domingo, 9 de fevereiro de 2014

Moçambique: 'Piratas' causam "quebras brutais" nos rendimentos de taxistas

 


A concorrência de taxistas ilegais em Maputo está a provocar "quebras brutais" nos rendimentos dos operadores legalizados, que enfrentam dificuldades no pagamento de créditos que contraíram na banca para a aquisição de viaturas, denunciou a associação do setor.
 
Segundo o presidente da Associação dos Taxeiros da Cidade de Maputo (ATAXIMA), Luís Mondlane, o número de taxistas ilegais tem crescido de forma exponencial ao longo dos últimos anos, funcionando "junto às praças legalizadas" e com "preços abaixo das tabelas fixadas": cerca de 50 meticais pela saída do carro da praça e igual valor para cada quilómetro de percurso.
 
"Existem preços tabelados, mas os ilegais não os cumprem e os legais são forçados a não aplicá-los também", afirmou Luís Mondlane, em entrevista à Lusa.
 
Em 2007, o banco Millennium bim (do grupo português BCP) lançou o programa "Mais Táxi para Mim", numa parceria com a ATAXIMA, que visava a concessão de créditos bancários para a aquisição de viaturas seminovas, relançando a iniciativa em 2010, desta feita para o financiamento de carros novos.
 
Num contacto com a Lusa, o gabinete de comunicação do banco de capitais portugueses avançou que, entre os dois programas, o Millennium bim aprovou 125 financiamentos, tendo, até ao momento, 25 viaturas sido recolhidas por incumprimentos nas prestações.
 
"Foram retomadas aproximadamente 20% das viaturas, entre novas e usadas. Quanto à origem [dos incumprimentos], cada caso é um caso. Para o banco se pronunciar sobre este tema teria de enunciar casos particulares de clientes, sendo esta informação do foro confidencial, coberto pelo sigilo bancário", notou o Millennium bim, numa resposta por escrito.
 
Embora o banco refira que não existe um "padrão comum" nos incumprimentos, Luís Mondlane assegurou que a concorrência dos "taxistas-pirata" fez com que os operadores legalizados não conseguissem honrar os seus compromissos financeiros.
 
O presidente da ATAXIMA adiantou que, em algumas situações, e já depois de terem ficado sem as viaturas, os taxistas continuam a acumular juros sobre as prestações vencidas, havendo casos em que as dívidas são superiores ao valor dos veículos.
 
"É legítimo pagar as prestações em atraso, mas os juros deviam parar, porque muitos taxistas já não têm forma de trabalhar, uma vez que não têm carro. Agradecemos a ajuda que o Millennium nos deu, mas eles deviam compreender que têm que parar com a aplicação dos juros, porque as pessoas não vão conseguir pagar", disse Luís Mondlane.
 
O responsável apelou ainda às autoridades do município de Maputo e da polícia de trânsito para fiscalizarem os táxis ilegais, que, segundo disse, são "facilmente" identificáveis.
 
"Basta ver os carros que não estão pintados com as cores padrão dos táxis e que circulam com letreiros a anunciar o serviço", concluiu Mondlane.
 
Lusa, em Notícias ao Minuto
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana