quinta-feira, 20 de março de 2014

Moçambique – 2013: SEQUESTRADORES FIZERAM 44 VÍTIMAS EM TODO O PAÍS



O País (mz)

A criminalidade está a ganhar cada vez mais terreno no país e o Ministério do Interior procura encontrar formas de a contrariar. Ontem, em Maputo, num seminário organizado pelo Ministério do Interior, em que se esperava colher sensibilidades de diversas personalidades, a ministra da Justiça, Benvinda Levi, que abriu oficialmente a reunião, fez uma retrospectiva do cenário criminal em 2013. Na ocasião, falou de diversos casos criminais que ocorreram entre 2012 e 2013.

A ministra revelou que os sequestradores fizeram 44 vítimas um pouco por todo o país, um fenómeno que acontece de forma estranha, tendo como principais vítimas moçambicanos de origem asiática, mas também europeus.

O crime de sequestro tem como principal palco a cidade de Maputo. É que, dos 44 casos registados em 2013, 31 ocorreram na cidade capital, nove na cidade da Matola, três na cidade da Beira e a cidade nortenha de Nampula registou um caso.

A ministra da Justiça diz que, na sequência deste tipo de ilícitos, foram remetidos aos tribunais 20 processos-crime, com arguidos em privação da liberdade. Desses processos, 14 foram já julgados e os outros ainda estão na fase de instrução contraditória, ou seja, uma fase processual que visa proporcionar ao arguido, antes da formação definitiva da culpa, um meio complementar de defesa pela efectivação das diligências por ele requeridas, tendentes a preparar ou corroborar a sua defesa e a elidir ou enfraquecer a prova fundamentadora da acusação.

Leia mais na edição impressa do «Jornal O País»

Sem comentários:

Mais lidas da semana