quinta-feira, 10 de março de 2016

MARCELO, O SALVADOR. MARCELO, O MAIOR…



Está lá? Bom dia, sou o Manel. Disse o português à rasquinha à voz que do outro lado atendeu o telefone (um angariador de pessoal para emigrarem para a Alemhanha).

Ah, Portugal. Marcelo! Daqui por uma semana já aqui tenho uma empresa com trabalho para si! - respondeu o angariador.

Não. Não sou o Marcelo. Sou o Manel Caixinha. – confirmou o provável emigrante.

Sim, pois. Mas agora em Portugal são todos Marcelos. Ele é o maior. Portugal está bem entregue! - esganiçou-se o angariador, lá da Alemanha, a esclarecer...

E estamos assim. Cheios de tesão do mijo à conta de Marcelo Rebelo de Sousa. Em Portugal Marcelo é que está a dar. Marcelo o salvador, Marcelo o maior. Marcelo. Marcelo. Marcelo.

Marcelo na Europa já é mais conhecido que o remédio para despiolhar. Ou o antiparasitas para os cães e gatos e os preservativos Truka-Truka.

Vejam só onde chegámos. Tudo isto se deve a Cavaco. Foi tão mau, um PR tão mau, que qualquer coisa é melhor que ele. Até um cão ou um gato, uma coruja ou um mocho, até uma cagarra em Presidente da República faria furor a substituir Cavaco no cargo.

Devido a isso Marcelo está em exagerada alta, nas expetativas, nas esperanças, no andar a pé e sentar-se nas escadarias. Se Marcelo der um traque que seja audível e fique registado sonoramente os portugueses vão adorar. Dirão com fleuma que Portugal até tem um PR que dá traques e fura o protocolo. É o maior.

Estamos no segundo dia de Marcelo como PR... Podemos e devemos ter esperanças. Sabemos que é diferente de Cavaco e que pode vir a ser deslumbrantemente melhor (o que não é dificil) mas, por favor, não embandeiremos em arco. Não construamos um mito que depois poderá redundar em ilusão. Em grande desilusão.

Oxalá que não aconteça. Oxalá que Marcelo confirme ao longo do seu mandato presidencial que é o presidente de todos os portugueses e, principalmente, dos mais carenciados, dos mais indefesos, dos mais explorados e injustiçados (esses são milhões). Oxalá.

É que agora, ao principio é tudo muito bonito. Depois...

Fiquemos atentos. Estamos à espera, para ver. Ver para crer, como São Tomé.

Redação PG / MM

Bom dia, este é o seu Expresso Curto 

Henrique Monteiro – Expresso

Toda a gente gosta do Marcelo

Os presidentes da República eleitos em democracia foram Eanes, Soares, Sampaio, Cavaco e Marcelo, que ontem tomou posse. Por algum motivo não foram António, Mário, Jorge, Aníbal e Rebelo de Sousa. Marcelo é Marcelo (já foi Marcelete, quando o outro Marcelo, Caetano de apelido, era referido amiúde). A popular série de televisão norte-americanaEverybody Loves Raymond (Todos gostam do Raymond), que foi para o ar nos EUA entre 1996 e 2005 e teve algum sucesso posterior em Portugal, podia, em versão caseira, chamar-seToda a gente gosta do Marcelo. Assim mesmo: do Marcelo.

Mesmo à esquerda Marcelo tem entusiastas. O PS aplaudiu-o de pé e com alguma garra e os restantes partidos que apoiam o Governo só disseram o que disseram... por tradição. O Presidente dividiu a esquerda com doses simpatia e com a mesma descontração que seguiu a pé para o Parlamento.Ferro Rodrigues elogiou-o muito, e Juncker também. As quebras de protocolo e momentos bizarros foram momentos de afetos que fazem lembrar Soares. Isso torna Marcelo um ‘anti-Cavaco’? Talvez…

Passos Coelho foi para Oxford participar numa conferência. Talvez tenha Marcelite, uma espécie de inflamação provocada por uma dose excessiva de Marcelo. Ou, então, acha natural estar na posse e faltar a um almoço reservado a duas dúzias de personalidades, entre as quais o Rei de Espanha e o Presidente de Moçambique, para além do Presidente da Comissão Europeia e as mais altas instâncias do país. Ainda assim disse ter gostado, como Paulo Portas e o resto de quase toda a população, do Cardeal Patriarca ao Xeique Munir, imã da Mesquita de Lisboa. À noite houve cantorias na Praça do Município (maldito tempo chuvoso!), onde Marcelo foi mais vedeta do que as vedetas e hoje os jornais embandeiram em arco e alinham pela bitola. Vejamos:

Todos trazem grandes fotos e maiores esperanças nas capas, à exceção do 'Correio da Manhã' e dos desportivos, que falam da glória do Benfica. De resto, o 'DN' titula "Temos de sair desteclima de crise em que quase sempre vivemos"; o 'Público' exclama: "Marcelo: de gesto em gesto, novo Presidente tentou unir todos 'num dia de sonho'"; o 'I' puxa "O Presidente que o PS aplaude de pé": o 'Jornal de Notícias' tem a frase 'cicatrizar e unir'; o 'Negócios' descreve 'O Presidente politicamente (in)correcto" e o 'Diário Económico' apenas "Marcelo, dia um" citando a frase "Não somos um povo morto, nem sequer esgotado". Só o 'CM', como já se disse, põe o presidente nos fundos da página, debaixo do Benfica e de um violador, para afirmar "Marcelo promete cicatrizar as feridas"

Querem mais Marcelo? Sim? Então vamos ainda dizer que ele condecorou Cavaco com a Ordem da Liberdade e cumprimentou-o com um longo aperto de mão. Já Cavaco, que voltou à escola de condução, despediu-se de Belém da forma aqui documentada.

Hoje, Marcelo recebe António Costa, seguindo a normal agenda de um Presidente que recebe primeiros-ministros à quinta-feira. Já agora, Costa recebe o comissário Moscovici que lhe vem falar do orçamento, do se e do quando.

OUTRAS NOTÍCIAS

Dias de tanta euforia há poucos, mas o Benfica ganhou ao Zenit, lá em São Petersburgo, na Rússia, e segue em frente para os quartos-de-final da Liga dos Campeões. Ganhou 2-1, depois de na Luz ter ganho 1-0. Será já o efeito Marcelo nosgrandes feitos portugueses? Não deve ser… esta era eu a brincar… Ainda no futebol, logo às 18 horas (na SIC), há oFernerbahce-Braga (clube do Marcelo) a contar para a Liga Europa.

Bem sei que foi antes de Marcelo discursar, mas ontem pagámos mais pela colocação de dívida (nota: eu sei que não deve haver qualquer relação de causa-efeito). E não é por causa de Portugal, mas há cinco razões para Mario Draghianunciar medidas já hoje, dizem os especialistas, este para onde o envio, João Silvestre, e o 'Wall Street Journal' e o 'Financial Times' - o risco da deflação é o tema. Por cá, continua-se sem saber se o Plano A é o B ou se o Plano B tem mais impostos além do signIficado de quando e se no que toca a aplicar medidas adicionais.

Pensa que não tem nada a ver com isto? Tem! O Pedro Santos Guerreiro, novo diretor do Expresso, fez uma explicação simples, em 2 minutos e 59 segundos sobre o que é ser da classe média. E a classe média, como se sabe, é que paga estas guerras todas...

Ontem começou uma guerra. Mas foi há 100 anos, em 1916. O embaixador da Alemanha entregou os papéis com a declaração e os nossos homens seguiram para a frente. É uma história com muitos contornos ainda por contar.

Quem tem uma história que tem mesmo de contar é Maria Luís Albuquerque, ex-ministra das Finanças. Não é que os seus novos patrões conseguiram benefícios fiscais quando era ela a responsável? 381 mil euros. Pois, por isso é que sendo ou não legal, gente que se preza não aceita lugares destes. E os partidos já estão em polvorosa, entre as dúvidas profundas e os ataques a fundo…

Parece que Dias Loureiro e Isaltino Morais, dois homens de gabarito, podem estar a procurar novas oportunidades em Timor. Está bem. Agora que o ‘Correio da Manhã’ foi libertado de noticiar as contas de Sócrates, convém saber das contas dos outros. Haja equilíbrio. A propósito, o mesmo jornal diz que Luís Filipe Meneses tem cinco milhões em imóveis. Também é jeitoso. E ainda há o filho

Pensei em, como homenagem ao Marcelo (assim mesmo ao Marcelo), ficar-me só por notícias portuguesas. Temos tantas e tão diversas. Por exemplo, hoje é também o dia em que António José Seguro lança um livro, baseado na sua tese de mestrado; e com ele estará muita gente (ver-se-á quem). Mas não resisto a notícias de outras paragens.

Como esta: o Zika chegou ao Oriente, concretamente aTaiwan e Hanan. É verdade, o mosquito dá a volta ao mundo e assusta muita gente…

Os patrões da Tesla (veículos elétricos) e da Apple juntam-se contra… Donald Trump, o mais odiado e mais popular americano da atualidade. Um perigo real que ninguém sabe até onde vai. Ainda à volta do candidato republicano, encontra-se no 'The New York Times' uma simples explicação de como, na confusão do que é o sistema de nomeação, ele pode ser travado pelos Republicanos.

O computador (da Google) derrotou o campeão de Go, um jogo de estratégia popular no Oriente.


Aung San Suu Kyi, a heroína de Myanmar, não foi nomeada para presidente do país pelo seu próprio partido, o que teve a sua anuência.

Lula já foi formalmente acusado pela procuradoria brasileira devido à posse não explicada de um triplex(ocultação de património). Acusados ainda a sua mulher e um dos filhos, num total de 16 pessoas.

Entre 250 mil e meio milhão de franceses saíram à ruacontra a nova lei do trabalho, Lei Khomry, do nome do ministro socialista da pasta, e isso está a causar distúrbios no PSF, apesar de a maioria dos economistas ser favorável à lei.

E leia a comovente carta de Paul McCartney acerca deGeorge Martin, o recém-falecido ‘quinto’ Beatle, maior produtor da banda mais famosa de sempre.

Os países dos Balcãs estão a fechar a porta aos migrantes. Agora foi a Macedónia. Que mais se pode dizer, salvo olhar este egoísmo europeu como um prenúncio de algo muito mais grave? Será o colapso moral da Europa, como hoje no 'Público' lhe chama Francisco Assis?

FRASES

“Marcelo, escolhe-me para primeira-dama”, Dulce, uma popular em frente ao Palácio de Belém citada pelo Observador.

“Que os próximos cinco anos sejam vividos sob o signo da mesma paz, justiça e fraternidade que a vossa presença e as vossas palavras aqui hoje tão eloquentemente evocaram”,Marcelo na cerimónia inter-religiosa na Mesquita de Lisboa

“Não terá uma presidência simples”, Passos Coelho, líder do PSD no Parlamento, antes da tomada de posse.

“Espero que o Presidente agora eleito seja essencial para reforçar o diálogo e cooperação”, Carlos César, líder parlamentar do PS.

"Quanto ao discurso de Marcelo, sejamos claros: não teve interesse nenhum" João Miguel Tavares, no 'Público', num artigo intitulado 'O Presidente de toooooodos os portugueses'.

“Agora vou descansar” Cavaco Silva, depois de condecorado pelo sucessor.

O QUE EU ANDO A LER

Ando a ler uma revista. A Visão História, que ainda está à venda nas bancas e que vale muito a pena. Traz a história dos18 presidentes anteriores a Marcelo com um belo cronograma, mas mais do que isso, tem colaboradores invejáveis. Desde logo, António Araújo (assessor de Cavaco e agora de Marcelo, especialista em Constitucional) escreve sobre os poderes dos Presidentes. Depois, nomes como Mota Amaral, Rui Ramos, Luís Almeida Martins, António Ventura, António Costa Pinto, Otelo Saraiva de Carvalho, Vasco Lourenço, Jorge Miranda, Freitas do Amaral, Ferro Rodrigues, Ana Gomes e Manuela Ferreira Leite, entre outros especialistas e protagonistas, analisam um por um o trabalho dos Presidentes desde 1910. Há ainda uma peça sobreas primeiras-damas e uma outra, muito interessante, sobre os segredos do Palácio de Belém. Em altura de tomada de posse (só acabam os festejos amanhã, no Porto), é leitura recomendada.

E por hoje é tudo. Depois do Nicolau ‘Keinesyano Graças a Deus’ Santos e do ‘Chamem-me o que quiserem’ Henrique Monteiro (eu próprio) é a vez, amanhã, do Miguel Cadete, o homem que além de pertencer à direção do Expresso é o diretor da revista Blitz, a mais antiga e constante publicação de música. Talvez (e quem sabe se Marcelo não ajuda… era a brincar) haja mais harmonia no seu Expresso Curto. Entretanto, esta tarde, às 18 horas, aí está o Expresso Diário.

E seguem os meus cumprimentos e o desejo de um excelente dia.

Mais lidas da semana