sábado, 30 de agosto de 2014

Portugal - Bastonário: "Formamos enfermeiros para apetrechar serviços estrangeiros"




O Bastonário da Ordem dos Enfermeiros ficou “impressionado” com a falta de profissionais no Hospital de Santa Maria, mas a seu ver, este não é um problema exclusivo desta unidade. Ao i, Germano Couto defende que é preciso fazer com que os enfermeiros fiquem em Portugal, sob a pena serem formados “enfermeiros para apetrechar serviços de saúde de outros países”.

“Há limites para tudo e os enfermeiros consideram que chega de brincar com a sua profissão e com os doentes”. É com estas palavras que o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros revela, em declarações ao i, que ficou “impressionado” com a falta de profissionais da área.

A sobrecarga de horário de trabalho é um risco, defende, e é algo que não se passa apenas no Hospital de Santa Maria. Para Germano Couto, em Viseu e em São José e em São Francisco de Xavier verificam-se também “cargas horárias excessivas”.

“Os enfermeiros são obrigados a seguir turno e a fazer 16 a 18 horas por dia porque não têm quem os substitua”, critica.

Germano Couto destaca, ainda, que alguns profissionais chegam a fazer “70 e 80” horas por semana, o que, aliado ao cansaço, aumenta a probabilidade de erro.

“Isto é um perigo: têm mais doentes atribuídos por turno do que é suposto, o que aumenta o risco de erro, também por exaustão”, diz, frisando que “há um estudo que demonstra que, por cada doente atribuído a mais a um enfermeiro, o risco de mortalidade aumenta 7%”.
Para o Bastonário um dos principais problemas está em não se segurar os enfermeiros que se licenciam. “Formam-se 3.500 enfermeiros por ano e 90% emigram. Estamos a formar enfermeiros para apetrechar os serviços de saúde de outros países”.

Ao i, Germano Couto diz ainda que muitos enfermeiros emigram por uma questão de “reconhecimento”. “Temos enfermeiros especialistas que vão para o estrangeiro receber 5 a 10 mil euros por mês. Se fossem reconhecidos em Portugal e não tivessem de deixar a família, nem precisariam de valores desta ordem”, conclui.

Notícias ao Minuto

Leia mais em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana