terça-feira, 21 de março de 2017

HEGEMONIA UNIPOLAR PARA ALÉM DOS LIMITES!


  
1- O século XXI, nos termos de introdução das novas tecnologias instrumentalizadas e ao serviço de 1% na saga do seu domínio sobre o resto da humanidade, começou a 11 de Setembro de 2001!

De então para cá e com a aplicação das novas tecnologias, a hegemonia unipolar foi utilizando a capacidade de globalizar configurando um largo espectro de capacidades que multiplicam os seus tentáculos, numa vasta acção “soft power”, psicológica, de inteligência e militar, sem precedentes, recorrendo a escolas e “filósofos” que mais não fizeram senão justificar a perversidade de suas próprias iniciativas!

Foi assim que se provocou a escalada de caos e terrorismo que está inerente aos expedientes de globalização da própria hegemonia unipolar!

O fulcro do aparato tem sido o Pentágono e seus falcões, pois o produto refinado é uma ideologia poderosa (ou uma plataforma de ideologias servis) que instrumentaliza todos os meios e capacidades num raio de acção expansivo que se distende a todos os continentes da Terra, até às regiões mais ignotas e isoladas do globo!

2- A NATO foi colocada ao dispor da hegemonia unipolar por via de sua osmose e subordinação ao Pentágono e os vassalos a que chamam aliados, estão a assumir, no quadro dos tentáculos desse colossal polvo, papeis bem definidos que envolvem o carácter das oligarquias, do poder de cada um dos estados, das suas articulações económicas e financeiras, bem como da equação dos seus relacionamentos tendo em conta aspectos como a sua história, a sua antropologia cultural, os seus ambientes físico-geográficos… nada é posto de fora da capacidade de observação que isso implica, da análise e da síntese do que é sorvido em termos de conhecimento e informação visto sob os mais variados ângulos e qualquer que seja a via das abordagens!

Nada escapa à formulação das mais variadas ementas para cada tentáculo em vassalagem“orgânica” e por isso há a graduação ideológica para o conjunto e para cada um deles, com a distribuição específica de papéis, de objectivos, de capacidades, de áreas de acção e dos perfis para as suas actuações, inclusive no âmbito do quadro de seus relacionamentos.

3- Na União Europeia sob a égide dos falcões do Pentágono, com a devassa do capitalismo neoliberal explorando o êxito do fim do socialismo na Europa, está-se a induzir uma ideologia cada vez mais radicalizada e próxima do fascismo e do nazismo, de modo tão persuasivo, indolor e indelével quanto o possível, sem que sob o ponto de vista sócio-político as democracias representativas tenham a possibilidade de se equacionarem noutras melhores alternativas.

Esse processo está a realizar-se numa geometria variável, tirando partido do torpor geral das sociedades constantemente bombardeadas pela propaganda ao dispor dos meios de comunicação de massas servis.

O alvo a abater na Eurásia são a Rússia, a China e o Irão, até por que subjacentemente ao poderio da opção multipolar, nesse vasto continente que se estende do Atlântico ao Árctico, ao Pacífico e ao Índico, são esses potenciais inimigos que pressionam no sentido de vencer a concorrência em sectores tão decisivos como a energia, os transportes e vias de comunicação, a construção de infraestruturas e estruturas… impedindo a hegemonia unipolar de dominar conforme sua vocação exclusivista e ao sabor dos monopólios e carteis, habituados a eliminar qualquer tipo de obstáculo e concorrência onde quer que hajam interesses seus!

As dificuldades da hegemonia radicalizaram-se nos contenciosos da Turquia e nas envolventes correlacionadas, um sinal inusitado duma potencial ruptura, ou duma reconfiguração que não deixa de ser uma possibilidade no mapa da vasta região em disputa, da Síria ao Paquistão…

Só os avanços multipolares estão a obstar que o caos e o terrorismo, bastardos do Pentágono e da NATO, possam ter ainda uma maior disseminação!

4- As questões de inteligência e militares estão pois a ser profundamente reformulados pela equação Pentágono – NATO, cujos tentáculos se distendem no Leste da Europa, no Médio Oriente, em África e na América Latina (com a Colômbia a servir de “testa de ponte”)!

Nessa tentativa de reorganização e reformulação, a hegemonia unipolar está a procurar encontrar recursos, meios e forças para fazer frente à emergência multipolar euroasiática!

As reformulações em curso na Itália, pressupõem que para dentro de África vão-se multiplicar as iniciativas, desde logo na direcção da Líbia, onde a tensão entre a hegemonia unipolar e a multipolaridade já se conforma na extensão a oeste da complexidade de situações correntes do Médio Oriente.

Em África e tendo em conta a progressão retrógrada do neocolonialismo por via dos esforços conjugados dos Estados Unidos, da Grã-Bretanha e da França (explorando numa contradição automática e em regime de “baixa intensidade”, a “proverbial” disseminação do caos e do terrorismo fundamentalista islâmico), a RDC e os Grandes Lagos estão num horizonte próximo para novas convulsões.

O Pentágono poderá aumentar os dispositivos recorrendo a um painel de vias e de métodos instrumentalizando a ONU, a União Europeia, a NATO, mas também os vassalos africanos que aliás têm neste momento uma posição de força na própria estrutura orgânica da União Africana, a ponto de haver o retorno de Marrocos, sem estar resolvida a descolonização do Sahara!...

5- Os componentes da SADC devem acelerar todas as capacidades de integração para fazer face à compressão da hegemonia em direcção ao sul do continente africano e tendo em conta que seus dispositivos de inteligência e militares, poderão voltar a ter de se colocar à prova na RDC, onde poderá haver a tentação duma reedição de contenciosos recentes decorrentes duma época cujo início se expressou no colapso do regime neocolonizado de Mobutu.

Angola e a África do Sul dão sinais de se estarem a preparar para novos cenários de tensão, conflito e guerra na RDC, que além do mais corre o risco de desmembramento na região dos Grandes Lagos, precisamente na matriz principal da água interior de África (Lagos e nascentes do Nilo, do Congo e do Zambeze).

Caso esse desmembramento seja alcançado, são os povos africanos que uma vez mais perdem, em benefício do neocolonialismo e das potências obedientes aos falcões da osmose Pentágono – NATO.

Em todos os sentidos, a hegemonia unipolar em vastas regiões do globo está a manifestar-se para além dos limites suportáveis!...

… Esperemos que com a emergência multipolar esses limites se tornem também insustentáveis!

Fotos: Pentágono e NATO

PUTAS E VINHO VERDE, SENHOR JEROEN DIJSSELBLOEM, PRESIDENTE DO EUROGRUPO




O presidente do eurogrupo decerto que é homem experimentado em prostitutas e álcool, pelo dito. Ele lá sabe se pode ou não gastar dinheiro em putas e vinho verde – como se diz em Portugal – e depois pedir ajuda aos amigos. Ele até nem deve saber que tem amigos de trampa, porque pelo dito, é o que são os seus amigos. Se um individuo está “teso”, desfalcado, por ter gasto o dinheiro em putas e vinho verde ou noutra coisa qualquer os verdadeiros amigos emprestam ou dão para desenrascar. É que noutra ocasião qualquer há outros a quem lhes acontece o mesmo e perdem a cabeça e o dinheiro em putas e vinho verde. E lá estão os amigos para as ocasiões a desenrascar. Pelo visto o tal Jeroen Dijsselbloem (que raio de nome) não tem amigos a sério, para as ocasiões, com o agravante de as putas e o álcool já o terem lixado várias vezes, depenando-o e fazendo-o passar as passas de Bruxelas ou de outro local qualquer a norte. Má experiência. Por isso ele veio com aquela moral da treta para com Portugal, a Europa do sul – disse ele agora para se “limpar”.

O tal depenante aparentemente experimentado nas prostitutas e no álcool acrescenta que não pede desculpa a Portugal, digo: à Europa do sul. Pois não. Os bêbados, os putanheiros e os mastins nunca pedem desculpa. Isso porque os primeiros só soluçam, arrotam e vomitam. Os segundos gemem e dão ais quando têm a língua livre. Os terceiros ladram que se fartam, mordem e lixam a vida aos outros.

Mais não adianta dizer sobre o tal pálido-anémico presidente do eurogrupo. Nem sobre o que ele disse. Também de pouco adiantará ele pedir desculpa ou demitir-se. A lixeira de Bruxelas e filiais está repleta de trampa e mais um menos um não fará diferença. Afinal eles até trabalham para os tais dos 1%, já nem temos de nos admirar ou ofender – vide exemplo do Cherne Barroso. O que temos é de nos livrar da lixeira que se instalou em Bruxelas e arredores. Isso sim. Depois comemoramos, com putas e vinho verde. Que se lixem os gajos que servem os do 1%! Enfim, mas leiam já a seguir a teoria estuporada do marmanjo pro-nazi que se diz social-democrata (como o Passos & Cª).

FRANCISCO GUTERRES LU’OLO VENCEU AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS EM TIMOR-LESTE



M. Azancot de Menezes, Díli - opinião

Candidato da coligação CNRT/FRETILIN, Francisco Guterres Lu´Olo, venceu as eleições presidenciais

Os resultados das eleições presidenciais, quando faltam menos de 10% dos votos para apurar, já são conhecidos, e apontam o candidato da coligação CNRT/FRETILIN como vencedor, com 262 mil votos (57,42%) do total.

Em segundo lugar ficou o candidato António da Conceição, Secretário-Geral do Partido Democrático (PD), e ministro da educação, com cerca de 33% dos votos, seguindo-se depois os restantes seis candidatos com valores percentuais muito inferiores.

Os resultados eleitorais permitem retirar algumas ilações, no campo político, económico e social.

A primeira conclusão, bastante óbvia, o candidato do poder, Francisco Guterres (Lu´Olo) teve significativa vantagem em relação aos restantes candidatos em virtude de ter recebido o apoio do Congresso Nacional para a Reconstrução Timorense (CNRT) e da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (FRETILIN), os partidos políticos que detêm há 15 anos o poder político, administrativo e económico do país.

PORTUGAL A ARDER E TIMOR-LESTE É UM PAÍS "DIAK LIU"




Hoje é que são elas, mais um Expresso Curto, do jornal Expresso. O servidor da cafeína é Rui Gustavo, dizem que editor de sociedade… Hem?! Gente fina é outra coisa. Bem, mas que o Rui escreve umas coisas giras é verdade. Hoje deve ter acordado de solapampa e vai daí baralhou-se: deseja-nos e saúda-nos com um “bom dia” mas escrevr logo de seguida que “Portugal vai arder”. Ah! Conversa fiada e sardinhas a dez. Portugal já ardeu todinho e op rescaldo está mais que feito. Conclui-se facilmente que está todinho carbonizado. A obra foi do PS, do PSD e do CDS. Os tais do “Arco dos Incendiários”. Pois.

Só há comentário para a situação atrás descrita: estamos quilhados. Pois. E agora avante! Vamos lá seguir em frente e recomeçar tudo de novo. Oh MFA, empresta aí os Pandures das tais negociatas. E os submarinos Portas e afins… E etc. Pois, e adiante.

A conversa fiada de hoje vai ter de abordar Timor-Leste. E daqui vai um singelo português que fez do país do comboio de Manatuto (treta) a sua segunda Pátria: Timor-Leste. Mas, pensando bem, muitas das vezes nem sabe se é a segunda ou a primeira. Bem, por nascença é a segunda… De coração é quase sempre a primeira. Que coisa!

