sábado, 18 de setembro de 2021

Parlamento Europeu em ataque desequilibrado à Rússia

Parlamento Europeu da Europa Lackey em ataque desequilibrado à Rússia

# Publicado em português do Brasil

Strategic Culture Foudation | editorial

Não é de admirar que tantos deputados ao Parlamento Europeu sirvam uma potência estrangeira contra os interesses dos seus próprios cidadãos, inclusive pondo em risco a sua segurança e paz.

Assim que a Federação Russa vai às urnas nas eleições legislativas neste fim de semana, o Parlamento Europeu lançou um ataque sem precedentes à soberania da Rússia.

Cerca de 74 por cento dos 669 membros do parlamento (MEPs) da Europa votaram na quinta-feira para aprovar um relatório pedindo uma série impressionante de movimentos hostis contra a Rússia. A grande ironia aqui é que isso equivale a uma interferência grosseira e explícita nos assuntos internos da Rússia por parte da União Europeia. Esta agressão é o que a UE acusa a Rússia sem qualquer evidência credível.

(Aviso de credibilidade: lembre-se de que o Parlamento Europeu é a mesma câmara de má reputação que votou dois anos para distorcer a história da Segunda Guerra Mundial, insinuando que a União Soviética foi parcialmente responsável por iniciar a conflagração junto com a Alemanha nazista.)

Um tema particularmente ofensivo no último relatório é a alegação de que as eleições russas realizadas neste fim de semana não serão legítimas. Isso antes mesmo de acontecerem! E, nesse caso, insta a União Europeia a não reconhecer o novo parlamento russo que emerge das urnas. Esta é uma forma incrivelmente idiota de sabotar ainda mais as relações já desgastadas entre a UE e o seu maior vizinho europeu. É um ato de agressão gratuito.

O que é duplamente ofensivo é que a Rússia afirma ter evidências substanciais de que os Estados Unidos e seus aliados europeus têm interferido na eleição russa ao financiar pseudo-grupos de oposição e supostos monitores eleitorais. Um desses monitores é Golos, que é financiado pela USAID e pelo National Endowment for Democracy, com sede nos Estados Unidos, ambos os quais são frentes da CIA. Então, quando as autoridades eleitorais russas restringem as atividades subversivas de tais grupos, os americanos e europeus condenam as “eleições injustas”. Isso é o que pode ser chamado de profecia autorrealizável.

Uma pequena misericórdia é que o voto parlamentar europeu não é vinculativo, o que significa que pode ser ignorado pelo executivo da Comissão Europeia e por qualquer um dos 27 estados membros do bloco. E ignorar tal movimento provocativo é o que eles deveriam fazer para que as relações entre a UE e a Rússia não mergulhassem em mais turbulência.

No entanto, o ataque dos legisladores europeus à Rússia merece uma condenação direta. Em um momento em que as tensões internacionais estão se tornando mais tensas e conflitantes, é desprezível que o Parlamento Europeu esteja promovendo uma política hostil em relação à Rússia (e à China). O diálogo, a diplomacia e o direito internacional estão sendo minados por apelos desequilibrados por ações adversárias. O Parlamento Europeu está sendo criminalmente irresponsável.

A retórica do relatório de 32 páginas aprovado pelo Parlamento Europeu é irracional, destemperada e incendiária. Refere-se repetidamente ao governo russo como o “regime de Putin” e acusa o Estado russo de “reprimir” sua própria população, além de ser uma “ameaça” para os vizinhos europeus.

O relatório é uma mesa de agitprop volumosa condizente com a guerra fria, que defende que a UE “deve contrabalançar os esforços da Rússia e da China para enfraquecer a democracia em todo o mundo e desestabilizar a ordem europeia”.

Isso enquanto os Estados Unidos e seus aliados europeus da OTAN aumentam suas forças militares nas fronteiras da Rússia e enquanto os EUA estabelecem esta semana uma nova aliança militar - conhecida como AUKUS - com a Grã-Bretanha e a Austrália, que é uma provocação audaciosa à segurança da China.

Lamentavelmente, o clima geopolítico é aquele em que o mundo está escorregando perigosamente para a guerra. E, para sua vergonha, o parlamento europeu - supostamente um bastião da democracia e do Estado de direito - está impulsionando de forma imprudente essa dinâmica destrutiva.

Algumas outras declarações hostis no relatório do parlamento europeu são os apelos à UE para que restrinja as importações de energia da Rússia de modo a “acabar com a dependência do petróleo e do gás russos”; exorta a UE a isolar a Rússia dos sistemas bancários internacionais; e exorta a UE a reforçar a cooperação com os Estados Unidos e outros parceiros com ideias semelhantes para “defender a democracia a nível global”.

Este último é particularmente risível vindo depois que os Estados Unidos deixaram os chamados aliados europeus em alta e sem vida com sua retirada unilateral do Afeganistão. Também nesta semana, os EUA se moveram para formar uma nova aliança militar com a Austrália, fornecendo a esta última submarinos com propulsão nuclear, fez a França reclamar de ser "apunhalada nas costas" por Washington devido à perda de Paris em um contrato naval de US $ 50 bilhões com Canberra.

Os legisladores europeus estão votando como lacaios patéticos dos Estados Unidos, apesar da Europa ser tratada repetidamente como um mero vassalo.

Mick Wallace, um eurodeputado irlandês independente que votou contra o relatório anti-Rússia nesta semana, disse que seus colegas legisladores europeus estavam seguindo servilmente a agenda dos EUA e não agindo no interesse dos cidadãos europeus.

“Os EUA têm interesse em criar uma divisão entre a UE e a Rússia - uma divisão financeira. E, infelizmente, agora, a UE não tem coragem de enfrentar os americanos e seguir seus próprios interesses ”, comentou Wallace.

“A votação contra a Rússia não foi nenhuma surpresa”, acrescentou. “A retórica anti-Rússia vem crescendo há mais de dois anos. É dirigido principalmente pelos Estados Unidos, que acharam fácil persuadir alguns estados membros da UE a obedecerem às suas ordens. Obviamente, os países bálticos estão mais do que dispostos a obedecer, assim como a Polônia, os escandinavos e alguns países do Leste Europeu ”.

No entanto, Wallace argumentou que a votação da maioria não tem sentido na realidade prática.

Ele disse: “É importante lembrar que, embora muitos dos eurodeputados alemães e franceses estejam votando com os Estados Bálticos, Polônia etc., isso significa um pouco de jogo para eles, em vez de uma intenção séria. Especialmente para os alemães que veem a sensação de ter um bom relacionamento com a Rússia, mas com suas próprias eleições se aproximando, agora não é o momento para argumentar ”.

Aqui está o kicker embora. A União Europeia enfrenta uma crise de autoridade governamental entre os seus 500 milhões de cidadãos. E não é de se admirar que tantos de seus parlamentares sejam covardes, dúbios e servindo a uma potência estrangeira contra os interesses de seus próprios cidadãos, inclusive colocando sua segurança e paz em risco.

Cujo parlamento não é legítimo?

Imagem: © Reuters / Yves Herman

Sem comentários:

Mais lidas da semana