sábado, 11 de setembro de 2021

11 de Setembro - Que todo o tipo de terrorismo seja abolido

11 de Setembro de 2001, uma data para lembrar e lamentar. O ocorrido nesse dia nos EUA, num ataque cobarde de terrorismo da Alcaeda contra as torres gémeas (WTC) vitimou quase três mil civis que ali trabalhavam ou que por ali passavam. E também bombeiros e outros que socorriam ou pretendiam socorrer quem estava ferido ou encurralado por destroços e fogo causado por dois aviões comerciais que chocaram criminosamente contra as referidas torres. 

A memória e a homenagem às vítimas aqui fica, assim como, tanto quanto parece justo, a história mal contada e as ocultações e falta de transparência do realmente ocorrido e porque razões ocorreu. Principalmente porque era preponderante na presidência dos EUA e suas ilhargas o poder de ações de um grupo que veio a provar-se ser desonesto, promotor de guerras e de desprezo pela humanidade. Os cidadãos civis que nos EUA pereceram nesse dia nas torres foram vitimas de uma ação cruel, desumana e de terrorismo boçal, não mereciam tal destino, nem as suas famílias. Foi uma ação de puro, radical e desumano terrorismo. No caso da Alcaeda, chefiada por Bin Laden.

Porém, também é igualmente terrorismo matar civis com a justificativa cobarde e desumana, criminosa, sob pretexto de “danos colaterais”. E os EUA são exímios nisso. Useiros e vezeiros. Devemos lamentar, devemos reprovar tal terrorismo praticado pelo mundo sob a bandeira dos EUA.

Devemos exigir que todo o tipo de terrorismo seja abolido. Que prevaleça a paz, o respeito mútuo entre nações e povos.

Atente-se nos hediondos números que referimos e respetivo título e curto preâmbulo:

Ataques aéreos liderados pelos EUA em África e na Ásia Ocidental mataram 22.000 civis em 20 anos: relatório

Ataques aéreos conduzidos por forças lideradas pelos EUA em vários países da África e da Ásia Ocidental nos últimos 20 anos das chamadas 'guerras eternas' mataram pelo menos 22.000 civis, de acordo com um monitor de conflito. Em uma nova aproximação, a organização baseada no Reino Unido Airwars disse que pelo menos 22.679 civis, e até 48.308, perderam suas vidas em ataques aéreos que faziam parte da "guerra ao terror" liderada pelos EUA, lançada após ataques terroristas em Nova York e Washington DC em 11 de setembro de 2001.

Podem ler em Página Global seguindo o link do título ou já AQUI.

Redação PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana