segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Portugal | Mamadou Ba deixa o Bloco de Esquerda devido a "profunda divergência"


Dirigente da SOS Racismo sai do Bloco de Esquerda devido a "profunda divergência", anunciou esta segunda-feira o próprio num comunicado divulgado à imprensa.

"A ligação com o Bloco de Esquerda que hoje termina, dura desde da sua fundação e, nesses 20 anos, para além da militância, partilhei responsabilidades coletivas enquanto membro da Mesa Nacional, da Comissão de Direitos e da Coordenadora Concelhia de Lisboa", começa por dizer o ativista na nota enviada à imprensa. 

Mamadou Ba explica de seguida  que a formalização da saída do Bloco de Esquerda foi "uma decisão tomada em janeiro deste ano, no rescaldo dos acontecimentos do Bairro da Jamaica".

Justifica ainda que a desvinculação "resulta de uma profunda divergência, pois o que renego não é o projeto que deu origem ao Bloco, mas no que o partido se tornou ao longo do tempo". 

"Continuarei empenhado na luta política a partir da mobilização social e da militância antirracista", garante. 

Contactado pelo Notícias ao Minuto, o dirigente da SOS Racismo disse não prestar declarações adicionais. 

O Notícias ao Minuto também entrou em contacto com o Bloco de Esquerda, mas o partido fez saber que não iria reagir. 

Em janeiro deste ano, recorde-se, o ex-assessor do Bloco no Parlamento fez uma publicação polémica no Facebook, criticando a atuação policial e referindo-se a esta como "a bosta da bófia", na sequência dos confrontos no Bairro da Jamaica.

Melissa Lopes | Notícias ao Minuto 

Leia em Público: 

Sem comentários:

Mais lidas da semana