terça-feira, 15 de abril de 2014

Mário Soares: "Cavaco nunca usou cravo porque antes do 25 de Abril era salazarista"




O antigo Presidente da República Mário Soares deposita a tónica do artigo de opinião que assina esta terça-feira no Diário de Notícias, na defesa dos militares de Abril, a pretexto da passagem sobre os 40 anos da Revolução dos Cravos. E ainda a este propósito, Soares ‘ataca’ o atual chefe de Estado, Aníbal Cavaco Silva, acusando-o de ter sido “salazarista” antes da queda do regime ditatorial.

“O Presidente Cavaco Silva nunca usou o cravo. E agora se percebe porquê. Porque antes do 25 de Abril foi salazarista. Embora tanto deva ao regime que resultou da Revolução dos Cravos. Mas só agora se compreende e a dois anos do fim do seu mandato e protetor de um Governo, que em boa parte pensa como ele, a verdade vem ao de cima. Como sempre”.

A acusação é feita hoje pelo antigo chefe de Estado, Mário Soares, que, na coluna de opinião semanal que escreve no Diário de Notícias, não poupa críticas à forma como os militares de Abril têm vindo a ser tratados pelo país que “tudo lhes deve”.

“É aos militares de Abril – e a mais ninguém – que devemos tudo: a liberdade, a eliminação da censura, da PIDE, de tão má memória, a abertura aos partidos e tudo o que veio depois do primeiro de Maio de 1974”, enaltece o histórico socialista, lamentando o facto de não serem respeitados.

E, concretiza Mário Soares, “os militares de Abril não quiseram o poder, o que mostra o seu idealismo desinteressado. Por isso, quanto mais não seja, devem ser respeitados no dia do seu aniversário. Mas não têm sido. Há dois anos que não estão presentes no Parlamento, porque são maltratados. E eu, permitam-me que o diga, também não tenho ido porque sou solidário com eles”.

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana