Páginas

sexta-feira, 4 de abril de 2025

MENTIRA COMPARADA -- Negligência Consciente no Sobado

J. Bazeza, Luanda >

Boca Azul não passou da quarta classe do colono. Mas lendo livros aprendeu a compreender o que se passa na República da Sanzala. Quando o seu amigão Mafioso lhe ligou para saber como vão os mambos da política, ele escondeu-se atrás de verdades inventadas e mentiras descaradas. A vida está difícil para todos. 

O litro do gasóleo subiu para 300 kwanzas. Ordens do Fundo Monetário Internacional (FMI) o braço armado financeiro da Casa dos Brancos. Soba grande e auxiliares não sabem que na hora do aumento, as corridas dos azulinhos aumentaram de 200 para 300 kwanzas e as rotas ficaram mais curtas. 

Mafioso atirou logo: 

E os jornalistas dos Media públicos não estão atrás desse acontecimento que é de interesse público? 

Boca Azul lembrou ao amigão Mafioso que na Sanzala, nos Media, públicos ou privados, não trabalham jornalistas. São todos auxiliares, dos auxiliares, dos auxiliares do Poder Executivo. Andam todos pendurados na oliveira careca e comem fruta em Caldas. Alguns são excelentes palhaços. Estão desculpados. 

Jornalistas viraram propagandistas de papel passado. Logo não interessa aos auxiliares do poder executivo, que a bofetada dos taxistas aos passageiros seja do conhecimento do soba. Porque pode sentir-se traído pela equipa económica. Informaram o soba grande que o aumento do preço do gasóleo não ia ter efeito no preço das corridas dos azulinhos. O povito até ia pagar menos. O chefe acreditou, porque acredita sempre no que lhe interessa. Por isso é o chefe.

Mafioso pediu a palavra para criticar Boca Azul. Lembrou ao mundo pagante que um dos papéis da comunicação social, principalmente a pública, é mostrar, divulgar e escrever o que de bom e de mau se passa na Sanzala. Ou mesmo o que se passa de pior. A kingila das Finanças e a titular do desemprego e insegurança social são péssimas. Deviam fazer manchete todos os dias. Já foram presas. Já estão no Bentiaba. Já trabalham nas hortas e nas salinas. Já estão de castigo no deserto, sem água. Grandes notícias. Grandes festas!

Boca Azul garantiu que todos os malés, malés, malés que acontecem na República da Sanzala são propositados. Negligência Consciente do soba e seus auxiliares.
Esmagamento das pensões dos reformados. Aumento do preço do gasóleo, que dá alteração do preço dos táxis e rotas mais curtas. Não é propositado? Os cães ladram, a caravana passa, os pobres lamentam, gritam, choram mas a decisão está tomada. Vão queixar-se onde e a quem? 

O soba tem o poder absoluto. Ele manda nos procuradores e nos juízes. Os Tribunais da primeira à última instância são dele.

Mafioso ficou uns minutos calado. Ganhou fôlego e exclamou: 

Amigão Boca Azul estás a dizer que o soba, titular do poder executivo, e os seus auxiliares estão abraçados à Negligencia Consciente! Boca não respondeu. 

E Mafioso disse que não se pode comparar uma mentira piedosa com uma verdade paralítica. Cortem os salários e as mordomias, aos auxiliares e ao soba grande! Quem mexer nos cofres públicos vai para a guerra na Ucrânia ou para a prisão do Trump em El Salvador! Depois avança a mentira comparada. O salão de cabeleireiro da dona Vera das Aves vai ser confiscado. A turma do Pita Grós e os juízes recebem dez por cento por cada penteado. Corrupção acabou.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Sejam bem-vindos

Mudámos o nosso email para paginaglobal@gmail.com