domingo, 22 de janeiro de 2017

Teatro. “A NOITE DE IGUANA” - pelos Artistas Unidos no palco do São Luiz



Zita Ferreira Braga - Jornal Hardmusica

A 18 de Janeiro “A Noite de Iguana “ de Tennessee Williams subiu ao palco do teatro de São Luiz numa criação dos Artistas Unidos

Uma pensão, na costa do Pacífico. Um antigo pastor no limiar de um colapso nervoso. Uma viúva, Maxine, é quem se ocupa do hotel. E surge uma pintora que tenta vender os seus quadros, enquanto passeia o avô moribundo de hotel em hotel, sem dinheiro. E uma iguana presa que se vai soltar naquela noite. É a redenção.

Encenação: Jorge Silva Melo; Tradução: Dulce Fernandes; Interpretação: Nuno Lopes (Lawrence Shannon), Maria João Luís (Maxine Faulk), Isabel Muñoz Cardoso (Judith Fellowes), Joana Bárcia (Hannah Jelkes), Pedro Carraca (Hank Prosner), Tiago Matias (Jake Latta), João Meireles (Herr Fahrenkopf), Vânia Rodrigues (Hilda), Pedro Gabriel Marques (Pancho), Catarina Wallenstein (Charlotte Goodall), Américo Silva (Nonno), João Delgado (Pedro), Bruno Xavier (Wolfgang), Ana Amaral (Frau Fahrenkopf); Cenografia e figurinos: Rita Lopes Alves; Luz: Pedro Domingos; Som: André Pires; Coordenação técnica: João Cachulo; Assistência de encenação: Nuno Gonçalo Rodrigues e Bernardo Alves; Produção: João Meireles; 
Coprodução: Artistas Unidos, Teatro Nacional São João e São Luiz Teatro Municipal

Conversa

21 Janeiro
Ciclo Tennessee Williams
Jorge Silva Melo conversa com o público
Sábado, 18:30, Jardim de Inverno
Entrada livre, sujeita à lotação da sala
Há três anos a frequentar os textos de Tennessee Williams. Tantas surpresas. Tão diferentes dos belíssimos filmes que geraram. Quatro produções, muitas cidades visitadas. Livros. Porque voltámos a Tennessee Williams? O que é feito da sua febre? – Jorge Silva Melo
Jorge Silva Melo faz um balanço dos espectáculos que dirigiu a partir de 2014 com textos de Tennessee Williams “Gata em Telhado de Zinco Quente” (2014- 2016), “Doce Pássaro da Juventude” (2015-20166), “Jardim Zoológico de Vidro” (2016). E agora, “A Noite da Iguana”.
“A Noite da Iguana” é apresentada por gentileza da Universidade do Sul, Sewanee, Tennessee
25 Jan, quarta - conversa com a equipa artística após o espectáculo
29 Jan, domingo - Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa (LGP) e Sessão com audiodescrição
(a sessão com audiodescrição inicialmente prevista para o dia 21, passou para o dia 29)
Em cena de 18 de Janeiro a 05 de Fevereiro
Quarta a sábado, 21:00; domingo, 17:30
Sala Luis Miguel Cintra

Lisboa. COMEÇARAM AS CELEBRAÇÕES DO ANO NOVO CHINÊS, O ANO DO GALO


Zita Ferreira Braga - Jornal Hardmusica

Em Lisboa houve um desfile de dragões na Almirante Reis que desembocou no Martim Moniz, com muitos turistas e curiosos a assistir.

Milhares de pessoas participaram no início da entrada no ano do galo de fogo.

Energeticamente, este ano caracteriza-se numa expressão:

“O ano de 2017 será de muita luta tens de ser perseverante! A insistência será a palavra de ordem. “O fogo domiciliar (Fogo Yin) aquece o metal utilitário (Metal Yin)”, que representa o efeito artificial do Fogo feito pelo ser humano e o Metal Yin simboliza a ferramenta. Ou seja, Fogo derrete Metal e ambos os elementos lutam arduamente para um bom resultado”.

O ano novo Chinês começará em 28 de Janeiro de 2017 e terminará em 15 de Fevereiro de 2018.

O ano-novo chinês é uma referência à data de comemoração do ano novo adoptada por diversas nações do oriente que seguem um calendário tradicional distinto do ocidental, o calendário chinês.

As diferenças entre os dois calendários fazem com que a data de início de cada ano-novo chinês caia a cada ano numa data diferente do calendário ocidental.

O calendário chinês é lunissolar, tem em consideração tanto as fases da lua como a posição do sol. O ano-novo chinês começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário.

Os chineses relacionam cada novo ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamado de Buda para uma reunião. Apenas doze se teriam apresentado e Buda, em agradecimento, transformou-os nos signos da Astrologia chinesa.

Os doze animais do Horóscopo chinês a que correspondem os anos chineses são na lenda, e de acordo com a ordem da sua apresentação a Buda: rato, búfalo/boi, tigre, coelho, dragão, serpente/cobra, cavalo, carneiro/cabra, macaco, galo, cachorro/cão e o javali/porco.

Desta forma, se 2008 é o ano do rato, 2009 é atribuído ao boi (búfalo), 2010 ao tigre, 2011 ao coelho e assim por diante.

Mais lidas da semana