sexta-feira, 5 de abril de 2024

Angola | A Juventude da Paz – Artur Queiroz


Artur Queiroz*, Luanda

O 4 de Abril é muito mais do que uma data no calendário e os tempos que vivemos estão muito longe da rotina ou da espuma dos dias. Nos símbolos da Pátria, o 4 de Abril ocupa um lugar de excepcional importância, porque é a data que marca a paz dos bravos, o fim de uma guerra sem quartel e impiedosa, que dilacerou corpos e almas, porque decidimos seguir pelos caminhos da democracia e porque acreditamos na soberania do voto popular.

A paz está em primeiro lugar no elenco de valores que enformam a sociedade e que a todos nos mobilizam e obrigam. Sem paz, nada mais faz sentido, mais nenhum valor tem espaço vital para fazer o seu caminho ou ser cultivado pelas comunidades. Hoje os angolanos compreendem que o valor da paz está na base de todos os outros valores e só em paz podemos construir uma sociedade justa, equilibrada e próspera. 

Hoje vamos a uma aldeia e encontramos escolas abertas, centros de saúde a funcionar, água potável a correr nas torneiras, energia eléctrica, estradas mais ou menos transitáveis (a velha maka da manutenção…), mercados com produtos do campo. Apesar das dificuldades económicas e financeiras, estamos vivos e temos o futuro à nossa frente. 

Os sicários da UNITA conseguem retardar, conseguem criar obstáculos, provocar, arrastar os pés, trair, apunhalar a democracia pelas costas, mas não vão conseguir hipotecar o futuro das angolanas e dos angolanos. E fazem-nos falta. Sempre que as deputadas e os deputados do Galo Negro falam, cada democrata fica orgulhoso. Porque só têm a palavra porque foram resgatados à morte pelo Presidente José Eduardo dos Santos e o comando das Forças Armadas Angolanas no final da aventura belicista de Jonas Savimbi. Ainda bem que estão entre nós.

Angola | Pouco Pão e Muito Circo de Horrores -- Artur Queiroz

Artur Queiroz*, Luanda

O Presidente da República, João Lourenço, recebeu no Palácio da Cidade Alta, com pompa, circunstância e vénia até aos pés (mon chaire maître, mon patron) Jean François Bureau, director-geral do Departamento Internacional das Associações das Empresas Francesas. O chefe foi ao bureau. E o Bureau Político do MPLA amouxa. Em breve temos um Presidente da República CFA, um MPLA CFA, um Kwanza CFA. Já faltou mais. O pão para o povo é pouco mas o circo de horrores kiambote-mbote!

No processo da maka dos 500 milhões os quatro arguidos foram condenados a penas perpétuas tendo em conta que são inocentes. Não cometeram os crimes. Foram vítimas de ilegalidades, arbitrariedades, violações gravíssimas do direito de defesa, da presunção de inocência, do direito a um julgamento justo. Não estou a inventar nada. Quem assim decidiu foram os Venerandos Juízes Conselheiros do Tribunal Constitucional. Muito circo de horrores. Muito bem! Bravo, bravo! Grandes artistas. Mais vale uma pitada de circo do que uma carrada de pão. 

O Acórdão do Tribunal Constitucional não manda restituir imediatamente os arguidos à liberdade. Porque a liberdade desde 2017 é mais escassa do que o pão. Cá para mim, a fantochada do primeiro julgamento vai repetir-se, após 2027 e quem vier depois que apague a luz e feche as portas do circo. 

Custava alguma coisa escrever isto: Tantas ilegalidades. Tantas arbitrariedades. Tantas inconstitucionalidades. Tantos abusos. Coloquem os arguidos, em liberdade plena, imediatamente. Nada. O chefe mobutista adora repetir aquele pensamento profundo que vai marcar os seus mandatos e a sua vida: Todos para a cadeia! Este “todos” é um eufemismo. São apenas os que cheiram, mesmo levemente, ao Presidente José Eduardo dos Santos o Arquitecto da Paz. Aproveito para felicitar o General Armando da Cruz Neto, que pôs de joelhos os sicários da UNITA e mandou tocar a Paz. Ele é um dos rostos mais marcantes do 4 de Abril.

