quarta-feira, 18 de junho de 2014

FELIPE VI, O IMPOSTO. CONHO!



Bocas do Inferno

Mário Motta, Lisboa

Depois de tantos escândalos que envolvem corrupção, atitudes de escândalo e atropelos à transparência que deve existir sempre - ainda mais num estado de direito - Juan Carlos abdica a favor de seu filho. Como um smoking que lhe deixa de servir ou que não convém vestir o rei entrega ao filho o povo e o país. É isso a monarquia e ainda mais em Espanha. Juan Carlos, o herdeiro do ditador Franco, considerou por bem sair do trono e dar posse a seu filho como rei. E depois dizem que isto é democracia. Será, mas do faz de conta. Lembra aquele faz de conta da miudagem quando brincava aos médicos (de faz de conta) com o fito de ver o pipi da menina para "a tratar" e se possível ainda mais…

Espanha vai mudar de rei como quem muda de camisa. Realizar um referendo para constatar da vontade dos plebeus nem pensar. Ai que medo. Minha santa monarquia. Mas os republicanos querem um referendo e vislumbram que quando acontecer, se acontecer, a monarquia vai sair de rastos pela direita baixa do palco das aberrações e dos contos de fadas, de ogres e bobos da corte.

Felipe VI. O novo reizinho. O medroso. E talvez merdoso. “Proibidas manifestações em Madrid durante proclamação de Felipe VI”. Consta nos jornais. A mostra da imposição da monarquia “democrática” espanhola aí está.

Da proclamação vêm os ecos: “Seis partidos espanhóis com representação parlamentar estarão ausentes da proclamação de Felipe VI como rei de Espanha na quinta-feira, numa cerimónia que decorrerá numa sessão conjunta das Cortes Gerais espanholas.” Mas que “democracia” tão exemplar. Rei imposto, com medo da consulta popular. 

Dizem mais de Espanha: "Os povos não se herdam nem são um móvel que passa de pai para filho", disse na altura do debate no Congresso um deputado da esquerda republicana. Numa verdadeira democracia assim seria.

Espanha, ditatorialmente, vai ter um novo paspalho no trono, um rei. Filipe VI, o Imposto. Conho!

Sem comentários:

Mais lidas da semana