Vamos lá: Lá, foi lá, que houve eleições, ontem, 20 deste Março marado que nos dá uma primavera esquisita. Lá está a voz do povo: “Março marçagão, de manhã Inverno e à tarde verão”. Pois, é mais ou menos isso, mas com as mudanças climáticas a “coisa” está diferente para pior. Oh, olha a novidade!

Timor-Leste. Eleições presidenciais. Pois. Foram as primeiras eleições produzidas e realizadas por gente da casa, por Timor. As anteriores tiveram sempre o bedelho dos da ONU, os bons e os maus. Aqueles que foram para lá para roubar legalmente e à socapa… Mostrando o que é corrupção. E os que lá chegados e instalados deram o coiro e o cabelo ao país destruído pela sanha dos invasores indonésios. Como sempre, em todo o lado, em todas as circunstâncias, há os bons e os maus. Em Timor-Leste aconteceu também. E ainda acontece. Sacar o vil metal e valores faz parte dos gananciosos. E por lá também há muitos. E se geram fome e miséria eles estão-se lá nas tintas! Olhem, por Portugal desses não faltam… E por isso estamos a arder!

Timor-Leste. Eleições presidenciais. Realizadas e resultado quase apurado. Mas, já se sabe quem é o vencedor. Quem é que vai exercer o cargo de PR: Francisco Guterres Lu-Olo, da Fretilin. Os candidatos já lhe deram os parabéns. Os fretilins estão já a comemorar. Por esta hora já há umas pielas consideráveis que até permitem às escuras que os etilizados vejam oiçam e vejam música-cor-alegria mesmo às escuras. Estão de “cabeça bulak” (malucos) de tanta alegria. Compreende-se, é assim em todo o mundo. Outros estão tristes porque os seus candidatos perderam as eleições. É a vida em democracia. Pois. Arribem “mauns” (irmãos)!

Lu-Olo vai vencer com menos de 60% dos votos expressos pelo eleitorado. Só um pouco menos de 60%? Oh diabo! Mas então ele foi apoiado pelos dois principais partidos políticos e só atinge as bordas dos 60%. Evidentemente que deu para evitar a segunda volta das eleições. Certo. Claro que é positivo. Claro que com o apoio enorme dos dois partidos políticos, CNRT e FRETILIN, tinha por obrigação de atingir mais de 60% e nem aí chegou. Os eleitores timorenses não lhe deram isso. Que significará tal desaire? Significará que nas eleições legislativas, em Junho, ambos os partidos vão ter menos votação? Parece que sim.

Estamos cá para ver. Sobre Timor-Leste, aqui, sairá prosa mais substancial e exclusiva. Tenham paciência. E, minha gente, seus viciados em cafeína expressa, metam bem nessa cabeça que Timor-Leste é “nasaun diak liu” (nação muito boa, maravilhosa) por obra do seu povo. Uns heróis!

Basta. Esta “coisa” está comprida. Vai ter de sair assim. Desculpem, perdi-me. Apaixonei-me a escrever. Por Timor é sempre assim, pais "diak liu". Saúde “barak, mauns”! 

Sigam para o Expresso Curto, com o bom Rui Gustavo. Livrem-se! (MM / PG)

FRANCISCO GUTERRES LU-OLO É O NOVO PRESIDENTE DE TIMOR-LESTE




Dirigentes do Partido Democrático (PD), que apoiou o segundo candidato mais votado nas eleições presidenciais timorenses António da Conceição, congratularam hoje Francisco Guterres Lu-Olo pela vitória na primeira volta do sufrágio de segunda-feira.

Carlos Saky, vice-presidente do Partido Democrático (PD), foi um dos primeiros a reagir, ao publicar uma mensagem na sua página na rede social Facebook a felicitar Lu-Olo.

Francisco Guterres Lu-Olo foi apoiado pelos maiores partidos timorenses Fretilin (Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente) e CNRT (Congresso Nacional para a Reconstrução de Timor-Leste).

