnologias de Informação, Transportes, Finanças, Hotelaria
e Turismo, Agricultura e Indústria são os sectores em que vão incidir as
privatizações.
Entre as empresas que o Estado
prevê alienar os seus activos, destaque para petrolífera Sonangol, a transportadora
área nacional TAAG, Correios de Angola, Angola Telecom, Empresa Nacional de
Seguros de Angola (ENSA), Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), as
participações na operadora Unitel, Banco de Comércio Indústria, Banco
Económico, a cimenteira Nova Cimangola, Bolsa de Valores e Derivativos de
Angola (BODIVA) entre outras.
Consta do cronograma de acção do
Programa de Privatizações (ProPriv) a privatização de 80 empresas/activos ainda
este ano, 91 empresas/activos em 2020, 20 empresas/activos em 2021 e quatro
empresas em 2022.
A (mortífera) sombra de Isabel
dos Santos
Anível empresarial, o poder de
Isabel dos Santos está para durar, directa ou indirectamente, e as
privatizações estão em cima da sua secretária de trabalho. É, aliás, uma personalidade
catedrática em matéria de negócios. Basta lembrar as suas participações de
relevo na energia, nas telecomunicações ou na Banca (Galp, NOS, EuroBIC,
Efacec), ou as suas ligações às famílias mais ricas de Portugal, casos dos
herdeiros de Belmiro de Azevedo (NOS) e de Américo Amorim (Galp).
Além disso são muitos os seus
“empregados”, pagos a peso de ouro, desde políticos, firmas de advogados
famosos, políticos-advogados e manipuladores de informação.
Ao seu serviço, Lobo Xavier,
conselheiro de Estado e confidente do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, Paulo
Mota Pinto, Nuno Morais Sarmento, dirigente do PSD e José Miguel Júdice (ambos
sócios na mesma sociedade de advogados, a PLMJ) que defenderam Isabel dos
Santos enquanto representantes do Grupo Santoro.
A estes advogados junta-se o
famoso causídico Rui Patrício; este, sendo advogado de Manuel Vicente,
ex-vice-Presidente de Angola, e que conseguiu assim mesmo ser nomeado em
Portugal para o Conselho de Prevenção da Corrupção, em representação da Ordem dos
Advogados. Rui Patrício que, aliás, partilha o escritório com Lobo Xavier.
Releve-se que até o mais poderoso
advogado português, Daniel Proença de Carvalho, tem defendido os interesses de
Isabel dos Santos, desde as telecomunicações na ZON, de que era Presidente; até
às negociações com o Caixabank.
“Na fileira dos comentadores
televisivos fiéis a Isabel dos Santos – Júdice na TVI, Xavier na SIC e Morais
Sarmento na RTP – junta-se o jovem Rodrigo Moita de Deus na mesma pública RTP,
um dos muitos que estão ao serviço da poderosa agência de comunicação LPM; que
por sua vez está ao serviço da ainda mais poderosa… Isabel dos Santos”,
escreveu aqui no Folha 8, em 30 de Dezembro de 2017, Paulo de Morais,
Presidente da Frente Cívica.
Na altura, Paulo de Morais, disse
que “nada lhe escapa. Também a nível autárquico tem apoiantes vários em
Portugal, o mais famoso dos quais é Rui Moreira. O Presidente da Câmara do
Porto não só acolheu no Porto a colecção de arte de Sindika Dokolo, marido de
Isabel, como ainda lhe atribuiu a medalha da cidade”.
Para Paulo de Morais, “com
problemas em Angola, Isabel dos Santos encontra em Portugal o paraíso para o
seu dinheiro sujo; dinheiro que vem sendo recusado em outras partes do mundo
mais sérias e civilizadas. Com uma classe política subserviente ao capital (de
qualquer origem), Isabel dos Santos tem, aparentemente, o seu futuro garantido.
A menos que… a menos que todos os seus apoiantes lusitanos se verguem, por um
bom preço, ao novo poder de João Lourenço. Nesta eventualidade, Isabel dos
Santos cairá em desgraça em Portugal, mas a máquina de subserviência e tráfico
de influências continuará a funcionar, desta vez, ao serviço do novo “rei” de
Angola”.
Folha 8 com Lusa
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