domingo, 13 de novembro de 2016

IDEIAS FABRICADAS



Manuel Carvalho da Silva – Jornal de Notícias, opinião

Há momentos em que parece haver uma fábrica onde se cozem ideias pronto-a-vestir e empresas que as distribuem rapidamente a todas as casas. A respeito da vitória de Trump, são três as principais ideias deste tipo que os comentadores dos grandes meios de comunicação nos apresentam.

A primeira. Dizem-nos que, na realidade, a vitória de Trump não faz grande diferença, pois nos EUA existem contrapoderes capazes de garantir que o "sistema" funcione sempre de forma idêntica, independentemente de quem ocupa o posto de comando. Veremos se assim é.

Por certo, Wall Street, agora com reforço do poder dos banqueiros e a Goldman Sachs bem à cabeça, continuará a nomear os conselheiros económicos e os lugares-chave da administração. A conceção imperialista e as atuações de intromissão abusiva e violenta do poder norte-americano noutros países não são novas, agora poderão alterar-se as prioridades e ser ainda mais brutal, mas para os produtores destas ideias isso é normal. Ao mesmo tempo escamoteiam ou secundarizam mudanças de maior significado. É que, não é mesma coisa desregular ainda mais o sistema financeiro e descer os impostos para os rendimentos elevados e as grandes empresas, ou deixar de o fazer. Não é a mesma coisa denunciar o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas ou cumpri-lo. Não é a mesma coisa deportar emigrantes ou deixar de o fazer. Não é mesma coisa pôr termo ao débil sistema de saúde pública criado por Obama, ou procurar melhorá-lo. Não é a mesma coisa liberalizar ainda mais o comércio de armas, ou procurar limitá-lo.

Trump sem dúvida significa mudança, significa aprofundamento do retrocesso face a todos os progressos conseguidos desde a 2.ª Guerra Mundial. Trump adiciona ao poder de Wall Street novas e duras doses de violência, de autoritarismo e de ódio, e propõe-se utilizar instrumentos do Estado autoritário de que o poder da finança e dos negócios parece carecer para fazer face à "crise" incubada por esse mesmo poder.

A segunda. A ideia de que quem deu a vitória a Trump foi a "classe média" e a classe trabalhadora, "brancas" e "iletradas". Ora, de facto, o que deu a vitória a Trump foi um voto muito transversal a todas as classes - do 1% do topo que espera ver os seus impostos ainda mais reduzidos, ao 1% da base que tem insatisfações fundadas e naturais desejos de mudança. Trump, embora com demagogia e muita mentira, disse-lhes que vai reconstruir a indústria e criar novos empregos à custa de emigrantes expatriados. O que deu a vitória a Trump foi ter como adversária uma candidata enredada nas malhas da finança, da promiscuidade de interesses e do desrespeito por valores éticos, que personificam o cerne do status quo.

A terceira. Desavergonhadamente é-nos vendida a ideia de que Trump é uma das faces do "protecionismo retrogrado" que se opõe à "globalização" inelutável e progressiva, que está a retirar milhões de pessoas da miséria. A outra face deste protecionismo é a "extrema-esquerda", dizem-nos. Para esses fazedores da "realidade", tudo é "populismo", no mesmo saco. Os factos mostram, entretanto, que a "globalização" de que se fala pouco mais é que um redesenho da divisão internacional do trabalho, muito sustentada em barreiras tecnológicas libertas de decisões políticas que as coloquem ao serviço das pessoas, e escoradas por direitos de propriedade intelectual reforçados. No essencial é um Mundo divido por um muro que tem de um lado trabalho intensivo e sem direitos para muitos - Trump é um antissindicalista primário - e, do outro, "serviços" tecnológicos bem remunerados para uma minoria bem-sucedida e com uma massa de desempregados ou subempregados com cada vez menos direitos. Muitos destes já não são classificados de trabalhadores, mas sim de executores de atividades da "economia colaborativa".

Enquanto o protecionismo de Trump é demagogia que serve o propósito de neutralizar o descontentamento e submeter as pessoas, a proteção social da Esquerda, a busca de regras para a economia e valores éticos e morais para a política, são a resposta necessária a um poder do capital que se torna exorbitante e despótico, quando deixa de ter limites e fronteiras.

*Investigador e professor universitário

2 comentários:

Anónimo disse...

Oferta de empréstimo de Natal.

Fazemos esta oferta antes do final do ano, empréstimo disponível a taxa de juros de 2% entre em contato conosco para mais informações em mary.judy555@gmail.com
Atenciosamente
Mrs.Mary Judy
Email: mary.judy555@gmail.com

Anónimo disse...

TESTEMUNHO SOBRE COMO você obteve um empréstimo de uma empresa de empréstimo GENUINE na semana passada.

Eu sou Danny Meister pelo nome. Eu moro nos EUA, eu quero usar este meio para alertar todos os requerentes de empréstimo para ter muito cuidado, porque há fraudes em todos os lugares. Há meses eu estava financeiramente tenso, e por causa do meu desespero eu tenho roubado por vários credores on-line. Eu tinha quase perdido a esperança até que um amigo me encaminhou para um emprestador muito confiável chamado Sra. Mary Judy, que me emprestou um empréstimo não garantido de US $ 150.000,00 dólares na última semana 7 horas sem qualquer estresse. Se você estiver na necessidade de qualquer tipo de empréstimo apenas contactá-la através de e-mail: mary.judy555@gmail.com

Mais lidas da semana