segunda-feira, 17 de julho de 2017

PASSOS E CRISTAS CONTINUAM A CAVALGAR AS LABAREDAS DO DIABO



Rui Gustavo, do Expresso, já serviu o Curto há algumas horas atrás. Pensamos que chegámos a tempo de abraçar a sua prosa e a paranóia coletiva dos portugueses, o fogo. Os fogos. O inferno. O diabo que foi chamado alto e bom som por Passos Coelho e numa ladainha de oração pela chefe do CDS (cujo nome escapa sempre devido à sua insignificância como líder dos centristas o mais à direita possível).

Os fogos aí estão a dar que fazer, a destruir, a assassinar. A oposição política ao governo monta as labaredas e cavalga as suas tétricas figuras num emporcalhamento que denuncia à distância de quilómetros a sua pretensão de quanto pior melhor. Urge que Costa segure o touro rubro pelos cornos incandescentes e não faça como os seus antecessores, do CDS, do PSD e do PS (o chamado arco dos que se governaram) que foram desgovernos que se estiveram quase completamente nas tintas para esta tomada sazonal das labaredas na floresta de Portugal. 

Como a hiena, que tem uma vida de trampa, a que Deus lhe perguntou do que é que ela ri, assim está Passos e a sujeita líder do CDS, a quem perguntamos nós: protestam de quê? Da trampa que os seus governos anteriormente fizeram nesta triste época que são os fogos que sistematicamente se repetem? É que essa já não pega, o aligeirar das culpas por a situação ter chegado onde chegou está colada à pele dos que fazem o arco dos que se governaram e que são hoje uma oposição de chiqueiro e pouco mais. Assim como está colada ao PS de então, daquele “arco” doentio, recheado de corruptos, vigaristas e ladrões. Como já por alguns foi provado, independentemente de os portugueses considerarem que muitos mais deviam ir para dentro de grades… se houvesse a justiça adequada à democracia. Mas não há. De vez em quando lá surgem uns laivos… O que é mau, por ser só de vez em quando. Adiante.

Um mês se passou da tragédia de Pedrógão Grande e áreas limítrofes. Não basta a homenagem às vítimas, nem a solidariedade já demonstrada. Atuação, é preciso total atuação para minimizar o mais possível os sofrimentos dos que ficaram. Cumpra-se esse dever. Rapidamente.

Agora é em Alijó que o fogo se mantém. Desde ontem e não cede. E em Mangualde também. Dias atrás foi no Alentejo… E aqui e ali. Fogos menos bravos… Mas fogos terríveis.

É tempo de pegar estes fogos pelos cornos incandescentes. Basta! Os antecedentes governantes (CDS, PSD e PS) fizeram que faziam… Mas quase nada fizeram a não ser esbanjar, assim como cócegas às labaredas. Está no tempo de Costa fazer e dos partidos de esquerda que apoiam o governo assim exigirem sem contemplações e sem espetáculo. A vida custa, Costa, mas a morte de populações e da floresta, assim como das casas e empresas, custa muito mais. Avança, Costa, sem medos.

Até amanhã. Fiquem com a memória viva dos que pereceram perante as chamas. E com o sentido de exigência para que tal nunca mais se repita. Assim como o pronto escarro aos que estão a pretender tirar proveitos políticos e eleitorais desta desgraça dos fogos. Concretamente CDS e PSD, como se não fossem responsáveis pelas calamidades avultadamente somadas em dezenas de anos em que também foram governos.

Boa semana. Boas férias. Bons empregos para os que precisam. Boa saúde, que não falte. Melhores e mais decentes e competentes políticos e decisores na boa governação em prol dos milhões de portugueses e de Portugal.

MM | PG

Mais lidas da semana