Os maquinistas da CP cumprem mais um dia de paralisa ção na terça-feira de Carnaval no âmbito da greve ao trabalho em horas extraordinárias, dias de descanso semanal e feriados, por o acordo de empresa considerar o dia como feriado.
«Há greve de maquinistas na terça-feira de Carnaval», porque «no acordo de empresa o dia de Carnaval (dia 21 deste mês) é considerado feriado», disse hoje à Agência Lusa a porta-voz da CP, Ana Portela.
A responsável adiantou que «os serviços mínimos já estão determinados desde antes da última greve», no dia 02 deste mês, pelo que na terça-feira de Carnaval «vão circular os comboios que foram definidos» pelo Conselho Económico e Social (CES).
O acórdão do CES, consultado hoje pela Lusa, indica que «serão realizados 15 por cento dos comboios regionais e de longo curso».
A greve ao trabalho em horas extraordinárias, dias de descanso semanal e feriados foi decretada pelo Sindicato Nacional dos Maquinistas (SMAQ) no início de janeiro e prolonga-se até final deste mês.
O SMAQ, que já tinha cumprido vários dias de greve com a duração de 24 horas no período do Natal, contesta os processos disciplinares alegadamente ilegais interpostos pela CP pelo incumprimento de serviços mínimos em paralisações anteriores.
Sem comentários:
Enviar um comentário