terça-feira, 9 de outubro de 2018

Finalmente o regresso


Depois de um período de cerca de duas semanas em que procedemos a uma paragem das publicações no Página Global vamos regressar à normalidade quotidiana. Estamos de volta. Nas próximas horas recomeçaremos ao ritmo normal.

Abordaremos as eleições no Brasil e o sucesso eleitoral do inqualificável Jair Bolsonaro que facilmente podemos prever vir a ser eleito para a presidência daquele país lusófono. As saudades do povo brasileiro pelo autoritarismo, pelo fascismo e o derrube da democracia será um dos nossos principais temas de abertura. A falta de unidade dos democratas, da esquerda, obrigatoriamente adversaria de Bolsonaro, foi flagrante. Vergonhosa. Afinal, também esses, acabaram por "eleger" Bolsonaro e os cenários terríveis que não é difícil antever. O Brasil está regressando ao passado, um passado sofisticado em que não se vêem os "coronéis" ditadores. Mas eles estão lá, ativos, ditadores, criminosos... Com a cumplicidade de uma imensa percentagem do povo brasileiro.

Nos PALOP é Angola que se destaca pela "revolução" trazida pelo novo Presidente da República, João Lourenço. São Tomé e Príncipe será igualmente destaque por via das eleições agora realizadas. Cabo Verde e Moçambique, passando pela Guiné-Bissau, também serão parte integrante da abordagem que faremos. E Timor-Leste não faltará, apesar de se situar na longínqua fronteira entre o Sudeste Asiático e a Oceânia.

Macau, na China, a Bela Macau, também não esqueceremos nas abordagens que dominarão o Página Global a partir de hoje, dentro de poucas horas assim acontecerá por aqui.

Portugal será igualmente abordado, como de costume, apesar de se encontrar "encalhado" num porto doentio de marasmo em que o que acontece é mais do mesmo e de qualquer traque de vedetas colunáveis da política ou de outras futilidades ser notícia repleta de "palha" ausente de substância.

Dentro de algumas horas volte ao Página Global. Nós também voltaremos. O que se passa pelo mundo também nos interessa.

Agradecemos aos fiéis amigos, leitores e colaboradores que atenciosamente forneceram matéria por via email ou somente nos cumprimentaram. A nossa grande estima e consideração vai para todos vós.

Até já.

Mais lidas da semana