quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

HÁ VÁRIOS PAÍSES A PROCURAR UMA “FUGA” À SUPERVISÃO ECONÓMICA DA UE



Caso britânico tem centrado atenções, mas não é o único na área de livre comércio e circulação. Discussões da próxima semana serão decisivas para o futuro da União.

A vaga de fundo que pede mudanças na abordagem da União Europeia à soberania dos Estados-membros continua a crescer. O Reino Unido tem sido uma das vozes mais críticas da política comum desde a criação da zona euro, mas com a probabilidade cada vez maior de uma renegociação dos termos de adesão, vários outros países preparam-se para avançar com pedidos semelhantes.

Caso as conversas entre Londres e Bruxelas na próxima semana acabem com um acordo, a Bloomberg garante que por toda a Europa a situação será vista com bons olhos e poderá convencer outros governos a dar um passo em frente.

A pressão dos separatistas da Catalunha coloca Espanha na linha da frente, mas as dificuldades da banca italiana e a influência no Orçamento poderão ser suficientes para convencer Matteo Renzi a avançar primeiro. A ambição independentista da Dinamarca, Polónia e Hungria também está a centrar atenções, mas há quem esteja a trabalhar para reforçar os poderes da União.

Além dos gigantes Alemanha e França, também a Finlândia é vista como uma peça chave na defesa de uma UE mais ‘musculada’, com maior poder de decisão política e económica em cada país.

Bruno Mourão com Elsa Pereira, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana