terça-feira, 5 de agosto de 2014

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE CRIA PRIMEIRA UNIVERSIDADE PÚBLICA




São Tomé, 24 Jul (STP-Press) - O Governo decidiu instituir a partir de hoje, a Universidade Pública de São Tomé e Príncipe(UPSTP), apurou a STP-Press.

Num decreto, as autoridades decidiram extinguir o Instituto Superior Politécnico (ISP) e criaram em substituição a primeira Universidade do arquipélago.

Assim, o Ministro da Educação, Cultura e Formação, Jorge Lopes Bom Jesus, conferiu na manhã de hoje, no anfiteatro do ex-ISP, posse ao professor universitário Peregrino Costa, como Magnifico Reitor da primeira Universidade Publica do país.

Além de quadros seniores do ministério da Educação, Cultura e Formação, marcaram, também, presença no acto de empossamento do matemático e ex-ministro da Educação, Peregrino Costa, representantes das Igrejas e Reitores de Universidades privadas e membros do Instituto Superior de Bragança, em Portugal.

A UPSTP conta a partida com quatro pólos de ensino, nomeadamente Instituto de Ciências de Saúde ‘’Victor Sá Machado’’, no bairro militar, EFOPE, para ciência de educação (localizada na Rua da Caixa), CATPE, para ciências agro-alimentar na vila de Batepá e a própria estrutura do ex-ISP.

A UPSTP propõe arrancar o ano lectivo ainda este ano com de mais de duas dezenas de faculdades, em resposta a uma procura de mais de dois mil estudantes na esfera de ensino superior.

(CS) STP-Press

Sem comentários:

Mais lidas da semana