quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Timor-Leste quer facilitar entrada na Indonésia aos convidados do aniversário da independência



Díli, 28 out (Lusa) - O ministro dos Negócios Estrangeiros timorense disse hoje à Lusa que pretende facilitar o processo de vistos de entrada na Indonésia aos convidados que queiram participar nas celebrações do 40.º aniversário da independência de Timor-Leste.
"Estamos a falar com a Indonésia para facilitar a questão no que toca aos convidados. Eles entregam-nos o passaporte e nós tratamos dos vistos, por isso não haverá problemas", disse à Lusa Hernâni Coelho.

Dificuldades técnicas, do lado indonésio, complicam a viagem por terra entre Timor-Leste e o enclave de Oecusse-Ambeno, que acolhe em novembro as celebrações dos 40 anos da declaração unilateral da independência de Timor-Leste e os 500 anos da chegada dos primeiros navegadores portugueses à ilha.

Hernâni Coelho disse à Lusa que, por enquanto, "os vistos têm de ser pedidos na embaixada indonésia em Díli, porque não há infraestruturas e condições para conceder visto à chegada nos postos fronteiriços".

"O processamento do visto é normal, aplicável por cada país com a suas regras próprias. É óbvio que, aqui na fronteira, temos uma situação um pouco mais difícil que noutros pontos de entrada na Indonésia por causa da não-existência do sistema digitalizado para poder obter o visto à chegada, como ocorre noutros locais", disse.

"Está a ser negociada essa questão e a possibilidade de abrir entre cinco a nove pontos de entrada que tenham o equipamento e que possibilitem este tipo de visto", disse.

Um processo, afirmou, que não vai ficar concluído a tempo das celebrações mas que não será um problema para os convidados - "quatro a cinco países já confirmaram que estarão representados a nível de chefe de Estado e de Governo".

"Não vemos grande problema nesta questão", disse, explicando que Timor-Leste está a negociar a abertura de um acesso especial para os convidados dos eventos previstos para os dias 26 a 28 de novembro.

Entretanto, uma delegação de Timor-Leste, liderada pelo secretário-geral do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Francisco Cepeda, e que integra representantes de vários gabinetes, está em Surabaya para contactos com as autoridades indonésias sobre a fronteira marítima.

O MNE informou em comunicado que a reunião, que decorre quinta e sexta-feira, surge depois de reuniões mantidas em Díli em setembro e analisará os termos de referência e plano de trabalho do processo de negociação entre os dois países sobre esta matéria.

ASP // JPS

Sem comentários:

Mais lidas da semana