quarta-feira, 15 de março de 2017

O “MAL” HOLANDÊS


O facto de um partido nacionalista, populista e xenófobo obter, num país como a Holanda, intenções de voto entre os 15 e os 20 por cento é um sintoma de um mal social profundo

Carlos Zorrinho – jornal i, opinião

A Holanda vai hoje a votos. Segundo os estudos de opinião, a direita nacionalista e xenófoba, liderada pelo populista Geert Wilders, atingirá uma votação expressiva, ainda que muito provavelmente insuficiente para formar governo e concretizar o seu desejo de referendar a continuação do país na União Europeia.

O facto de um partido nacionalista, populista e xenófobo obter, num país como a Holanda, intenções de voto entre os 15 e os 20 por cento é um sintoma de um mal social profundo. Um mal holandês e europeu, e que progressivamente está a contaminar todas as sociedades do designado mundo desenvolvido.

APÓS QUEDA DO NAZISMO, CLÍNICA AUSTRÍACA CONTINUOU A MATAR CRIANÇAS




Embora o regime nazi tenha sido derrotado na Segunda Guerra Mundial, a ideologia continuou viva em vários locais e pessoas.

A clínica austríaca Am Spiegelgrund ficou conhecida por ser um dos locais onde os médicos nazis levavam a cabo as mais horrendas experiências médicas que, na grande maioria das vezes, terminav com a morte das vítimas. Neste caso eram crianças, uma vez que se tratava de uma clínica infantil.

Volvidos 72 anos após o fim da Segunda Guerra Mundial, um relatório das autoridades austríacas, a que a agência France-Presse teve acesso, revela que as práticas nazis continuaram a ser aplicadas, mesmo após a queda do regime.

Segundo o documento, entre 600 a 700 crianças e jovens foram mantidos no ‘Pavilhão 15’ sob um “forte sistema de violência” entre o fim da Segunda Guerra Mundial e o início da década de 80.

PRONAZIS TURCOS E HOLANDESES ANDAM ÀS TURRAS


Holanda hoje é o tema por causa das eleições em que os prónazis a que chamam populistas decerto vai vencê-las. É ainda tema por causa da Turquia e de um igualmente prónazi, chamado Erdogan, andar de candeias às avessas com os pronazis holandeses. As comadres ideológicas zangaram-se. Pronazis Turcos e holandeses às turras. Erdogan quer mais poderes e então manda a equipas de “sábios” da ação-psicosocial dar a volta às cabeças dos emigrantes turcos para votarem a seu favor no referendo em que ele (Erdogan) obterá mais poderes. Poderes que já são demasiados atualmente mas que serão muito maiores se acaso vencer o referendo (e vai vencer). Depois poderá assassinar e enjaular ainda mais turcos que lhe desagradam – os jornalistas, por exemplo. Atualmente já há jornalistas presos por razões político-partidárias, que é como quem diz: opositores que escrevem verdades. Mas não só de jornalistas se alimenta a sanha de Erdogan na sua cruzada ditadorial. Outros, com outras profissões, estão nas masmorras do ditador. O tal com que a senhora Merkel fez acordos e mais acordos. Merkel e a UE. Na UE não sabem daquela expressão portuguesa sobre “quanto mais se baixam mais mostram e vulnerabilizam o cu”. E é verdade. Agora tomem lá. O Erdogan está com toda a tesão para enrabar a UE. Aliás, já está a fazê-lo. Após ter untado o que convinha com vasekina made in Turquia. Os depravados sabem-na toda. Os pronazis ainda mais. Vamos ver o fim negro desta história macabra em que os chefões da UE declaram blablás que soam a nada por via das suas falsidades, das suas tendências servis ao capital em detrimento dos povos europeus e das suas vastas manifestações e ações de estupidez. Também a Alemanha está apelidada de nazi por Erdogan. Coitado, acordou tarde. Ainda não é propriamente nazi mas para lá caminha. Aliás, como a Turquia e como muitos dos países da Europa e do chamado mundo ocidental livre e democrático. Democrático… Só para rir e chorar. Adeus democracia, cada  vez a enterram mais. Até se sumir totalmente.

Além do Expresso Curto que está logo a seguir ao findar desta prosa, no título imediatamente a seguir, é referido que GOVERNO PS FAZ CRESCER A POBREZA EM PORTUGAL, trabalho muito bem explicado por Eugénio Rosa. Vão ler e aprendam alguma coisa de útil. Andamos a ser enganados. O costume: nem sempre o que parece é. Já deviam saber isto. Claro que se o governo de hoje em Portugal fosse do PSD/CDS, do Passos e da Cristas, estaríamos muito pior. Isso não invalida o governo PS de andar a lamber os testículos a uns quantos marmanjos nacionais e estrangeiros que continuam donos disto tudo e que por vontade maquiavélica travam o investimento e o desenvolvimento. Esses são os grandes (enormes) empresários e a matilha que os rodeiam e os servem. Estamos tramados.

Sobre temas tínhamos aqui pano para mangas (como diz o MM deste burgo). Deixamos que leia o Expresso Curto e que se atualize e pense. Abra os olhos e use o seu cérebro. Boa leitura. Boa quarta-feira. (CT / PG)

Mais lidas da semana