quinta-feira, 18 de setembro de 2014

PM José Maria Neves: EXECUTIVO DE CABO VERDE COM QUATRO NOVOS MEMBROS




O primeiro-ministro de Cabo Verde anunciou hoje uma "ligeira" remodelação governamental, com destaque para o Ministério das Relações Exteriores, cujo titular, Jorge Borges, é substituído pelo até agora responsável pela Defesa, Jorge Tolentino.

A remodelação, comunicada por José Maria Neves numa conferência de imprensa, iniciada com cerca de uma hora de atraso, inclui a saída de quatro governantes e a entrada de outros tantos, além de alterações na estrutura executiva.

Além de Jorge Borges, apontado como o próximo embaixador de Cabo Verde em Bruxelas, saem Humberto Brito, da pasta do Turismo, Indústria e Energia, dado como o próximo governador do Banco de Cabo Verde, e Adalberto Vieira, secretário de Estado dos Recursos Marinhos.

A quarta baixa já acontecera em março, na sequência da ida de José Luís Rocha para Washington, como embaixador de Cabo Verde nos Estados Unidos.

Na nova estrutura do Executivo, Rui Semedo é o novo titular da pasta da Defesa, a que juntará a tutela dos Assuntos Parlamentares.

Leonesa Fortes, até agora presidente do Instituto Nacional da Previdência Social, assume a nova pasta do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, que juntará também Comércio, Indústria e Energia, ministério que, nas palavras de José Maria Neves, é "tradicionalmente conhecido" por estar ligado à economia.

Démis Lobo, que será ministro da Presidência do Conselho de Ministros e da Comunicação Social, e Maria de Jesus Mascarenhas, até agora embaixadora de Cabo Verde em Bruxelas e que assume o cargo de secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros, são as outras duas caras novas do Governo.

A equipa do Ministério das Finanças, tutelada por Cristina Duarte, é reforçada com uma secretária de Estado Adjunta, Jaquelina Carvalho, função que, segundo o primeiro-ministro, visa reforçar o setor numa altura de reformas económicas profundas e do processo de privatizações em curso.

"Trata-se de um reforço vital para Cabo Verde, com o objetivo de atrair investimento direto estrangeiro, dinamizar o setor privado, remover os constrangimentos ao investimento", afirmou José Maria Neves.

"São estas as alterações, que não consubstanciam uma verdadeira remodelação governamental, mas são ajustes importantes para que o Governo possa, nos próximos meses, cumprir com a sua missão, que é realizar plenamente o Programa de Governo", realçou.

O primeiro-ministro cabo-verdiano já deu conhecimento das alterações no governo ao Presidente de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, que deverá anunciar a data da tomada de posse dos novos governantes em breve.

O executivo de José Maria Neves, primeiro-ministro desde 2001, foi formado em 2011 e desde então teve apenas três alterações.

Lusa, em Notícias ao Minuto

Sem comentários:

Mais lidas da semana