"Parabéns ao Dr. Francisco Guterres Lu-Olo, presidente eleito da RDTL para o período 2017-2022. Espero que a República Democrática de Timor-Leste sob liderança do Dr. Lu-Olo possa fazer tudo para melhorar a vida de todos os timorenses", escreveu.

Quando estão contados 83,33% dos votos, pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), Lu-Olo lidera destacado a contagem, com 247.756 votos ou 58,3% do total muito à frente do segundo classificado, o ministro da Educação, António da Conceição, que tem 134.466 votos ou 31,64% do total.

O vice-ministro do Comércio, Indústria e Ambiente, Constâncio Pinto, foi dos primeiros a saudar Lu-Olo pela vitória.

"Parabéns ao Dr. Francisco Guterres Lu-Olo pelo êxito nas eleições presidenciais em que foi eleito Presidente da República 2017-2022. Parabéns ao povo de Timor-Leste por ter participado em paz na festa da democracia. Viva a democracia", escreveu na rede social no Facebook.

Francisco Guterres Lu-Olo lidera, desde o início da contagem, os resultados oficiais provisórios e quanto estão apurados 80% dos votos, de acordo com o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE).

O STAE contabilizou já os resultados de 556 dos 696 centros de votação e somados 415.953 votos, dos quais 406.453 (ou 97,72%) são válidos.

Estes dados incluem informação final provisória de vários municípios (seis dos 12), da região especial de Oecusse-Ambeno e dos três centros de votação no estrangeiro (Sydney, Darwin e Lisboa), onde a contagem já terminou.

Quando estão contados 80% dos votos, segundo o STAE, Lu-Olo lidera destacado a contagem, com 238.968 votos ou 58,79% do total - praticamente desde o início da contagem que o seu apoio tem ficado em torno aos 60% - muito à frente do segundo classificado, António da Conceição, que tem 126.780 votos ou 31,19% do total.

Ainda que dados finais estejam por apurar, a taxa de participação - tendo em conta os valores já conhecidos - deverá rondar os 70% o que implica que tenham votado cerca de 520 mil eleitores, dos quais cerca de 97% foram votos válidos, ou cerca de 510 mil votos.

Lusa, em Notícias ao Minuto

LEIA QUASE TUDO SOBRE TIMOR-LESTE EM TIMOR-AGORA em português ou tétum

MELANCIAS A TRATAREM-NOS COMO GRANDES NABOS


Isto, que aqui lê, não custa papel (de jornal) mas lá por isso terá de pagar para ler tudo. É só a opinião de Nicolau Santos sobre a famigerada e exploradora parasitária EDP… mas vai ter de pagar de algum modo. Ou assim, ou assado. Como este exemplo muitos outros há. Mais que certo; já não há almoços grátis.

Apesar de trazermos nesta manhã somente uma parte da opinião do jornalista sobre a EDP e os milhões e milhões, os milhares de milhões, é certo que entendemos o que falta na prosa que nos chega aos olhos. A EDP imoral e etc. e tal. Pois. Já sabemos. O Melancia faz de todos nós uns nabos e mama. Se nunca tinha visto um Melancia mamão… ora aqui tem um. E agora chinês. De olhos bem rasgados e mente putrefacta. Eles, esses, existem, e o estado – os que por nós foram eleitos e dizem que nos governam – também existe e deixa que a imoralidade vá muito mais além, a razar o crime que só não é porque é legal. Arrajaram maneira de ser legal. De uns a outros são todos melancias que fazem de todos nós uns grandes nabos.

Mas leia. Leia o bocadinho que extraímos do Expresso. O resto é pago e os cobres por aqui não são de modo a extravagâncias. Bom dia, boa semana de… ver se nos safamos. Se sobrevivemos, só com água. Afinal os melancias tratam-nos como uns grandes nabos. Todos eles. E a água que já está a ficar tão rara e tão cara. Vem aí o colapso. Pois. Não para já, mas virá. (MM / PG)

Mais lidas da semana