domingo, 12 de setembro de 2021

EUA retira mísseis apesar de operações da resistência iemenita

EUA retira sistema de mísseis na Arábia Saudita apesar de operações da resistência iemenita

# Publicado em português do Brasil

Islam Times - Os Estados Unidos removeram seu mais avançado sistema de defesa antimísseis e baterias Patriot da Arábia Saudita nas últimas semanas, mesmo enquanto o reino enfrentava operações aéreas contínuas do movimento de resistência Ansarullah do Iêmen. A redistribuição das defesas da Base Aérea Prince Sultan fora de Riade ocorreu enquanto os países árabes do Golfo observavam nervosamente a retirada caótica das tropas americanas do Afeganistão, incluindo suas evacuações de última hora do aeroporto internacional sitiado de Cabul.

Enquanto dezenas de milhares de forças americanas permanecem na Península Arábica como um contrapeso ao Irã, as nações do Golfo Árabe se preocupam com os planos futuros dos EUA, já que seus militares percebem uma ameaça crescente na Ásia que requer essas defesas antimísseis.

“As percepções importam se estão ou não enraizadas em uma realidade fria. E a percepção é muito clara de que os EUA não estão tão comprometidos com o Golfo como costumavam ser na opinião de muitas pessoas que tomam decisões na região ”, disse Kristian Ulrichsen, pesquisador do James A Baker III Instituto de Políticas Públicas da Rice University.

“Do ponto de vista saudita, eles agora veem Obama, Trump e Biden - três presidentes sucessivos - tomando decisões que significam, em certa medida, um abandono”.

A Base Aérea Prince Sultan, a cerca de 115 km a sudeste de Riad, já recebeu vários milhares de soldados americanos desde uma operação de mísseis e drones em 2019 no coração da produção de petróleo do reino. Essa operação foi reivindicada pela resistência Ansarullah do Iêmen.

A sudoeste da pista da base aérea, uma área de um quilômetro quadrado disparada por uma berma de terra viu baterias de mísseis da estação das forças americanas Patriot, bem como uma unidade avançada Terminal High Altitude Air Defense, de acordo com imagens de satélite da Planet Labs Inc. A O THAAD pode destruir mísseis balísticos em altitudes maiores do que os Patriots.

Uma imagem de satélite vista pela agência de notícias The Associated Press no final de agosto mostrou algumas das baterias removidas da área, embora a atividade e os veículos ainda pudessem ser vistos lá. Uma foto de alta resolução do satélite Planet Lab, tirada na sexta-feira, mostrou os blocos das baterias no local vazios, sem atividade visível.

A redistribuição de mísseis havia sido comentada por meses, em parte por causa do desejo de enfrentar o que as autoridades americanas veem como o iminente “conflito das grandes potências” com a China e a Rússia. No entanto, a retirada ocorreu no momento em que uma operação de drone Ansarullah contra a Arábia Saudita feriu oito e danificou um avião comercial no aeroporto do reino em Abha. O reino está travado em uma guerra sem saída com o Ansarullah desde março de 2015. O porta-voz do Pentágono, John Kirby, reconheceu “a redistribuição de certos meios de defesa aérea”. Ele disse que os EUA mantêm um compromisso "amplo e profundo" com seus aliados do Oriente Médio.

Sem comentários:

Mais lidas da semana