segunda-feira, 27 de dezembro de 2021

Preço grossista da eletricidade na Península Ibérica em queda

Preço diário da eletricidade em Portugal e Espanha afunda-se para o valor mais baixo em quase dois meses

O preço grossista da eletricidade na Península Ibérica terá esta segunda-feira o quarto dia consecutivo de queda. Pela primeira vez em quase dois meses o preço diário será inferior a 100 euros por megawatt hora (MWh)

O preço grossista da eletricidade em Portugal e Espanha registará uma acentuada queda esta segunda-feira, afundando-se dos 188,69 euros por megawatt hora (MWh) deste domingo para 96,1 euros por MWh no primeiro dia útil da última semana do ano.

Os dados publicados pelo OMIE, o operador da contratação diária do mercado ibérico de eletricidade (Mibel), revelam que o custo médio grossista da energia elétrica em Portugal e Espanha esta segunda-feira será o mais baixo do corrente mês de dezembro, mas não só: será igualmente o preço diário mais baixo em quase dois meses.

É preciso recuar a 1 de novembro, quando o preço diário no Mibel foi de 91,2 euros por MWh, para encontrar um preço grossista mais baixo. Desde então a eletricidade transacionada diariamente no Mibel tem estado sempre acima dos 100 euros por MWh.

Entre 16 e 24 de dezembro o preço grossista no Mibel esteve, aliás, sempre acima dos 300 euros por MWh, um valor historicamente elevado para um mercado cujo preço médio entre os anos 2007 e 2020 rondou os 50 euros por MWh.

Esta segunda-feira será o quarto dia consecutivo de queda do preço grossista da eletricidade em Portugal e Espanha, depois do máximo histórico de 383,67 euros por MWh de 23 de dezembro.

Este domingo a queda do preço grossista fica associada a uma redução significativa no volume de produção das centrais de ciclo combinado alimentadas a gás natural (que continua a ser uma das tecnologias mais caras devido ao elevado preço que o combustível tem registado nos últimos meses).

Para essa redução no uso das centrais a gás está a contribuir um maior volume de produção eólica na Península Ibérica.

Os dados do OMIE mostram que no arranque da semana haverá novamente um forte aumento da produção eólica (passa de 249 gigawatts hora este domingo para 414 GWh esta segunda-feira), que praticamente expulsa do sistema elétrico as centrais a gás.

Com efeito, a produção das centrais a gás cai de 25,6 GWh este domingo para uns residuais 0,2 GWh na segunda-feira.

Segundo o OMIE, na madrugada desta segunda-feira o preço horário da eletricidade atingirá um mínimo de apenas 2,67 euros por MWh durante várias horas, que depois crescerá, atingindo um pico de 207,1 euros por MWh às 19h e aliviando nas horas seguintes.

Miguel Prado | Expresso

Sem comentários:

Mais lidas da semana