segunda-feira, 9 de janeiro de 2023

JUDICIÁRIO IRAQUIANO EMITE MANDATO DE PRISÃO CONTRA DONALD TRUMP

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, admitiu ter dado a ordem para assassinar o comandante iraniano Qassem Soleimani e seu homólogo iraquiano Abu Mahdi al-Muhandis

News Desk, 05 de janeiro de 2023 | em The Cradle | # Traduzido em português do Brasil

Segundo a agência de notícias Baghdad Today, o presidente do Conselho Superior de Justiça do Iraque, Faiq Zaidan, anunciou no dia 5 de janeiro a emissão de um mandado de prisão contra o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Zaidan mencionou em comunicado que o judiciário iraquiano emitiu um mandado de prisão para o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, que confessou ter dado luz verde para matar o comandante iraniano Qassem Soleimani e seu colega iraquiano Abu Mahdi al-Muhandis em um ataque de drone no início de 2020 .

O chefe do Conselho Judicial do Iraque fez os comentários durante o terceiro aniversário do assassinato de Soleimani em Bagdá, onde várias autoridades iraquianas proeminentes, incluindo o primeiro-ministro Mohammad Shia 'al-Sudani, estavam presentes.

Em seu discurso, Zidan denunciou o ataque mortal e afirmou que o ex-presidente Trump, que oficialmente “admitiu ter cometido o crime”, recebeu um mandado de prisão do mais alto tribunal do país.

“Por que ele ainda não foi responsabilizado por esse crime hediondo?” Zaidan perguntou.

Em abril de 2022, o Ministério das Relações Exteriores iraniano impôs sanções tanto aos atuais funcionários dos EUA quanto aos ex-funcionários, de acordo com um anúncio oficial.

Nove funcionários dos EUA foram adicionados à lista de sanções do Irã por apoiar o terrorismo em todo o mundo, enquanto outros 15 funcionários dos EUA foram adicionados por violações dos direitos humanos.

O Ministério das Relações Exteriores iraniano disse que os funcionários designados “participaram do apoio, organização e imposição das Medidas Coercitivas Unilaterais dos Estados Unidos contra o povo e o governo do Irã. Eles também financiaram e apoiaram grupos terroristas e atos terroristas contra o Irã, bem como as medidas repressivas do regime sionista de Israel na região, particularmente contra o povo palestino”.

Entre os nomes conhecidos que o Irã vinculou a atividades terroristas estão o general aposentado George W. Casey Jr. , o advogado de Trump e ex-prefeito de Nova York Rudy Giuliani , o ex-vice-presidente dos EUA Joe Lieberman, a embaixadora dos EUA no Líbano Dorothy Shea embaixador em Israel David Friedman .

Giuliani foi conselheiro do ex-presidente dos EUA Donald Trump, que ordenou o assassinato do general iraniano Qassem Soleimani em 3 de janeiro de 2020.

Giuliani também foi convidado em várias conferências chamadas 'Irã Livre' realizadas por Mujahideen-e-Khalk (MEK), uma organização terrorista liderada por expatriados iranianos. O MEK matou dezenas de civis iranianos ao longo das décadas.

Imagem: SAUL LOEB/AFP via Getty Images

Sem comentários:

Mais lidas da semana