quarta-feira, 11 de agosto de 2021

Polónia está a acabar com 200 anos de liberdade de expressão?

# Publicado em português do Brasil

Denis Macshane* | EU Observer | opinião

Durante décadas, os jornalistas poloneses foram os melhores embaixadores de seu país. Ryszard Kapuściński, relatou sobre ditadores na África durante os anos comunistas da Polônia após 1950. Ele não atacou o regime dominante em Varsóvia. Mas todos entenderam a mensagem.

Depois de 1990, o Gazeta Wyborcza, o jornal fundado pelo jornalista mais conhecido da Polônia, Adam Michnik, foi fundamental para a reentrada da Polônia na democracia europeia após as décadas sombrias do controle soviético.

A irreverência faiscante dos jornalistas poloneses expôs as falhas das anteriores administrações pró-negócios de centro-esquerda e neoliberais.

Mas o jornalismo da Polônia agora está ameaçado. Desde que o partido católico-nacionalista Lei e Justiça (PiS em sua sigla em polonês) formou seu segundo governo em 2015, tem havido ataques implacáveis ​​ao jornalismo polonês.

Isso se deve mais às técnicas de gerenciamento de mídia do presidente russo Vladimir Putin do que às tradições que os jornalistas poloneses defendiam.

Além de desafiar o resto da Europa sobre a independência judicial, as mulheres e a modernidade LGBTI, o governo PiS trabalhou incansavelmente para diluir e enfraquecer o jornalismo polonês para que os repórteres simplesmente desistissem de responsabilizar qualquer uma das elites no poder.

Em um nível, não há nada de novo nisso. Os políticos nas democracias sempre buscaram influenciar, bajular ou mesmo controlar a imprensa e as emissoras posteriores.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump foi ajudado pela Fox News, a campanha do primeiro-ministro britânico Boris Johnson para cortar links foi a Europa apoiada por décadas por jornais influentes como o Daily Telegraph, e o ex-líder italiano Silvio Berlusconi distorceu as regras de propriedade de televisão da Itália para criar um rede de estações de TV que apoiou sua política idiossincrática.

Mas esses esforços, de modo geral, não envolveram todo o poder e autoridade do governo, como é o caso na Polônia.

Três passos para silenciar jornalistas

O primeiro passo na Polônia foi remover jornalistas independentes de posições-chave na radiodifusão pública.

Assim que o PiS conquistou o poder em 2015, houve um expurgo em massa de editores e jornalistas da Rádio Polonesa e da TV Polonesa - o equivalente à BBC na Polônia. Eles foram substituídos por apoiadores do PiS.

O segundo passo foi começar a usar a lei de difamação criminal contra jornalistas.

Em um acrônimo esplêndido chamado 'SLAPP', departamentos governamentais, ministros, juízes nomeados pelo PiS, oligarcas de negócios ligados ao partido no poder e indivíduos ricos estão autorizados a usar a lei polonesa para abrir um 'Processo Estratégico Contra Participantes Públicos "contra qualquer jornalista ou meio de comunicação.

Os juízes podem aplicar multas ou até ameaçar com pena de prisão contra jornalistas. Os iniciadores de SLAPPs vinculados ao PiS têm bolsas sem fundo. Aqueles que eles atacam, não. O objetivo é intimidar e desmoralizar o jornalista ou editor com processos judiciais que podem durar para sempre.

A Sociedade de Jornalistas da Polônia identificou 187 ataques legais diferentes lançados pelo PiS e suas redes contra repórteres e editores poloneses desde 2016.

O terceiro passo é forçar a venda compulsória de meios de comunicação para as firmas de apoio ao PiS.

Uma rede de 24 jornais regionais já foi vendida rapidamente após a pressão do PiS a uma empresa aliada do partido no poder. O PiS não quer apenas controlar a agenda política nacional no Sejm, o parlamento polonês, mas, na medida do possível, garantir que a voz do PiS domine as regiões, cidades e vilas polonesas.

Agora, o regime está de olho na rede de notícias independente e equilibrada mais popular da Polônia, TVN24. Foi lançado logo após o fim do comunismo com investimento do grupo francês Canal +.

Eles venderam para o US Discovery Channel. O Discovery não faz política, mas acredita nas normas ocidentais do jornalismo independente.

A putinização da mídia polonesa

Isso é inaceitável para o objetivo do PiS de 'putinização' da mídia polonesa. O regime propôs uma mudança legal dizendo que os proprietários estrangeiros de qualquer mídia na Polônia devem estar baseados na União Europeia ou no Espaço Econômico Europeu para incluir a Suíça.

Em um nível, isso é pura ousadia, já que a UE está pressionando duramente o ataque do PiS a um judiciário independente.

A ideia do chefe do PiS, Jarosław Kaczynski, orando para ajudar a Europa a expulsar o US Discovery é como algo que Ryzard Kapuściński poderia ter escrito em um de seus livros sobre déspotas africanos.

O Discovery está se fundindo com a Warner Brothers para formar um gigante da mídia global de US $ 130 bilhões. A ideia de políticos poloneses odiadores de gays tentarem impor um modelo de mídia de Putin à Polônia não atrairá a nação da primeira emenda e não impedirá a liberdade de expressão.

No entanto, um legislador do PiS, o deputado da Sejm, Marek Suski, disse que forçar a venda do gigante da mídia dos EUA a empresários poloneses daria ao governo "alguma influência" sobre a TVN.

Nem mesmo Vladimir Putin expressa isso de forma tão crua. Em Washington, um grupo de senadores americanos no influente comitê de relações exteriores, que já foi presidido pelo presidente Joe Biden, condenou as tentativas de expulsar o Discovery da Polônia.

Não se trata apenas da UE. Os legisladores americanos dizem que a adesão à Otan é incompatível com o tipo de ataques ao jornalismo livre agora no cerne da matriz ideológica do regime governante em Varsóvia.

Por cerca de 200 anos, a ideia de democracia e progresso esteve inextricavelmente ligada à liberdade de expressão e jornalismo. Mas na Polônia por quanto tempo?

* Denis MacShane é ex-presidente da União Nacional de Jornalistas do Reino Unido. Ele escreveu o primeiro livro em inglês sobre a solidariedade polonesa em 1982. Ele foi Ministro da Europa no governo Tony Blair e ajudou a negociar a entrada da Polônia na UE.

Imagem: Com sua estratégia para silenciar os jornalistas, o governo polonês não está apenas em confronto com a UE. Os Estados Unidos agora também o consideram incompatível com a adesão à Otan. (Foto: Reuters / Kacper Pempel)

Sem comentários:

Mais lidas da semana