FELIZ ANIVERSÁRIO OTAN

South Front | # Traduzido em português do Brasil

A Organização do Tratado do Atlântico Norte celebra o seu 75º aniversário com a escalada da sua guerra por procuração contra a Rússia na Ucrânia. Parece que a Aliança já cumpriu a sua função na viragem dos anos 80-90 e defendeu o seu “mundo livre” da “ameaça comunista”. Contudo, em vez de se aposentar, a OTAN tornou-se o pilar de uma nova ordem mundial centrada no Ocidente e baseada nas regras ocidentais. A Aliança passou de um bloco militar para uma estrutura política eficaz. Graças à política de dissuasão a longo prazo e ao esgotamento socioeconómico do inimigo, o principal sucesso da NATO não foi uma vitória na guerra fria, mas a sua realização sem um confronto militar directo.

Portanto, hoje, os fomentadores da guerra ocidentais continuam a usar uma ferramenta eficaz da NATO para travar a guerra contra a Rússia pelas mãos do seu regime por procuração na Ucrânia.

Comemorando o aniversário da NATO, o Secretário-Geral Stoltenberg propôs a criação de um fundo quinquenal de 100 mil milhões de euros para a Ucrânia. A Polónia e o Canadá já manifestaram o seu apoio; mas outros membros da aliança acolheram a nova iniciativa sem entusiasmo.

O Secretário-Geral da NATO resumiu que “ao ajudar a Ucrânia” conseguiram enfraquecer o potencial de combate da Rússia, sem pôr em perigo os soldados da aliança.

Por outras palavras, o representante da aliança declarou sem rodeios que era benéfico para os países da NATO usarem o seu fantoche Zelensky para levar os soldados ucranianos ao massacre. A única tarefa dos homens ucranianos era morrer, mas “enfraquecer” a Rússia para que nenhum soldado ocidental sofresse.

Ao mesmo tempo, o banho de sangue pelos interesses dos fomentadores da guerra nos Estados Unidos e na Europa é servido sob o molho apetitoso da liberdade e da democracia ocidentais.

MÉDIO ORIENTE À BEIRA DA GUERRA TOTAL

South Front | # Traduzido em português do Brasil

O Médio Oriente está cada vez mais perto de uma guerra total, como resultado da guerra em curso de Israel na Faixa de Gaza e das suas repetidas provocações contra o Irão, a Síria e o Líbano.

O número de mortos de palestinos em Gaza já ultrapassou os 32 mil. A maioria das vítimas recentes resultou do ataque das Forças de Defesa de Israel (IDF) ao Hospital Shifa, na cidade de Gaza, que começou em 18 de março.

As FDI concluíram o seu ataque brutal em 1º de abril. Autoridades israelenses alegaram que cerca de 900 suspeitos foram detidos, 200 combatentes do Hamas e da Jihad Islâmica foram mortos, armas e quase 3 milhões de dólares em dinheiro apreendidos durante o ataque.

No entanto, as autoridades em Gaza revelaram que as tropas israelitas mataram 400 palestinianos dentro e ao redor do complexo médico. Vídeos postados nas redes sociais mostraram que o complexo foi destruído e incendiado pelas tropas israelenses, que também desenterraram os corpos em um cemitério próximo. Os corpos em decomposição de dezenas de palestinos assassinados, incluindo crianças e mulheres, foram encontrados em todo o hospital. Alguns dos corpos teriam sido atropelados por veículos militares, enquanto outros foram amarrados e baleados em estilo de execução.

A escalada militar israelita em Gaza foi acompanhada por uma série de provocações contra o Irão, a Síria e o Líbano.

