terça-feira, 20 de maio de 2025

Portugal | O PREPOTENTE ALMIRANTE PUM-PUM E O NAVIO "MONDEGO" INOPERACIONAL*

Ficou provado que o «Mondego» não tinha condições mínimas para navegar

A afirmação é da Associação de Praças, que sublinha a decisão do Supremo Tribunal Administrativo de declarar a nulidade das sanções aplicadas pelo Almirante Gouveia e Melo aos 13 militares do navio Mondego.

Esta decisão judicial representa, segundo comunicado da Associação de Praças (AP), um acto de «honestidade, seriedade e respeito pelos homens e mulheres que prestavam serviço na Unidade Naval e pela Instituição Marinha», considerando que «não é pela prepotência, pelo desrespeito pelas regras nem pelo quero, posso e mando, que a disciplina se impõe». Aqueles 13 homens, frisa, defenderam aquilo que tinham o direito de defender.

Em todo este processo, considera a AP, quem «defendeu acerrimamente a disciplina, o dever de preservar o meio naval e a integridade física dos homens e mulheres embarcados naquele meio naval foram aqueles 13 bravos», chamando a atenção para o facto de que «obedecer não é ser subserviente». Por outro lado, a Associação de Praças afirma que a um chefe militar se deve exigir a defesa dos seus subordinados.

AbrilAbril | Imagem: CréditosHomem de Gouveia / Agência Lusa

*Título PG

Sem comentários:

Mais lidas da semana