segunda-feira, 3 de maio de 2021

EUA | Caso George Floyd tem veredito, mas os conflitos sociais continuam

David Chan* | Plataforma | opinião

Após cerca de três semanas em tribunal, o polícia branco Derek Chauvin foi acusado do homicídio do afro-americano George Floyd. Um júri de 12 pessoas na cidade de Mineápolis, Estado do Minnesota, declarou o polícia como culpado das três acusações: homicídio involuntário em segundo grau, homicídio em terceiro grau e homicídio em segundo grau. Derek Chauvin poderá ter pela frente uma pena total de 75 anos de prisão, segundo o sistema judicial americano, por se ter declarado inocente. Além de ser um caso controverso, a população irá ainda prestar atenção e interpretar a posição de figuras políticas de ambos os partidos (Republicano e Democrata) após a conclusão do processo.

O homicídio de Floyd, morto por asfixia depois de imobilizado pelo joelho de Derek Chauvin polícia, é considerado como um ponto de viragem nas eleições presidenciais americanas de 2020. A partir desse dia, o candidato democrata Joe Biden conquistou os eleitores de classe média e baixa, posicionando-se num pedestal moral e derrotando Trump. Esta vitória histórica foi acompanhada pelo apoio de Nancy Pelosi e subsequentes eventos no Capitólio, abrindo caminho para a administração de Biden.

O lado democrata, incluindo Pelosi e o recém-eleito Biden, beneficiando da morte de Floyd, apenas repetiram o discurso politicamente correto de “Black Lives Matter”. Floyd morreu e o polícia que o matou foi acusado de “discriminação racial”. Biden e Pelosi parecem não ver grande valor na vida de Floyd além disso. Porém, Pelosi volta a promover a vida de Floyd e dos restantes afro-americanos, uma vez que pretende uma “canonização” George Floyd. Pelosi também colocou a nação de joelhos após o veredicto, agradecendo a Floyd o sacrifício pela justiça. “Obrigada por chamar pela sua mãe, que deve ter ficado de coração partido quando o ouviu dizer: ´Não consigo respirar!´. Mas graças a si, e a milhares de pessoas de todo o mundo que se juntaram pela mesma causa, o seu nome é agora sinónimo de justiça. Agora teremos de garantir que a justiça triunfa”

O que quer o grupo de Pelosi? Consolidar apoio, transformando o caso de George Floyd no fim do Partido Republicado.

Pelosi ajoelhou-se, obrigou a nação a fazer o mesmo. Conflitos sociais e raciais Continuam a acontecer no país.

*Editor Senior do Plataforma

Este artigo está disponível em: 繁體中文

Sem comentários:

Mais lidas da semana