sábado, 24 de maio de 2014

ANGOLA COM ZUMA



Garrido Fragoso, Pretória – Jornal de Angola

O Vice-Presidente da República, Manuel Vicente, está desde ontem à tarde em Pretória, onde em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, assiste hoje, no Union Building, à cerimónia de investidura do Presidente Jacob Zuma para um segundo mandato de cinco anos como Chefe de Estado.

Para a cerimónia de hoje, a decorrer na sede da presidência sul-africana (Union Building), foram convidados todos os líderes africanos, com excepção do Egipto devido à sua situação interna, e Marrocos, que não é membro da União Africana. Os Presidentes do Brasil, Rússia, Índia e China, que a par da África do Sul fazem parte do BRICS (Bloco de Países com Economias Emergentes), vão enviar representantes.

Com transmissão em directo nas rádios e televisões, a cerimónia conta com a participação de 24.500 pessoas, sendo 4.500 convidados especiais que vão assistir no Anfiteatro “Nelson Mandela”, e os restantes nos jardins adjacentes à sede da presidência sul-africana. A maioria dos convidados estrangeiros, incluindo os Chefes de Estado, começou ontem a desembarcar na África do Sul. 

Nas eleições gerais, o Congresso Nacional Africano obteve 62,5 por cento dos votos, enquanto o maior partido da oposição, a Aliança Democrática, obteve 22 por cento, e a recém-formada agremiação de esquerda, Economic Freedom Fighters (Lutadores pela Liberdade Económica), do candidato populista Julius Mulema, conseguiu 6,1 por cento dos votos. É a quinta vez que a África do Sul realiza eleições democráticas, depois da abolição do regime de segregação racial, e a primeira vez em que cidadãos nascidos no pós-apartheid votaram.

Relações estratégicas

O director para África do Ministério das Relações Exteriores, Joaquim do Espírito Santo, considerou ontem em Pretória que os Governos de Angola e da África do Sul trabalham para elevar as suas relações a um patamar estratégico. Joaquim do Espírito Santo disse à imprensa que as relações de amizade e cooperação entre os dois Estados ganharam um novo impulso desde que Jacob Zuma assumiu a presidência da África do Sul. 

“A África do Sul é um país com uma economia pujante em África e as relações com Angola podem contribuir, cada vez mais, para a melhoria das condições de vida das populações dos dois países”, referiu Joaquim do Espírito Santo, que valoriza as eleições realizadas na África do Sul, acrescentando que as mesmas significam a consolidação da democracia naquele país.

O fortalecimento das instituições democráticas na África do Sul representa um ganho nas relações bilaterais, rumo à consolidação da cooperação estratégica. As eleições na África do Sul constituem um exemplo para África e um elemento importante para a integração do continente, disse Joaquim do Espírito Santo.   

Foto: Mota Ambrósio, Pretória

Sem comentários:

Mais lidas da semana