domingo, 1 de agosto de 2021

França e EUA perdem o controle civil de suas forças armadas

# Publicado em português do Brasil

O princípio do controle civil das forças armadas está sendo questionado publicamente em ambos os países democráticos

James Carden* | Asia Times | opinião

A delicada questão do controle civil das forças armadas é algo que nações ocidentais como os Estados Unidos e a França devem continuar a enfrentar, enquanto desejarem ser consideradas democracias em funcionamento. 

O princípio do controle civil foi questionado de forma pública nos últimos meses.

Nesta primavera, o establishment político francês foi abalado por duas cartas abertas de atuais e ex-militares, ambos alertando que a França estava à beira de uma guerra civil. 

Vale a pena considerar o mesmo assunto em contextos distantes da França - principalmente nos Estados Unidos. Qual é a relação entre as democracias ocidentais entre suas forças armadas e as instituições que deveriam impor autoridade política sobre elas?

Mais de 1.000 militares franceses, em sua maioria aposentados, incluindo 20 generais aposentados, assinaram a primeira carta, publicada na revista de direita Valeurs Actuelles na última semana de abril.

“Já é tarde, a França está em perigo, ameaçada por vários perigos mortais”, alertou. Isso incluía "islamismo" e "partidários fanáticos e odiosos [que] buscam fomentar uma guerra racial".

O establishment francês, a quem a carta foi dirigida, ficou indignado - aparecendo como no 60º aniversário do golpe fracassado de 1961 pelos generais franceses que se opunham aos esforços de Charles de Gaulle para negociar a retirada da França da Argélia, uma colônia formalmente integrada como um departamento da França metropolitana mais de um século antes.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, chamou a carta dos generais de "uma iniciativa contra todos os nossos princípios republicanos, de honra e dever do exército".

Rapidamente apareceu uma segunda carta em defesa dos autores da primeira, também no Valeurs Actuelles. Nele, um grupo que se autodescreveu de militares e mulheres na ativa advertiu: “Se uma guerra civil estourar, os militares manterão a ordem em seu próprio solo ... a guerra civil está se formando na França e você sabe disso perfeitamente”.

Poucos dias depois de seu lançamento, a segunda carta recebeu mais de 250.000 assinaturas online do público.

O establishment político francês não está errado em ver alguns paralelos com os eventos de abril de 1961.

De acordo com um relato contemporâneo do jornalista e editor Jean-Marie Domenach, a partir do final dos anos 1950, quando ficou claro que a posição da França na Argélia era insustentável, o Exército francês “assumiu a forma de uma potência autônoma, não para apoiar um partido político ou as aspirações de um ditador, mas, pelo contrário, para que se mantenha fiel à sua missão de cumprir até ao fim as ordens que recebeu, de salvar a nação de si mesma, de proteger também o Ocidente se não conhecesse seu perigo.”

O mesmo pode ser dito não apenas dos generais franceses dissidentes de hoje, mas também do próprio estabelecimento militar cada vez mais renegado da América, que agora vê seu papel como a proteção de sua prerrogativa de travar uma guerra global sem fim contra o terror, não importa qual seja a liderança civil eleita. o país tem a dizer sobre isso.

Embora pouco notado na imprensa corporativa, o que temos visto nos últimos anos é uma séria erosão nas relações entre civis e militares que remonta pelo menos até 2009.

A tentativa do presidente dos EUA, Barack Obama, nos primeiros dias de seu governo, de encerrar a guerra no Afeganistão encontrou rápida resistência dos militares e dos estabelecimentos de segurança nacional, dos quais ele estava aparentemente no comando.

O secretário de defesa Robert Gates conspirou com o presidente do Estado-Maior Conjunto, Mike Mullen, e o chefe do Comando Central na época, General David Petraeus, para convencer Obama, o comandante-chefe civil, a enviar mais de 30.000 mais tropas para a guerra invencível no Afeganistão.

Enquanto o debate sobre os níveis de tropas no Afeganistão grassava dentro da administração, outro incidente de insubordinação militar veio à tona por meio do falecido repórter Michael Hastings, que revelou em um notório artigo da Rolling Stone que o General Stanley McChrystal e sua equipe em Cabul foram abertamente, de fato desdenhosamente desdenhoso da liderança civil em Washington.

Na época, David Obey, presidente do Comitê de Apropriações da Câmara dos Representantes, observou que McChrystal se juntou a “uma longa lista de generais renegados e imprudentes que pareciam não compreender que seu papel é implementar políticas, não projetá-las”.

Ao longo das últimas três administrações dos Estados Unidos, o controle civil das forças armadas diminuiu em grande parte por causa da nomeação de antigos e atuais generais e almirantes para o que historicamente tem sido (com a exceção perdoável de George Marshall) cargos civis no gabinete.

Essas nomeações recentes e preocupantes incluem o almirante Michael Hayden como diretor da Agência Central de Inteligência, o almirante James Clapper como diretor de inteligência nacional, o general Petraeus como diretor da CIA, o general James Mattis como secretário de defesa e o general Lloyd Austin, também como secretário de defesa .

Sob o presidente Donald Trump, os militares (com o incentivo de conselheiros civis agressivos, como o ex-conselheiro de segurança nacional John Bolton) pegaram uma página do manual Gates / Mullen / Petraeus e frustraram as ordens de Trump de retirar as tropas americanas da Síria.

Alguns ex-funcionários de Trump, como James Jeffrey, o notório enviado especial à Síria durante os últimos anos de Trump no cargo, falaram abertamente sobre seu papel em minar a ordem de retirada do presidente. 

E em maio veio à tona que, em resposta à ordem presidencial direta de Trump para a retirada completa das tropas americanas da Somália e do Afeganistão, emitida em dezembro de 2020, o presidente dos chefes conjuntos, Mark Milley, junto com o conselheiro de segurança nacional Robert C O'Brien e o chefe da defesa em exercício, Christopher Miller, novamente prejudicaram o presidente.

De fato, em um eco perturbador do artigo acima mencionado de Jean-Marie Domenach descrevendo a mentalidade dos generais franceses traidores em 1961, Axios relata que os generais dos EUA sob Trump “discordavam fundamentalmente da visão de mundo do presidente. Eles foram investidos pessoalmente no Afeganistão. E vários viriam a ver como seu trabalho era salvar a América e o mundo de seu comandante-chefe. ”

Observando essas questões, há uma diferença fundamental entre a situação na França hoje e a situação nos Estados Unidos.

A opinião pública parece apoiar a posição dos generais dissidentes e militares na França. Na verdade, várias autoridades francesas reconheceram de má vontade a ameaça à política representada por uma ameaça islâmica interna.

A situação nos EUA em relação aos seus próprios generais renegados é invertida: A opinião pública nos EUA certamente faz não volta a subversão de políticas destinadas, principalmente, mas não só, para acabar com as guerras para sempre.

Para ser mais claro: embora insubordinados, os generais franceses aposentados e militares da ativa procuram salvar o país que servem do que vêem, e não sem razão, como uma ameaça real à segurança interna.

A situação nos Estados Unidos é bem diferente. Os generais renegados da América, em conivência com nomeados políticos hawkish, têm trabalhado contra a opinião pública e as ordens dos dois presidentes anteriores para encerrar uma série de intervenções fadadas ao fracasso que são hostis à segurança nacional dos EUA, mesmo que sejam travada em seu nome. 

*Este artigo foi produzido em parceria entre The Scrum Globetrotter , que o forneceu ao Asia Times.

*James W Carden é ex-conselheiro do Departamento de Estado dos EUA e colaborador frequente do The American Conservative e do The Quincy Institute's Responsible Statecraft. Mais por James Carden

Imagens: 1 - O general Philippe Lavigne, comandante remanescente das tropas francesas no Afeganistão, (2L) saúda durante uma cerimônia de entrega da responsabilidade a uma unidade turca no Aeroporto Internacional de Cabul (KAIA) em Cabul em 31 de dezembro de 2014. As últimas tropas francesas no Imagem: Afeganistão realizaram uma cerimônia em Cabul em 31 de dezembro, para marcar o fim de seu desdobramento após o encerramento das operações de combate da OTAN e quando uma nova missão de "treinamento e apoio" assume. Cerca de 150 soldados franceses que ajudavam a administrar o aeroporto militar entregaram a responsabilidade a uma unidade turca que operará sob a nova missão da OTAN. FOTO AFP / SHAH Marai (Foto: SHAH MARAI / AFP); 2 - Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin. Foto: AFP / Mandel Ngan

Sem comentários:

Mais lidas da semana