segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Portugal | PERDOA-LHES QUE NÓS NÃO

Joana Amaral Dias* | Diário de Notícias | opinião

Pode a máfia russa investigar o tráfico de mulheres? E os cartéis mexicanos poderão nomear comissões para investigar o narcotráfico? Não se trata, pelo contrário, de competência da polícia de investigação criminal? Os investigados escolhem os investigadores? E ainda lhes pagam? Que sentido faz? A igreja católica em Portugal vai então apurar décadas de abusos sexuais perpetrados na sua própria instituição e, claro, para isso seleccionou pessoas de bem, com prestígio, bons currículos e toda a credibilidade. Pois claro. Faria agora algum sentido o criminoso recrutar para investigar a sua própria casa gente sem mérito? A igreja escolhe e escolhe bem, paga-lhes e lava tudo. O orçamento será curto, a equipa reduzida e o prazo de um ano bem pequeno (tudo muito insuficiente quando comparado com França ou Austrália, por exemplo) mas se, no final, apenas se confessarem dois ou três peões do xadrez e se tudo souber a pouco, de quem será a responsabilidade? Certamente, da meia dúzia de técnicos independentes e irrepreensíveis que precisam de toda a sorte deste mundo. E do outro.

Jamais o crime organizado poderia constituir uma comissão independente para investigar colarinhos brancos, evidentemente. Reparem que se uma associação criminosa desse uma fatia dos seus enormes lucros à polícia judiciária para a investigar (poupando o já delapidado erário público), isso seria melhor do que ser o próprio crime organizado a investigar-se a si mesmo mas, ainda assim, suspeito e comprometido. Por isso, a rica Igreja Católica certamente não fará uma doação à PJ para analisar os crimes de colarinho preto mas ainda menos sentido faz que seja a Conferência Episcopal Portuguesa a determinar e a bancar a investigação a si própria, posto que não é lacre de imparcialidade alguma. Bem antes pelo contrário. Já agora, os 21 arquivos de cada uma das dioceses católicas (é aí que estão os documentos relevantes) estão sob a alçada dos Bispos, muitos dos quais estão contra este processo. Como se não bastasse, a Igreja Católica ainda não tornou obrigatória a denúncia às autoridades civis dos casos de abuso sexual e continuam a ser os bispos a fazer essa gestão. Ainda acredita? Fé?

Em matéria criminal, e ainda por cima tratando-se da integridade e dos direitos das crianças, há instituições para os garantir. Instituições essas a que a Igreja não pode nem deve sobrepor-se. Recorde-se, como aliás foi de novo sublinhado pela PJ esta semana, e como é óbvio, que as queixas nunca foram oriundas da própria igreja, partido sempre das vítimas e, noutros casos, surgindo de denúncias da imprensa ou por pressão política. Trata-se de uma instituição com dois mil anos, com muito poder e pouco escrutínio, onde o abuso está, infelizmente, intricado na sua própria orgânica, tanto que se revelou paraíso para predadores enquanto se proclamava dona da moral pública. Assim, a República Portuguesa devia chamar para si a responsabilidade de apurar todos os factos, não abrindo qualquer precedente. Hoje é a igreja que se investiga a si mesma, amanhã quem será? Um clube de futebol? Um banco? Os crimes prescrevem e os pecados não, mas nós precisamos de verdade e não de um milagre. Tomara que chegue. Oxalá.

*Psicóloga clínica. Escreve de acordo com a antiga ortografia

1 comentário:

mensagensnanett disse...

A europa identitária... versus... a europa do cidadanismo de roma
.
.
O SEPARATISMO IDENTITÁRIO É ABSOLUTAMENTE NATURAL NA EUROPA
.
.
.
--»» Por um lado, temos o EUROPEU CIDADÃO DE ROMA: este europeu projecta uma economia partindo do pressuposto da existência de outros... como fornecedores de abundância de mão-de-obra servil.
--»» Por outro lado, temos o EUROPEU IDENTITÁRIO: este europeu valoriza o Ideal de Liberdade que esteve na origem da nacionalidade: 'ter o seu espaço, prosperar ao seu ritmo'.
.
.
OS IDENTITÁRIOS REPUDIAM A HERANÇA DO NACIONALISTA DO SISTEMA!
O europeu cidadão-de-Roma XX-XXI, pois, pois, ele sim, é que tem interesse na herança do nacionalista do sistema... sim é isso mesmo: são da mesma laia:
- ambos projectam (uns no passado, outros no presente) uma economia partindo do pressuposto da existência de outros como fornecedoras de abundância de mão-de-obra servil (economia de índole esclavagista);
- ambos, imbuídos de tiques-dos-impérios, projectam (uns no passado, outros no presente) as mais variadas sabotagens sociológicas (houve, inclusive, povos autóctones que foram alvo de holocaustos massivos)... anti-intenções identitárias que prejudicam interesses economico-financeiros (economia de índole colonialista).
.
.
.
O que há a dizer aos globalization-lovers é simples e óbvio:
- possuem imensos, imensos, territórios ao seu jeito!...
- não sejam nazis!!!
- ou seja: aceitem a existência de outros!!!
Isto é: os 'globalization-lovers', UE-lovers, etc, que fiquem na sua... desde que respeitem os Direitos dos outros... e vice-versa.
.
.
SEPARATISMO-50-50
(separatismo identitário)
---» Todos Diferentes, Todos Iguais... isto é: todas as Identidades Autóctones devem possuir o Direito de ter o SEU espaço no planeta -» INCLUSIVE as de rendimento demográfico mais baixo, INCLUSIVE as economicamente menos rentáveis.
.
-» blog http://separatismo--50--50.blogspot.com/

Mais lidas da semana