Israel mata pessoas em busca de comida

Mohammad Sabaaneh, Territórios Palestinos | Cartoon Movement

Fornecimento de armas a Israel: ação legal solicitada contra a Alemanha

Pela equipe do Palestine Chronicle | # Traduzido em português do Brasil

Apesar do crescente clamor público, a posição de Berlim continuou a apoiar as actividades militares de Israel, citando um sentido de responsabilidade histórica.

Uma coligação de advogados apresentou na sexta-feira uma ação judicial contra o governo alemão, apelando à cessação imediata do fornecimento de armas e munições a Israel. 

Ahmed Abed, representando as famílias palestinas, enfatizou a urgência do seu pedido, citando as ações israelenses em curso em Gaza, que consideram crimes de guerra e indicativas de potencial genocídio.

“A Alemanha tem a responsabilidade constitucional de proteger a vida humana. O governo alemão deve parar as suas exportações de armas para Israel, uma vez que violam o direito internacional. O governo não pode alegar que não está ciente disso”, disse Abed em entrevista coletiva em Berlim.

Apesar do crescente clamor público, a posição de Berlim continuou a apoiar as actividades militares de Israel, citando um sentido de responsabilidade histórica decorrente do seu passado nazi.

O Coletivo de Advogados argumentou que estas exportações violam as leis nacionais e internacionais, particularmente a Lei de Controle de Armas de Guerra.

“Os critérios para a aprovação das exportações de armas incluem, entre outras coisas, que as armas não sejam usadas contra as obrigações da Alemanha perante o direito internacional, neste caso que Israel não viole os direitos humanos e o direito humanitário internacional”, disseram os advogados num comunicado. declaração.

“Uma vez que o Tribunal Internacional de Justiça (CIJ), na sua decisão de 26 de janeiro de 2024, já vê provas de genocídio em Gaza, o Coletivo de Advogados acredita que a entrega de armas é contrária a estas obrigações. O objetivo da moção urgente é, portanto, interromper imediatamente as futuras aprovações de entregas de armas a Israel e revogar as aprovações que já foram concedidas”, afirmaram.

O esforço jurídico, apoiado por famílias de Gaza e representantes legais alemães, recebeu apoio de organizações da sociedade civil, como o Centro Europeu de Apoio Jurídico (ELSC), o Instituto Palestino para a Diplomacia Pública (PID) e a Lei para a Palestina, como parte do Programa de Justiça e Responsabilidade pela Iniciativa Palestina.

O Mecanismo: como a “ordem” com regras inventadas transforma-se em selvageria

Pepe Escobar* | Strategic Culture Foundation |  # Traduzido em português do Brasil

Os europeus nunca serão capazes de replicar a testada máquina de lavagem de dinheiro Hegemon, escreve Pepe Escobar.

A terrível sombra de algum poder invisível.
Flutua embora invisível entre nós, visitando
Este mundo diverso com asas tão inconstantes. 

Como os ventos de verão que rastejam de flor em flor.

Coração e semblante; Como matizes e harmonias da noite, 

Como nuvens amplamente espalhadas à luz das estrelas, 

- Como a memória da música fugiu, 

- Como qualquer coisa que por sua graça possa ser querida, e ainda mais querida por seu mistério. 

Shelley, Hino à Beleza Intelectual

Enquanto a Organização Terrorista do Atlântico Norte de facto celebra o seu 75º aniversário , elevando o lema de Lord Ismay a alturas cada vez maiores (“mantenha os americanos dentro, os russos fora e os alemães abaixo”), aquela grossa laje de madeira norueguesa que se faz passar por Secretário-Geral apresentou uma alegre “iniciativa” para criar um fundo de 100 mil milhões de euros para armar a Ucrânia durante os próximos cinco anos.

Tradução, relativamente à crucial frente monetária no confronto NATO-Rússia: saída parcial do Hegemon – já obcecado pela Próxima Guerra Eterna, contra a China; entre no grupo heterogêneo de chihuahuas europeus esfarrapados e desindustrializados, todos endividados e a maioria atolados na recessão.

Alguns QI acima da temperatura ambiente média na sede da NATO em Haren, em Bruxelas, tiveram a ousadia de se perguntarem como conseguir tal fortuna, uma vez que a NATO não tem qualquer influência para angariar dinheiro entre os estados membros.

NATO, 75 anos de guerra contra a humanidade (I)

A NATO proclama-se em permanente cruzada pela democracia, atribuindo-se até o direito de invadir países para implantar um regime político que obedeça às suas exigências e onde as eleições dêem sempre os resultados por ela pretendidos.

José Goulão* | AbrilAbril | opinião

«A adesão à Aliança significou um maior prestígio e o reforço do estatuto de Portugal no seu conjunto. Também injectou um grau de estabilidade na frente doméstica».

(Site oficial da NATO sobre a presença do Portugal de Salazar na fundação da organização)

Passaram os anos, exactamente três quartos de século, e a NATO da actualidade mantém-se uma fiel respeitadora dos mitos fundadores, actualizados por uma dinâmica propagandística que sempre esteve na base da sua actuação mas adquiriu hoje uma amadurecida sofisticação de mensagem e meios, além de uma capacidade de controlo totalitário quase absoluto da opinião pública ocidental. O que lhe permite praticar abertamente, e sempre a coberto da proclamação das melhores intenções, a política belicista, expansionista e colonial-imperial que determinou a sua criação.

Asseguraram os fundadores da NATO, entre os quais, com papel determinante, os estrategos da integração europeia – sempre sob a tutela dos Estados Unidos da América – que a aliança nascia como organização «defensiva» para se precaver contra as ameaças de grande envergadura, existentes naquele pós-guerra, visando a civilização ocidental, os seus valores humanistas e matriz religiosa. Essa tarefa deveria assentar numa convergência de práticas políticas, princípios de liberdade, harmonia dos sistemas económicos, integração dos aparelhos militares, tudo isso para cultivar e assegurar a paz no mundo. Não é um equívoco: a NATO de então, e de sempre, que durante sete décadas e meia se dedicou a uma estratégia de terror e provocação durante a guerra fria, que actualmente se desmultiplica em guerras sem fim, que tem nos seus activos as vidas de milhões de cidadãos inocentes e a cumplicidade em numerosos crimes de guerra, faz tudo isto em nome da paz. Fiel a um dos seus princípios de sempre: a paz nasce da guerra.

Além dos objectivos «defensivos» e de segurança, em nome dos quais se permite tutelar militarmente 32 países, quase o triplo dos 12 da fundação, e de ter alargado a sua área de intervenção para todos os oceanos em vez do norte do Atlântico, a NATO proclama-se em permanente cruzada pela democracia, atribuindo-se até o direito de invadir países para implantar um regime político que obedeça às suas exigências e onde as eleições dêem sempre os resultados por ela pretendidos.

Portugal | COMEMORAR ABRIL*

José Mouta Liz

O apagamento da autoria e desempenho de Otelo Saraiva de Carvalho no 25 de Abril, omitindo e revertendo o passado, como tentativa de o eliminar da História, está a atingir proporções inauditas! 

O odioso regime estalinista, tem sido fonte de inspiração para os sucessivos governos, instituições e Media pós 25 de Novembro, na arte do expurgo e da falsificação da História, apagando a figura de Otelo das ‘’fotografias’’ em que o seu papel foi determinante. Trabalho desenvolvido por figurantes de pé de página, ignorantes e reaccionários, alguns fascistas, têm dado o seu contributo para a mistificação da História portuguesa contemporânea. 

Também Marcelo Rebelo de Sousa e o ‘’socialista’’ António Costa ao não promulgarem o luto nacional pela morte de Otelo, inscreveram-se na História negativamente, com o único registo verdadeiramente ‘’relevante’’ da sua actividade política. 

Na mesma linha de actuação se deve considerar a atribuição de condecorações a tudo que vestia farda em Abril. Foi, como se diz, à molhada, uma forma de o poder desvalorizar aqueles que de facto a justificavam. Ao generalizar-se a medida, esvaziou-se a sua valoração, para gáudio de alguns premiados vestidos de Abril. 

Até a Comissão das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril se integrou nessa estratégia da história sem autor repleta de omissões e distorções, em vez de aproveitar o seu papel para homenagear e distinguir os militares de Abril que efectivamente foram determinantes nos acontecimentos. 

Ao invés atribui a valia do feito generalizadamente a uma displicente e vaga denominação de ‘’militares de Abril’’, que a avaliar por alguns desses condecorados, descaracteriza, pela ambiguidade, a natureza do próprio golpe militar, que como se sabe, foi antifascista. 

O que para além do pouco que se diz atrás, seria pertinente, justo e necessário fazer à Comissão das Comemorações, era informar os portugueses da verdade escondida da absolvição de Otelo de todos os crimes de que falsamente foi acusado. 

É imperativo a esta Comissão das Comemorações reabilitar Otelo pelas seguintes razões: 

1. Ter sido um dos principais organizadores do golpe militar de 25 de Abril de 1974, tendo planeado e comandado as operações até à vitória final com a consequente queda do fascismo 

2. Não se ter provado que pertencesse à organização Forças Populares 25 de Abril 

3. Ter estado cinco anos detido, em prisão preventiva, sem qualquer trânsito em Julgado 

4. Ter sido anulado pelo Tribunal Constitucional, o julgamento de autoria moral de que era acusado 

5. Por a amnistia promulgada, não ter tido qualquer incidência na sua libertação, que se verificou por excesso de prisão preventiva 

6. Ter sido finalmente absolvido pelo Tribunal da Boa-Hora e pelo Tribunal da Relação, com trânsito em julgado, de todos os crimes materiais que lhe eram atribuídos. 

Em suma, a memória de Abril e de Otelo Saraiva de Carvalho, apesar de adulterada, perdurará intacta na cabeça e no coração de muitos portugueses. Ninguém a extinguirá! 

‘’Atrás dos tempos vêm tempos e outros tempos hão-de vir…’’ 

* Este texto é do meu amigo Mouta Liz. Está ilustrado com a foto de outro amigo, Otelo Saraiva de Carvalho, regando um cravo murcho como murchou a Revolução dos Cravos. No Abril de há 50 anos eu andava de repórter e cronista. Era realizador de dois programas na Voz de Angola. Chefe de Redacção da Emissora Oficial de Angola. Destes 50 anos o que ficou? A honra de ter trabalhado com muitas e muitos jornalistas angolanos, profissionais brilhantes. 

A amizade indestrutível com Otelo Saraiva de Carvalho, o comandante operacional do 25 de Abril. A honrosa amizade com o Almirante Rosa Coutinho, o único membro revolucionário da Junta de Salvação Nacional. A inesquecível amizade com o Coronel Varela Gomes, militar revolucionário antes do 25 de Abril. Comandante Marques Pinto, o militar diplomata. Comandante Correia Jesuíno, o militar filósofo. Amizade e camaradagem com Carlos Antunes e Isabel do Carmo. Participação activa na sociedade de jornalistas que fundou o semanário O Ponto, dirigido brilhantemente por Abel Pereira e Jacinto Baptista, que me ensinou isto: “Jornalista é o historiador de todos os dias”.

Nestes 50 anos cumpri missões honrosas. Hermínio Escórcio, Manuel Pedro Pacavira e Aristides Van-Dúnem mobilizaram-me para a luta na frente mediática. Vencemos quando venceu o MPLA. Subida honra, ter participado na luta sob a bandeira do MPLA. 

Nestes 50 anos fui adoptado como irmão do Comandante Ndozi. Os Comandantes Xietu, Iko e Ndalu fizeram de mim repórter em todas as frentes de combate. Reportei as tremendas agressões estrangeiras a Angola e ao Povo Angolano. Honra mais honrosa não há.

Nos 50 anos do 25 de Abril recordo os construtores de Angola que foram meus colegas (alguns mais velhos) no Liceu Salvador Correia: José de Carvalho (Hoji ya Henda), José Eduardo dos Santos, Eurico Gonçalves, Manos Carapau (Comandante Tetembwa e Gigi Saraiva de Carvalho), Nelson Gaspar, Onofre Martins dos Santos. E outros que neste momento se esconderam num qualquer recanto da memória. No 25 de Abril de 1974 estava a meses de fazer 30 anos…

A Revolução do 25 de Abril mudou as nossas vidas. Derrubou o regime colonialista e fascista de Lisboa. A censura à bruta acabou. Hoje é mais insidiosa e mais grave. Tem a forma de bombardeamento informativo numa mistura explosiva de entretenimento, ignorância atrevida e imbecilidade. O MFA, liderado por Otelo Saraiva de Carvalho foi para Angola e o Povo Angolano um movimento de libertação, como o MPLA e a FNLA.

Nestes 50 anos registo o momento mais alto da minha vida. Mais importante. Mais honroso. Trabalhei com Agostinho Neto. Cumpri todas as missões de que me incumbiu. Canta para mim, Violeta Parra: Gracias a la vida que me ha dado tanto!

Em Portugal, 50 anos depois do 25 de Abril, os fascistas estão de novo no poder. Os engravatados (AD), os feios porcos e maus (Chega) e os filhotes (Iniciativa Liberal). Um ministro do CDS já está filado na compra de submarinos! Uma agente imobiliária é ministra da Justiça para tratar com os fundos abutres a venda das prisões de Lisboa e Monsanto. Rios de dinheiro!

Na imagem: General Otelo Saraiva de Carvalho. Regar os Cravos da Revolução é a tarefa que não devemos esquecer para assegurar a democracia de facto, a liberdade, a justiça social/laboral, a dignidade do povo trabalhador, a revolução em estado permanente e o controlo das elites políticas e economico-financeiras... (Redação PG)

Portugal | Os 12 trabalhos de Montenegro

Marco Grieco, diretor de arte | Expresso (curto)

Bom dia, caro leitor/utilizador/amigo/espectador.

O mitológico herói grego Hércules – ou Héracles – é a personagem histórica de uma série de episódios arcaicos ligados entre si por uma narrativa contínua, relativa a uma penitência que teria de cumprir.

Talvez com uma empreitada um pouco menos penosa, mas nem por isso leve, o Governo de Montenegro assume os lemes de Portugal numa altura em que são precisos esforços hercúleos para voltar a por o país nos trilhos.

Há mais de 2500 anos, foi preciso estrangular o Leão da Nemeia, capturar a Corça de Cerineia ou limpar em apenas um dia os imundos currais do rei Augias, entre outras barbaridades. Em perspetiva, os desafios políticos, sociais e económicos que se avizinham até podem parecer insignificantes.

Mas se Hércules teve pouca ou nenhuma ajuda na sua empreitada, Luís Montenegro vai precisar escolher muito bem os seus parceiros para esta jornada minoritária, que promete ser épica.

XXIV Governo Constitucional de Portugal

. Grandes medidas do Governo serão apresentadas em cima das europeias

. Centeno não é opção para o Banco de Portugal

. Tribunal de Contas, PGR, Lusa e RTP na lista de nomeações

. Marcelo quer rever estatutos dos militares e afasta SMO

. Autor do antigo ‘logo’ do Governo alvo de ameaças de morte

Esquerda teme pela eutanásia e pelas barrigas de aluguer

Em nome do pai

No relatório final sobre o caso das gémeas luso-brasileiras tratadas no SNS com caríssimo medicamento inovador, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde revela que a relutância de Belém em enviar a documentação sobre o caso “condicionou a direção da instrução”. Nuno Rebelo de Sousa, filho de Marcelo, terá pressionado a equipa do Presidente e o ex-secretário de Estado, Lacerda Sales.

Da morte faz-se vida

Sete mulheres foram já submetidas a um total de 19 tratamentos de fertilidade utilizando esperma de dadores mortos. Segundo o que o Expresso apurou, só duas destas mulheres estão a ser tratadas no Serviço Nacional de Saúde, encontrando-se as restantes a fazer os seus tratamentos no sector privado.

E ainda…

Operação Maestro. MP travou buscas da PJ a secretário de Estado

. Genocídio no Ruanda, uma ferida ainda aberta, 30 anos depois

. Sporting-Benfica: os números que marcam o – eventual – dérbi do título

Portugal | O ESCUDEIRO

Henrique Monteiro | HenriCartoon

A conexão Nuland – Budanov – tajique. - por Pepe Escobar

– A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer um castigo brutal e máximo – seja ele qual for e onde for.

Pepe Escobar [*]

Comecemos pela possível cadeia de acontecimentos que podem ter conduzido ao ataque terrorista de Crocus. Isto é do mais explosivo que há. Fontes da inteligência em Moscovo confirmam discretamente que esta é uma das principais linhas de investigação do FSB.

4 de dezembro de 2023. O antigo presidente do Estado-Maior Conjunto, general Mark Milley, apenas três meses após a sua reforma, diz ao porta-voz da CIA, The Washington Post:  "Não deve haver nenhum russo que vá dormir sem se perguntar se vai ter a garganta cortada a meio da noite (...) É preciso voltar lá e criar uma campanha atrás das linhas".

4 de janeiro de 2024: Numa entrevista à ABC News, o "chefe de espionagem" Kyrylo Budanov define o roteiro:   ataques "cada vez mais profundos" na Rússia.

31 de janeiro: Victoria Nuland desloca-se a Kiev e encontra-se com Budanov. Depois, numa conferência de imprensa duvidosa, à noite, no meio de uma rua vazia, promete "surpresas desagradáveis" a Putin:   código para guerra assimétrica.

22 de fevereiro: Nuland aparece num evento do Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais (CSIS) e repete as "surpresas desagradáveis" e a guerra assimétrica. Este facto pode ser interpretado como o sinal definitivo para Budanov começar a utilizar as operações sujas.

25 de fevereiro: O New York Times publica um artigo sobre as células da CIA na Ucrânia: nada que os serviços secretos russos não saibam já.

Depois, uma pausa até 5 de março – altura em que um jogo de sombras crucial pode ter estado em vigor. Cenário privilegiado:   Nuland foi um dos principais conspiradores das operações sujas, juntamente com a CIA e o GUR ucraniano (Budanov). Facções rivais do Estado Profundo aperceberam-se disso e manobraram para a "eliminar" de uma forma ou de outra – porque os serviços secretos russos teriam inevitavelmente ligado os pontos.

Mas Nuland, de facto, ainda não está "reformada"; continua a ser apresentada como subsecretária de Estado para os Assuntos Políticos e apareceu recentemente em Roma para uma reunião relacionada com o G7, embora o seu novo emprego, em teoria, pareça ser na Universidade de Columbia (uma manobra de Hillary Clinton).

Entretanto, os meios para uma grande "surpresa desagradável" já estão a postos, às escuras, e totalmente fora do radar. A operação não pode ser cancelada.

5 de março: Little Blinken anuncia formalmente a "reforma" de Nuland.

7 de março: Pelo menos um tajique, entre os quatro membros do comando terrorista, visita o local do Crocus e tira uma fotografia.

7 e 8 de março à noite: As embaixadas dos EUA e do Reino Unido anunciam simultaneamente um possível ataque terrorista em Moscovo, dizendo aos seus cidadãos para evitarem "concertos" e reuniões nos próximos dois dias.

9 de março: o cantor patriótico russo Shaman, muito popular, actua no Crocus. Esta pode ter sido a ocasião cuidadosamente escolhida para a "surpresa desagradável" – uma vez que ocorre apenas alguns dias antes das eleições presidenciais, de 15 a 17 de março. Mas a segurança no Crocus era maciça, pelo que a operação foi adiada.

22 de março: O atentado terrorista no Crocus City Hall.

Mais lidas da semana