quinta-feira, 26 de junho de 2014

Portugal: Sá Carneiro contra Passos/Portas



Pedro d´Anunciação - Sol, opinião

O Público fez esta semana uma citação de Sá Carneiro, totalmente contrária à politica de Passos Portas, que me parece muito oportuna: "Sectores como a Saúde, Educação e outros, fazem parte das atribuições e são responsabilidade do sector público".

Ainda me lembro, na altura do primeiro Governo da AD, quando a evasão fiscal era muito maior do que hoje, haver quem procurasse convencer as pessoas a pagarem impostos, para terem hospitais, estradas, escolas, etc. Essa era a filosofia económica de quando eu estudei as cadeiras de Economia, em  Direito, ainda antes do 25 de Abril. Havia até quem desse o exemplo, em tom jocoso e claramente critico, de um ex-presidente da Câmara de Lisboa, que se orgulhava de fechar sempre com lucros as contas de cidade – esquecendo que a Câmara estava para servir os cidadãos, e não conseguir lucros à sua custa.

Pessoalmente, como vejo suceder nos países nórdicos, pagaria impostos com muito maior gosto, se não os visse irem apenas para o serviço de uma Dívida Pública que este Governo não cessou de aumentar, e para as mordomias dos políticos e seus espalhafatosos e pouco europeus gabinetes. Preferia que fossem para a saúde pública, para as escolas públicas, para os transportes públicos – exigindo às empresas que os gerissem publicamente uma gestão honrada e parcimoniosa, sem mordomias desnecessárias para políticos e gestores, e admitindo que a necessidade de serem serviços importantes que não devem dar lucros, pudessem ser garantidos pelo Estado sem se preocupar com a concorrência privada nesses sectores – nem a prejudicando, nem a favorecendo.

Sem comentários:

Mais lidas da semana