quarta-feira, 30 de novembro de 2022

China é o país do mundo mais rápido na melhoria da qualidade do ar: relatório

A China se tornou o país mais rápido do mundo em melhorar a qualidade do ar com uma queda dramática na intensidade das emissões dos principais poluentes e carbono, disse um relatório de uma ONG ambiental.

#Traduzido em português do Brasil

A concentração média anual de PM2,5 na China e a concentração de dióxido de enxofre caíram cerca de 56% e 78% de 2013 a 2021, respectivamente, tornando a China o país que melhorou a qualidade do ar com a velocidade mais rápida do mundo, disse a Clean Air Asia (CCA ), uma ONG internacional que trabalha para melhorar a qualidade do ar e cidades mais saudáveis ​​em toda a Ásia, com sede em Manila, nas Filipinas.

A CCA divulgou o relatório sobre a última década de ar mais limpo e mudanças climáticas da China no China Blue Sky Forum 2022, realizado na terça-feira por meio de um link de vídeo, avaliando a situação da qualidade do ar em 20 países, incluindo EUA, Reino Unido e Alemanha, além de 17 outros países da Ásia, como China, Japão, Coréia do Sul, Mongólia, Cingapura, Indonésia, Filipinas, Índia e Paquistão.

De acordo com o relatório, a qualidade do ar nas megacidades cobertas pela análise melhorou na última década, principalmente no leste da Ásia. De 2018 a 2021, oito das nove cidades que viram sua média móvel de três anos de concentração de PM2,5 cair mais de 10% estavam no leste da Ásia e seis delas na China.

Especialistas disseram que os benefícios da melhoria da qualidade do ar excedem os custos envolvidos. "A pesquisa mais recente mostrou que se a qualidade do ar fosse melhorada continuamente com base no nível de 2020, os benefícios para a saúde poderiam representar cerca de 1-4 por cento do PIB, o que é maior do que o custo", disse Zhang Shiqiu, professor do Faculdade de Ciências e Engenharia Ambiental da Universidade de Pequim, no fórum.

A China revisou e emitiu seus Padrões de Qualidade do Ar Ambiente em 2012 e fez grandes esforços na "década de ouro" na prevenção e controle da poluição do ar. A China se tornou o país do mundo que melhorou mais rapidamente em termos de qualidade do ar, e muitos de seus padrões de controle de emissões já estão no nível avançado do mundo, disse o relatório.

O Ministério de Ecologia e Meio Ambiente da China disse em maio que 218 das 339 cidades no nível de prefeitura e acima atingiram os padrões de qualidade do ar em 2021, um aumento de 3,5% em comparação com 2020. Diretrizes Globais de Qualidade do Ar da OMS, Zhang sugeriu aumentar ainda mais o padrão de concentração de PM2,5 para proteger melhor a saúde pública.

Além da qualidade do ar, o relatório comparou as emissões da China dos principais poluentes atmosféricos e gases de efeito estufa, consumo de energia e indicadores da indústria de transporte com outros países.

As emissões de SO2 e NOx por unidade de PIB da China caíram, respectivamente, cerca de 88 e 70 por cento de 2011 a 2019, a queda mais acentuada entre todos os países, enquanto as emissões de SO2 e NOx por unidade de PIB também apresentaram quedas de mais de 40 por cento nos EUA, Reino Unido e Cingapura, disse o relatório.

Quando se trata de transporte, a China é o maior mercado de carros elétricos de passageiros desde 2015, respondendo por metade do mercado global. De 2011 a 2021, a taxa composta de crescimento anual do setor de carros elétricos de passageiros da China atingiu 91,3%, superior à média global, segundo o relatório.

Embora a intensidade das emissões de carbono da China tenha caído 34,4% na última década, os especialistas apontaram que ela deve trabalhar muito para atingir o pico de carbono e a neutralidade do carbono em um período de tempo mais curto do que os países desenvolvidos.

Em 2020, a China estabeleceu a meta de atingir o pico de carbono até 2030 e a neutralidade do carbono até 2060.

Zhang Changyue | Global Times | Imagem: Céu azul em Pequim Foto:IC

Sem comentários:

Mais lidas da semana