quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Governo timorense apresenta livro e exposição sobre património vivo das comunidades

 


Díli, 04 fev (Lusa) - A Secretaria de Estado da Cultura timorense lançou hoje um livro sobre "Património Vivo das Comunidades de Timor-Leste", com o objetivo de recuperar, preservar e transmitir às novas gerações práticas culturais dos antepassados.
 
O livro, publicado pela National Geographic Traveler, em cooperação com o governo timorense e o Fundo ONU para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO),resulta de um trabalho conjunto para proteger o património imaterial timorense.
 
"Como esta bela publicação demonstra, Timor-Leste possui um rico e diversificado Património Cultural Imaterial. Este património é um bem precioso de comunidades, grupos e indivíduos - só eles o podem salvaguardar e passar às gerações futuras", afirmou Hubert Gizen, diretor e representante da UNESCO em Jacarta, Indonésia, na cerimónia de lançamento do livro.
 
Segundo Hubert Gizen, o objetivo da publicação é fornecer às comunidades timorenses a "oportunidade de expressar o conhecimento do seu património vivo, aumentando a consciência sobre o Património Cultural Imaterial e a sua salvaguarda a nível local, nacional e internacional".
 
O Património Cultural Imaterial inclui tradições orais, formas de arte, práticas sociais, rituais e eventos festivos.
 
Para sensibilizar os timorenses para o património cultural imaterial, a Secretaria de Estado da Cultura inaugurou também hoje uma exposição fotográfica num jardim no centro de Díli sobre o património vivo das comunidades de Timor-Leste.
 
A exposição estará patente ao público durante o mês de fevereiro.
 
MSE // APN - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana