segunda-feira, 2 de agosto de 2021

Portugal de baixa e com Centros de Saúde disfuncionais

Portugal de baixa. Cartoon de André Carrilho, em Diário de Campanha. Cartoons / RTP

Apesar da tão falada Libertação do Covid a realidade é que o país continua de baixa. Basta olhar ou querer consultar ou recorrer a determinados serviços para concluirmos que não funcionam ou que aproveitam o facto de o Covid-19 ter as "costas largas" e assim justificarem (sem razão) a inoperacionalidade, a falta de assistência, a falta de um funcionamento adequado e que em muitos casos - pela sua recusa - é flagrantemente inconstitucional. 

Por muito impossível que pareça é este o caso de muitos dos chamados Centros de Saúde, provavelmente a nível nacional mas que (pelo menos) em Lisboa e arredores é facilmente constatável, chegando ao pormenor de não atenderem os telefones que supostamente informariam os utentes das razões do seu mau ou não funcionamento.

Infelizmente, por experiência de muitos dos desesperados utentes dos serviços de saúde adstritos à denominada Segurança Social, o que se constata é que existem recusas de assistência médica a doentes que recorrem àqueles serviços - apesar de não terem sequer sintomas associados a contaminação por Covid-19 - padecendo claramente de doenças registadas desde há anos e que devem constatar na ficha do doente (caso de doenças respiratórias p. ex.). Apesar de tudo os ditos Centros recusam prestar a assistência devida e "empurram-nos" para hospitais, sejam crianças ou adultos com episódios habituais.

Pergunta-se: isto não é inconstitucional e não viola o tal inoperante juramento de Hipócrates por parte dos médicos(as)? Está ou não Portugal de baixa e o "sistema" a violar a CRP - Constituição da República Portuguesa?

Saliente-se que, conforme os portugueses experienciam, tal ocorre não só no citado caso da assistência à saúde da ARS Lisboa  mas também em muitos outros serviços públicos e empresas que aproveitam a "onda covid" para o doce "fare niente" - nem mais nem menos que o correto português do "deixa andar". E podem, tanto assim que é o que acontece na vida real.

Afinal Portugal está todo de baixa por vontade própria e/ou por vontade de alguns calaceiros e quejandos que se aproveitam desta fase covid?

MM / PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana