sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

“GRÉCIA ESTÁ A DAR UM GRANDE CONTRIBUTO QUE É PARA MANTER” - Ferreira Leite




A situação que a Grécia atravessa está a dar “um grande contributo” à União Europeia, já que, pela primeira vez, se está a discutir um tema que era encarado como “tabu”. Quem o disse foi Manuela Ferreira Leite, em comentário na TVI24.

Manuela Ferreira Leite frisou, no seu comentário semanal, o contributo que a Grécia está a dar no que diz respeito à discussão das linhas orientadoras propostas pela União Europeia (UE) para os países em dificuldades.

É de destacar o “grande contributo que a Grécia pode dar e da qual todos poderão beneficiar: o ajustamento entre as posições da UE e as dos países que discordam da sua política. Isso é algo de novo”, frisou a antiga ministra das Finanças, destacando que “até à data, ninguém discutia” este assunto, tratado como “tabu”.

A possível saída da Grécia da zona euro – um cenário que se mantém em cima da mesa, mas que parece estar a afastar-se – “deixou de ser uma discussão técnica e passou, pura e simplesmente, a ser uma questão política”, afirmou a ex-líder do PSD.

Manuela Ferreira Leite não deixou, contudo, de ressalvar que “a verdadeira negociação não será feita aos microfones” e que “o tema não será discutido na praça pública”.

"BCE não agiu para pôr a Grécia em sentido"

Em reação à decisão do Banco Central Europeu (BCE) de deixar de aceitar os títulos de dívida grega como colateral para empréstimos bancários, a economista disse entender que Mario Draghi se limitou a “aplicar uma medida que está consagrada”, porque “enquanto a Grécia não tem um projeto de governo, não está em condições de utilizar a dívida grega como garantia num empréstimo”.

“Não significa que deixe de ter acesso a financiamento, mas que o vai ter a juros mais elevados. (…) Os elogios que tenho feito a Draghi, mantenho-os. Não foi sinal positivo [para os mercados], mas também não foi uma medida para pôr a Grécia em sentido”.

Goreti Pêra – Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana