sábado, 13 de setembro de 2025

MENTIRA COMPARADA -- De Mal ao Descalabro

J. Bazeza, Luanda >

As coisas vão de mal ao descalabro na República da Sanzala. Mafioso pensou, pensou e voltou a pensar. Concluiu que em casa onde não há pão, todos falam, falam, ralham que ralham mas ninguém tem razão. 

Boca Azul disse que a razão vai chegar em 2026, quando o Partido que é o Povo tiver nova liderança. Verdadeiros dirigentes. Militantes empenhados e mobilizados, da base ao topo, para resolverem os problemas do Povo. A aldrabice do está falar, está fazer já não convence ninguém. Mudem o disco.  

A propósito. Essa bangona auxiliar do Titular Poder Executivo para o Desemprego Trabalho Escravo e Insegurança Social assegurou em Março que as pensões dos reformados iam ser uma beleza. Mentirosa, abusadora, inimiga jurada dos trabalhadores e dos angolanos que vivem do seu trabalho. Em 2027 vai ser julgada num tribunal igual ao de Nuremberga. Mas sem pena de morte. Nós somos civilizados. 

Os velhotes que trabalharam uma vida inteira são tratados como que se fossem lixo. Todo o dinheiro da pensão é gasto na compra de medicamentos. E nos transportes cada vez mais caros. Os bandidos roubam os combustíveis. Fazem contrabando. Os cidadãos honestos e cumpridores é que pagam a factura. Quem tem um governo assim não precisa dos invasores karkmanos e seus ajudantes de capoeira.

Porque sofrem os reformados e pensionistas? Porque faliram as políticas sociais. Porque não há protecção social. O Infiel Empregado do Povo e todos os seus auxiliares sabem desse inimigo visível, que é a falta de protecção social aos ngavives, viúvas, muitas de guerra, órfãos, crianças de rua e na rua.

Mafioso tem a plena certeza que o Infiel Empregado do pobre povito desconhece essa triste situação dos velhotes, das viúvas e das crianças. Mas tem a quem perguntar. Basta falar com os membros dos comités e de acção do seu partido.

O dinheiro para a protecção das pessoas vulneráveis tem de estar sempre disponível. Nem que tenham de atrasar os pagamentos à Mota  da Engil, aos motoristas do Carrinho e outras empresas do arco do poder.  Quem tem o kumbu?

Ponha a mão no ar quem rouba o dinheiro para os velhotes, as viúvas e crianças desamparadas verem quem é a malandra

Boca Azul diz que a pergunta é interessante. Pode ser comparada com aquela que foi feita ao Infiel Empregado do Povo sobre a subida do miserável salário dos jornalistas. E ele com o habitual cinismo mandou perguntar ao seu auxiliar que abusa da Comunicação Social e só cuida dos propagandistas.

Assim andam os empurras na República da Sanzala. Ninguém sabe quem tem de velar pela protecção social. As telecomunicações e seus técnicos já se confundem com a comunicação social e os jornalistas. 

Dá mesmo para comparar estas mentiras. Mas só até 2026. Depois em 2027 com a vitória do Partido que é o Povo, tudo muda. 

O Povito tem coração e vai tundar os oportunistas, bajuladores e gatunos de classe executiva. De luxo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana