domingo, 7 de setembro de 2014

VOANDO PARA A PRIVATIZAÇÃO



Tiago Mota Saraiva – jornal i, opinião

Há uns meses, viajando pela TAP, aprendi que o termo overbooking aplicado aos aviões não resultava de um azar, de um erro de programa ou de um qualquer funcionário que, inadvertidamente, vendia mais lugares do que a capacidade do avião. Aprendi na pele que o overbooking é legal, ou seja, as empresas aéreas podem vender mais 10% dos lugares que têm. Ao cliente resta-lhe esperar uma indemnização, um valor fixo por horas de voo, e ficar a aguardar que lhe encontrem outra solução para efectuar a viagem. A definição das prioridades e da escolha sobre os 10% de azarados legais é uma decisão do "sistema", cujos critérios não são do conhecimento de quem informa os promitentes passageiros, mas no meu caso pude constatar que todos os azarados tinham a particularidade de ter comprado o bilhete há muito tempo, consequentemente, por valores mais baixos. Desde o sucedido, passei a evitar os voos da TAP.

Há, de facto, actividades económicas com muita sorte. As companhias aéreas, se as respectivas administrações assim o entenderem, podem vender o que não têm. Desconheço se esta prática é aplicada por todas as companhias. O que posso declarar é que, tendo viajado em muitos outros aviões lotados, tantas vezes em low-cost, não me recordo de alguém ter ficado em terra.

Entretanto sucedem-se as notícias sobre falhas nos voos e nos aviões da TAP, após um Verão de cancelamentos. Ano após ano repete-se a notícia de que o passivo diminui, glorificando a actual administração, sem se olhar para os seus activos (entre 2010 e 2011, por exemplo, o passivo diminuiu 27 milhões, e os activos 105 milhões). Os seus administradores, mesmo desvalorizando a instituição, auferem salários milionários e até merecerão ser premiados com um lugar na futura empresa privatizada.

Aquela que, outrora, foi das mais fiáveis companhias aéreas do mundo está hoje bem preparada para ser privatizada ao desbarato. A farsa repete-se sempre da mesma forma.

Escreve ao sábado

Sem comentários:

Mais lidas da semana