sábado, 1 de fevereiro de 2014

ENCONTROS MINISTERIAIS ENTRE PORTUGAL E ANGOLA EM BREVE

 


Portugal e Angola deverão ter em breve encontros ministeriais, existindo uma "boa relação" entre os dois países, disse sexta-feira, em Adis Abeba, o chefe da diplomacia angolana, citado pela agência Angop.
 
Georges Chikoti fez o anúncio no final do encontro que manteve hoje na capital etíope com o seu homólogo português, Rui Machete, à margem da 22.ª sessão ordinária da assembleia de chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA).
 
"Trabalhamos sobre alguns aspectos bilaterais e multilaterais, foi um bom encontro e estamos a prever, para os próximos tempos, outros encontros a nível técnico e posteriormente a nível de ministros. Isso dentro do quadro da boa relação entre Angola e Portugal", afirmou Georges Chikoti.
 
A Angop escreveu que o encontro se realizou a pedido da diplomacia portuguesa.
 
Em declarações anteriores por telefone, hoje, à agência Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Rui Machete, disse ter aproveitado a estada em Adis Abeba para reuniões bilaterais com vários países, entre os quais Cabo Verde e Angola, designadamente com o Presidente cabo-verdiano, Jorge Carlos Fonseca, e e o seu homólogo angolano, Georges Chikoti.
 
"Tratámos destas questões de segurança e problemas políticos gerais, em particular no que respeita à Guiné-Bissau, à situação na Guiné-Bissau, à situação na Guiné Equatorial e também à próxima cimeira da União Europeia com os países africanos", precisou.
 
O chefe da diplomacia portuguesa também reuniu com os seus homólogos do Gana, Hanna Serwaa Tetteh, e do Senegal, Mankeur N'Diaye, para além dos encontros com o ministro de Estado da Nigéria, Nuruddeen Muhammad, e com a comissária para os Assuntos políticos da UA, Aisha Abdullahi.
 
"As reuniões correram muito bem, e basicamente sobre estas questões. E também analisámos a problemática do Golfo da Guiné, uma questão onde tem havido actos de pirataria e cuja segurança põe em causa uma rota marítima da maior importância. Os problemas da segurança marítima estão na ordem do dia e a União Europeia também se vai ocupar deles", declarou Rui Machete.
 
Após registar a "grande cordialidade" das reuniões, o ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou terem sido particularmente úteis "para a definição das políticas dos respectivos países, que na maioria parte dos casos foram coincidentes".
 
No sábado, último dia da cimeira da UA, Rui Machete já tem confirmados diversos encontros, designadamente com o comissário para a Paz e segurança da União Africana, Smail Chergui, e com o secretário executivo da Comissão económica da ONU para África, Carlos Lopes.
 
"Será tudo à volta da mesma problemática [da paz e segurança], que é uma problemática rica e de um modo muito particular, para além das questões da Guiné-Bissau, os problemas da segurança no Golfo da Guiné", acrescentou.
 
Lusa / Novo Jornal (ao)
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana