terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

TERMINOU O “APAGÃO” DE 15 DIAS EM CIDADES DO CENTRO DE MOÇAMBIQUE

 


A energia eléctrica foi segunda-feira restabelecida nas cidades de Chimoio e Beira, centro de Moçambique, 15 dias depois de um "apagão" ter forçado os residentes da região a mudarem os seus hábitos diários.
 
As cidades de Chimoio (Manica) e Dondo e Beira (Sofala) estavam às escuras desde 29 de janeiro, quando raios causaram a explosão de um transformador na subestação de Chibata, afetando todo o "Corredor da Beira" junto à N6, a principal estrada da região. A pouca energia comprada ao Zimbabué era fornecida aos clientes apenas durante a noite.
 
Jeremias Frank, um morador de Chimoio, disse à Lusa que "neste período tinha que acordar, engomar, fazer refeições para todo dia, carregar os telemóveis e tudo o resto que dependia de luz e voltar a dormir".
 
"Eu abria a barbearia às 4:00 (2:00 de Lisboa) e cortava cabelo até às 7:00 da manhã. Apesar do mito de que as pessoas não cortam cabelo à noite, havia clientes que não tinham outra opção", explicou à Lusa Natércio Sousa, um residente, que lembra que a mesma "táctica" foi usada pelas moagens para produzir farinha.
 
Na capital da província de Manica, Chimoio, o corte de energia provocou a falta de pão e de combustível, bem como restrições no fornecimento de água canalizada, levando a população a recorrer a poços tradicionais para o consumo.
 
Alberto Banze, porta-voz da empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM), citado hoje pelo "Noticias", assegura que as equipas técnicas da sua empresa na região centro conseguiram, com sucesso, substituir o transformador avariado na Subestação de Chibata.
 
A empresa, disse, está a proceder ao levantamento dos prejuízos registados durante a avaria, desde os decorrentes da aquisição e reposição do transformador, à suspensão no fornecimento de energia aos clientes, que admite terem "profundamente lesado" a EDM.
 
AYAC // APN - Lusa
 

Sem comentários:

Mais lidas da semana