sábado, 18 de agosto de 2018

A Índia não participará do plano do Pentágono contra a China


O governo de Narendra Modi indicou que a Índia não participará do projeto do Quadrilateral Security Dialogue (QSD), conhecido como «Quads».

Este havia sido imaginado pela Administração Bush Jr. Seu objetivo era aliar o Japão, a Austrália e a Índia para combater a influência chinesa no Pacífico. Ele falhara em 2010, logo após o anúncio pelo Presidente Xi do projeto «Rota da Seda». Na época, a Austrália achara mais prudente cooperar com Pequim. Os «Quads» haviam ressurgido em 2017 com uma mudança de governo em Camberra.

O Primeiro-ministro australiano, Malcolm Turnbull, viera defender esta causa na Casa Branca, em 24 de Fevereiro de 2018. Em 30 de Maio, o Secretário de Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, renomeava o Comando norte-americano do Pacífico como «US IndoPaCom» sugerindo um possível acordo com a Índia.

No entanto, os planos indianos de implantação de bases marítimas no Pacífico parecem não funcionar. Por realismo, Nova Deli parece abandonar a retórica anti-chinesa dos nacionalistas hindus do BJP (Modi) e se reconectar com a estratégia de não-alinhamento tradicionalmente defendida pelo partido do Congresso (Oposição).

Voltaire.net.org | Tradução Alva

Sem comentários:

Mais lidas da semana