sábado, 16 de outubro de 2021

Aukus | Crise dos submarinos australianos é para esquecer

União Europeia considera "incidente" com Washington fechado

"Está bom, acabou, vamos seguir em frente", disse o chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, após um encontro com seu homólogo americano.

O "incidente" está encerrado: o Alto Representante da União para a Política Externa, Josep Borrell , manifestou na sexta-feira, 15 de outubro, em Washington, seu desejo de virar a página da crise franco-americana no dossiê Aukus, que esfriou as relações entre os Estados Unidos e Bruxelas, dando as boas-vindas à cooperação transatlântica reforçada.

"Não vamos ser masoquistas e insistir continuamente em nossos problemas, temos que superá-los e olhar para o futuro" , disse ele a repórteres no dia seguinte ao encontro com seu homólogo americano, Antony Blinken. “Houve um incidente, houve alguns mal-entendidos, faltou comunicação, tudo isso já foi dito” , frisou. "Está bom, acabou, vamos em frente. Vamos começar a trabalhar juntos mais de perto ” , acrescentou.

“Construindo uma parceria mais equilibrada”

Em setembro, Josep Borrell expressou a “solidariedade” da União Europeia à França na crise sem precedentes que o opôs aos Estados Unidos. Em causa, o anúncio do presidente americano, Joe Biden, de uma nova aliança na região do Indo-Pacífico com a Austrália e o Reino Unido, que veio rescindir um importante contrato de submarinos celebrado entre Paris e Canberra. As autoridades francesas denunciaram um "golpe nas costas" e uma "quebra de confiança" .

O presidente Biden e seu homólogo francês, Emmanuel Macron, finalmente chegaram a um acordo para tentar restaurar a confiança. “É claro que o desejo de cooperar e construir uma parceria mais equilibrada é, para ambos os lados, a pedra angular desta nova parceria”, disse Josep Borrell na sexta-feira.

Ele saudou o próximo lançamento de um diálogo entre os Estados Unidos e a União Europeia sobre segurança e defesa, mas também a decisão, anunciada quinta-feira com Antony Blinken, de realizar "consultas no final do ano ". Pacífico ” . Este fórum irá fortalecer as discussões em curso entre a União Europeia e Washington sobre a postura a adotar em relação à China, cuja continuação está prevista para dezembro.

Le Monde

Na imagem: Josep Borrell durante reunião com o ministro das Relações Exteriores dos Estados Unidos, Antony Blinken, em Washington, 14 de outubro de 2021. JONATHAN ERNST / AP

No Le Monde leia a grande história: Artigo reservado para nossos assinantes Como Aukus torpedeou a venda de submarinos franceses para a Austrália

Sem comentários:

Mais lidas da semana