quarta-feira, 5 de março de 2014

Portugal: Pinto Monteiro compara fecho de serviços no interior a guetos nazis



Catarina Correia Rocha – Jornal i

“A troika não anda a fechar tribunais nenhuns”, defende o ex-procurador-geral da República

Pinto Monteiro comparou o fecho de serviços no interior do país aos “guetos” criados pelo regime nazi. Na Guarda, durante o cortejo do Entrudo e Julgamento do Galo, o ex-procurador-geral da República afirmou que “a troika não anda a fechar tribunais nenhuns” e que é o governo quem toma a decisão: “Fecha tudo, as finanças, fecha o banco… era melhor proibirem populações que tenham menos de X… fecharem-nos à força como fazia antigamente o regime nazi”.

Em declarações à rádio Altitude, Pinto Monteiro referiu que a troika está a servir de desculpa para levar a cabo o encerramento de tribunais. “Não me venham com a troika, a justiça fecha os tribunais porque quer fechar os tribunais, é como a história do papão, vem aí o papão, agora é a troika”, disse o ex-procurador-geral da República.

“Quem vive aqui sabe que as terras do interior estão a morrer”, acrescentou, aconselhando os ministros a fazer “uma incursão pela Beira interior para perceberem isso”. “Não há nenhuma poupança que justifique a deslocação de populações, o encerramento de tribunais onde só já há os tribunais”, defendeu.

Sem comentários:

Mais lidas da semana